Uma coisa é fato: decidir entre alugar ou financiar um imóvel é uma das decisões mais importantes na vida de muitas pessoas. E embora ambas as opções tenham vantagens e desvantagens bem específicas, escolher entre uma delas é uma decisão muito particular. 

Afinal, é necessário considerar sua situação financeira, realidade profissional, objetivos da família a longo prazo e até mesmo as condições do mercado imobiliário. Juntos, todos esses aspectos contribuem na hora de definir se vale mais a pena viver de aluguel, comprar um imóvel à vista ou dar entrada em um financiamento, por exemplo. 

Quer saber como tomar a decisão certa? Então, continue a leitura deste artigo e confira os detalhes que envolvem cada uma das possibilidades.

Navegue pelo conteúdo:

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Leia também: Casa ou apartamento: quais os prós e contras de cada tipo de imóvel?

Alugar ou financiar um imóvel?

Imagem de uma mulher segurando uma casa em tamanho miniatura em uma mão e uma chave com a outra para ilustrar matéria sobre o que compensa mais: alugar ou financiar um imóvel?
A melhor decisão vai depender do seu estilo de vida e planos a médio e longo prazo

Se você está em dúvida se é melhor alugar ou financiar um imóvel, o primeiro passo é entender o que significa cada uma dessas opções. 

Em primeiro lugar, morar de aluguel significa que você poderá escolher onde morar sempre que sentir necessidade. Assim, caso não goste do imóvel atual ou até mesmo da região onde a propriedade está localizada, você poderá se mudar com mais facilidade. 

Entretanto, para que isso seja viável, você deve pagar um valor todos os meses para usar o espaço. Além de não estar formando um patrimônio próprio com isso, seu contrato pode ser suscetível a reajustes e correções. 

Por outro lado, financiar um imóvel é uma estratégia válida para quem sonha em conquistar a casa própria. Neste caso, por mais que exista a possibilidade de comprar à vista, o financiamento imobiliário ainda é o modelo mais comum para adquirir uma propriedade. 

Quais são as vantagens de alugar um imóvel?

Na hora de analisar o que compensa mais, considere essas vantagens:

1. Flexibilidade e mobilidade

Uma das maiores vantagens de morar de aluguel é ter mais facilidade para mudar de bairro ou até mesmo de cidade. Pessoas que trabalham seguindo um modelo híbrido ou em home office, por exemplo, podem enxergar essa possibilidade como um benefício atraente. 

Isso também vale para quem está em início de carreira e conta com uma realocação para outra cidade no futuro, ou até mesmo para quem pensa em aumentar a família em pouco tempo. Dessa forma, a locação traz o conforto do próprio lar sem a permanência de uma propriedade. 

Todavia, é importante se atentar às condições de quebra de contrato de aluguel para o caso de ser preciso cancelá-lo para se mudar. 

2. Comprometimento a curto prazo

O prazo de comprometimento financeiro é aquele disposto no modelo de contrato de aluguel assinado. Assim, é ideal para quem não conta com uma renda estável e quer evitar um envolvimento com o imóvel a longo prazo.

Outros fatores pessoais também podem influenciar na questão do aluguel, mas caberá somente a você avaliar os custos de oportunidade.

3. Baixo investimento inicial

A locação requer um investimento inicial menor em comparação com a compra de uma casa ou apartamento, já que não há a necessidade de dar uma entrada ou até mesmo se preocupar com os custos de cartório, ITBI e outras taxas, por exemplo. 

4. Pouca preocupação com manutenções

De modo geral, o proprietário é o responsável pela manutenção de boa parte da estrutura do apartamento. Quando isso vai para a ponta do lápis, pode representar menos despesas inesperadas para o inquilino.

5. Oportunidade de investir seu dinheiro

Morar de aluguel pode ser uma possibilidade de investimento, mesmo que você não tenha um retorno imediato desse pagamento. Isso acontece, especialmente, em uma condição de juros mais altos.

Ao fazer uma simulação de crédito imobiliário, você pode chegar à conclusão de que vale mais a pena pagar aluguel. Assim, você separa mensalmente a diferença, em relação ao que seria uma parcela de financiamento, e coloca em algum investimento, fazendo o dinheiro render.

De forma prática, você pode investir uma parcela do seu dinheiro da seguinte forma:

  • Pague o aluguel em uma moradia mais simples, enquanto poupa parte da renda em uma economia mensal para a aquisição de um imóvel à vista no futuro;
  • Invista paralelamente nos 20% de entrada enquanto financia o restante para pagar as mensalidades aos poucos, desde que não interfira seus custos básicos prioritários.

Leia também: Aprenda o que é crédito imobiliário e saiba como ele funciona

Quais são as desvantagens de alugar um imóvel?

Imagem de um homem e uma mulher recebendo a chave de um imóvel para ilustrar matéria sobre o que é melhor: alugar ou financiar um imóvel?
Poucas possibilidades de mudar a aparência do espaço e limitações contratuais são algumas das desvantagens

Algumas das desvantagens de morar de aluguel são:

1. Limitações para mudar a aparência do imóvel

Você terá muito menos oportunidades de deixar a sua casa com a sua personalidade. Isso acontece porque existem limitações nas mudanças que podem ser feitas. Por isso, o lugar nem sempre estará adequado às suas necessidades.

2. Possibilidade de ter o contrato encerrado antes do previsto

Apesar de existir a Lei do Inquilinato, que rege o contrato de locação, o aluguel de imóveis poderá ser encerrado antes do prazo previsto. Assim, você terá apenas 30 dias para se mudar, o que pode ser um grande problema.

3. Reajustes que podem ficar acima do esperado

Sempre que você firma um contrato de locação, um índice de reajuste rege as correções anuais. Antes da pandemia, o comum era usar o IGP-M, mas ele aumentou muito no período de crise sanitária. Agora, costuma-se usar o IPCA.

De toda forma, os reajustes podem superar aquilo que você espera. Com isso, seu planejamento financeiro pode cair por terra e ficar muito caro arcar com esse custo mensal.

4. O patrimônio não é seu

Embora você tenha a posse do imóvel alugado enquanto durar a vigência do contrato, você não está construindo patrimônio. Isso acontece porque os pagamentos do aluguel servem para permitir que você use o espaço, mas não resultam na propriedade da casa ou apartamento. Ou seja, o local continua sendo do proprietário que locou. 

Quais são as vantagens de financiar um imóvel?

Se você tem o sonho de um dia conquistar a casa própria, veja abaixo quais são as vantagens de financiar um imóvel. 

1. Construção de patrimônio

Ao financiar um imóvel, você estará investindo no que é seu. Afinal, com uma propriedade em seu nome, terá toda a liberdade para fazer as reformas e mudanças conforme desejar.

2. Tranquilidade e estabilidade

Se sua perspectiva é morar no imóvel por um bom tempo com a tranquilidade de viver em um lugar de forma estável, financiar um imóvel é uma boa opção. Isso porque você poderá ficar nele pelo tempo que desejar.

Entre alugar ou comprar, a segunda opção oferece mais garantia de estabilidade frente a outras aplicações que apresentam mais volatilidade.

3. Facilidade no planejamento financeiro

Se você tem estabilidade financeira e a parcela do financiamento não ultrapassa 30% da sua renda, certamente estará fazendo um bom negócio.

4. Possibilidade de gerar uma renda passiva

Durante e após a quitação do valor integral do imóvel, você poderá contar com a rentabilidade do aluguel, caso deseje alugar o seu imóvel. Ou seja, poderá ter uma renda passiva.

5. Liberdade de personalização

Quando o imóvel é seu, os proprietários têm total liberdade para reformar e personalizar o espaço de acordo com suas preferências, sem que haja a necessidade de se preocupar com as regras normalmente estabelecidas em um contrato de locação.

Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel
Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel Usar o simulador

Quais são as desvantagens de financiar um imóvel?

Imagem da mão de uma mulher em frente a alguns prédios residenciais segurando a chave de um imóvel para ilustrar matéria sobre financiar ou alugar
Se optar por financiar, avalie se o compromisso a longo prazo não impacta na sua realidade financeira

Se você tem o sonho de um dia conquistar a casa própria, veja abaixo quais são as vantagens de financiar um imóvel. 

1. Maior investimento inicial

Ao contrário do aluguel, a compra de um imóvel requer valores maiores para que a negociação seja finalizada com sucesso. Além da entrada, o comprador também precisará analisar os custos iniciais, como taxas cartorárias, ITBI e despesas com outras documentações, por exemplo. 

Saiba mais: Despesas cartorárias na compra de um imóvel: confira os custos para registrar uma casa ou apartamento

2. Custos com manutenção

Os proprietários são os responsáveis por todos os custos com manutenção e reparos da propriedade. Em caso de imóveis novos, isso só será um problema depois de alguns anos. Todavia, se você estiver pensando em adquirir um imóvel usado, leve isso em consideração.

3. Compromisso a longo prazo

Além disso, o financiamento imobiliário é um compromisso de longo prazo. Geralmente, as instituições financeiras podem parcelar a dívida em até 35 anos. Veja se esse é o tipo de responsabilidade que você deseja ter.  

4. Taxa de juros

Todo financiamento imobiliário implica taxas de juros nos pagamentos. Ainda que as prestações sejam fixas, existe esse valor que pode variar ao longo do tempo. Especialmente, se o contrato for reajustado conforme o IPCA e/ou a Taxa Referencial (TR).

5. Chance de perder o imóvel em caso de inadimplência

Se você deixar de pagar as prestações, ficará com o seu nome sujo e pode até perder o bem, se não negociar com o credor. Portanto, é preciso ter um bom planejamento financeiro para evitar problemas.

E agora, o que é melhor: alugar ou financiar?

Analisou todas as condições que listamos acima? Então, o próximo passo para saber o que compensa mais é considerar o seu perfil e o momento em que vive. 

A analista de Crédito, Cobrança e Repasse, Daniela Araujo, destaca que a compra de uma propriedade limita a possibilidade de mudar de endereço e descapitaliza o comprador. Portanto, entre alugar ou financiar, é importante tomar uma decisão racional e prática. 

Foto da analista de crédito Daniela Araujo.

Daniela Araujo

Analista de Crédito, Cobrança e Repasse

“Morar de aluguel possibilita mais flexibilidade em caso de necessidade de mudança de endereço ou de oportunidade de investimento de capital. Enquanto morar em um imóvel próprio proporciona mais sensação de estabilidade e segurança”.

Pagar pelo aluguel de um imóvel não deve ser encarado uma perda financeira. Por exemplo, no caso de um jovem em início de carreira, pode ser uma opção interessante procurar uma kitnet para alugar e poupar naquele momento para, no futuro, adquirir uma propriedade.

Caso já tenha uma boa reserva financeira, pode ser interessante considerar o financiamento. Porém, ela precisa ser boa o suficiente para cobrir o valor necessário para dar entrada em um imóvel e servir como apoio em situações nas quais, por algum motivo, você tenha problemas para pagar uma ou outra parcela.

E não se esqueça: a possibilidade da parcela do financiamento ser quase igual ao valor mensal do aluguel não torna o financiamento mais vantajoso. É imprescindível que você observe realmente o seu momento de vida e os objetivos que deseja atingir.

Leia também: Como se organizar financeiramente para comprar um imóvel para investir ou morar

Quando vale a pena pagar aluguel?

Imagem de uma família composta por um homem, uma mulher e uma criança desempacotando objetos que estão dentro de caixas de papelão dentro de uma casa para ilustrar matéria sobre financiamento ou aluguel
Coloque as despesas no papel para saber qual opção compensa mais

Vale a pena pagar aluguel quando o valor desembolsado todos os meses é de até 0,5% do preço total do imóvel que você compraria.

Assim, se você pagaria R$ 500 mil em uma casa, a locação compensa se o custo mensal for de até R$ 2.500. Além disso, é importante que você tenha a quantia necessária para esses pagamentos recorrentes.

De forma geral, viver em um imóvel alugado permite mais flexibilidade para para todo tipo de mudança. Por exemplo, se você conseguir emprego em outra cidade, a família ganhar novos integrantes e precisar de um quarto extra ou mais uma vaga de carro, é simples, você pode se mudar com pouquíssimas burocracias.

Como calcular se devo alugar ou financiar?

Para calcular a melhor opção entre alugar ou financiar imóvel, você pode usar a calculadora do QuintoAndar. Acesse abaixo:

O que vale mais a pena: comprar ou alugar um imóvel? Descubra na calculadora abaixo
account_circle
mail_outline

Finanças

Se não houver um segundo morador, deixe seu respectivo campo zerado.
Salário bruto mensal dos moradores
Total R$ 0,00
Saldo do FGTS dos moradores
Total R$ 0,00
Saldo da poupança dos moradores
Total R$ 0,00

Dados da Compra

Valor da entrada

Total R$ 0,00

Todos os campos são necessários para efetuar o cálculo, por favor preencha os campos restantes.

Resultado

Para você, vale mais a pena

Neste imóvel que vocês escolheram, a prestação do financiamento seria de por mês. O aluguel seria de por mês.

Alugar ou financiar? Compare no QuintoAndar

Agora que você sabe quais são os prós e contras envolvidos nessa decisão, o próximo passo é pensar sobre sua realidade atual e os planos de médio e longo prazo. Ou seja, avalie o que você pretende conquistar e qual tipo de moradia mais se encaixa com suas metas de vida. 

Depois, faça um planejamento financeiro lembrando que o financiamento não pode comprometer mais do que 30% da sua renda mensal. Para saber o valor da prestação que cabe no seu bolso, você ainda pode acessar nossa calculadora de financiamento.

Um novo imóvel anunciado a cada três minutos
Um novo imóvel anunciado a cada três minutos Compre o seu

Porém, se você chegou à conclusão de que é mais vantajoso alugar um imóvel, fique sabendo que o QuintoAndar também pode te ajudar! Acessando nosso site ou app, você pode aproveitar mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a busca pelo imóvel dos seus sonhos. 

Além disso, todo o processo é rápido, transparente, seguro e o melhor: sem burocracias. Aproveite!