Existe época mais favorável para alugar um imóvel? De acordo com a análise do volume de visitas e negócios realizados por meio da plataforma do QuintoAndar, sim: os meses de janeiro e fevereiro são mais propícios para fechar um contrato de aluguel, comportando-se como uma “alta temporada” do setor.
O padrão vem se repetindo desde 2018, ou seja, já ocorre há cinco anos. Além disso, ele se manifesta de duas maneiras: o aumento no número de visitas e, consequentemente, a maior velocidade para que inquilino e proprietário entrem em acordo.
De acordo com o levantamento, em janeiro e fevereiro são agendadas, em média, mais de 370 mil visitas mensais, cerca de uma a cada 7 segundos, o que, naturalmente, acaba trazendo mais liquidez para o mercado.
Navegue pelo conteúdo:
- Visitas aumentam em janeiro e fevereiro
- Velocidade do fechamento dos contratos de aluguel
- Anúncios também diminuem
- Por que a busca por imóveis aumenta no início do ano?
- QuintoAndar, o lugar ideal para aproveitar a alta temporada de janeiro e fevereiro
Visitas aumentam em janeiro e fevereiro
Nos primeiros anos da pesquisa, 2018 e 2019, o aumento do número de visitas em janeiro e fevereiro em relação a novembro e dezembro do ano anterior foi, em média, de 59% e 69%, respectivamente.
Já em 2021, o salto foi de 15%, alta relevante, mas proporcionalmente menor em função do aumento da base de imóveis cadastrados no QuintoAndar.
Além disso, a tendência segue no ano atual. Na primeira semana de janeiro, por exemplo, o número de buscas foi 12% maior do que no mesmo período do ano anterior.
Velocidade do fechamento dos contratos de aluguel
Segundo o QuintoAndar, o tempo médio para alugar um imóvel em janeiro e fevereiro é de 35% a 50% mais rápido do que na média anual.
Além de tornar o processo mais ágil e menos desgastante, essa liquidez acaba favorecendo a própria rentabilidade do imóvel, já que evita o surgimento de maiores custos decorrentes da vacância.
Anúncios também diminuem
Segundo reportagem publicada no jornal da Band, além do volume de buscas e da maior liquidez, o número de anúncios de imóveis no início do ano costuma ficar mais baixo e volta ao normal apenas em maio.
Dessa maneira, abre-se uma oportunidade para o investidor fechar seu contrato em um período de menor concorrência com outros proprietários, possibilitando a valorização de seu investimento.
Você também pode se interessar: Valorização de imóvel: o que define e como calcular
Por que a busca por imóveis aumenta no início do ano?
Não há nenhuma razão que justifique plenamente o aumento do número de visitas e negócios fechados em janeiro e fevereiro, mas alguns fatores ajudam a explicar esse fenômeno no mercado de aluguéis, como:
- Ano Novo: a virada de ano costuma estimular a definição de algumas resoluções e o desejo de mudança. O lar, naturalmente, é um dos fatores mais relevantes da nossa vida – e respirar novos ares torna-se uma meta a ser realizada;
- Reorganização financeira: na mesma linha, o mês de janeiro costuma ser um período para “arrumar a casa” no aspecto financeiro, seja pelas promessas de guardar mais dinheiro e investir no ano novo, seja pelo aparecimento de tradicionais e pesadas contas, como IPTU, IPVA e despesas escolares. Como o custo de habitação é um dos principais no orçamento da família brasileira, ele passa a ser um importante alvo;
- Ganhos adicionais: o fim do ano é um período de recebimento de receitas adicionais, como 13º salário e participação nos lucros da empresa, o que também pode estimular a busca por um novo imóvel;
- Início do ano letivo: a volta às aulas, especialmente em universidades, que concentram muitos alunos de fora da cidade dos campi e a maioria deles mora de aluguel, é um gatilho importante para o aumento da demanda. Além dos calouros, que precisam de uma casa nova, as férias podem ser um bom estímulo para trocar de residência.
Leia também:
– Conheça os melhores bairros de São Paulo pra universitários
– Saiba quais são os melhores bairros de Brasília para universitários
– Conheça os melhores bairros de Florianópolis para universitários
– Conheça os melhores bairros de Curitiba para universitários
– Saiba quais são os melhores bairros de Porto Alegre pra universitários
QuintoAndar, o lugar ideal para aproveitar a alta temporada de janeiro e fevereiro
De nada adianta, contudo, tentar alugar na alta temporada se o proprietário ainda anuncia seus imóveis em imobiliárias e plataformas com poucos usuários ou clientes e baixíssima liquidez.
No QuintoAndar, são milhões de acessos e mais de 12 mil contratos fechados todo mês, o que é potencializado nos primeiros meses do ano.
Essa exposição, aliada a uma experiência simples e intuitiva e um processo transparente e sem burocracias, permite que o proprietário parceiro alugue seu imóvel o mais rápido possível e pelo preço que traga a melhor rentabilidade para seu investimento.