Muitas pessoas procuram o aluguel direto com o proprietário para ter mais agilidade e um preço mais baixo.  Mas não é só isso, a simplicidade como esse acordo é feito também é um ótimo atrativo. 

Aqui iremos te explicar cada uma das vantagens e também das desvantagens de alugar direto com o proprietário ou com o inquilino. Além disso, você vai conhecer as diferentes opções do mercado de aluguel. Tudo isso para que você encontre a solução ideal para você e para o seu bolso, ciente tanto dos benefícios como dos riscos. 

Navegue pelo conteúdo:

Como funciona o aluguel direto com proprietário?

Você já viu nas redes sociais ou até mesmo nas ruas algum anúncio do tipo “aluga-se imóvel direto com proprietário” e se sentiu tentado a entrar em contato para fazer negócio, por conta do valor? 

Este tipo de aluguel é aquele realizado diretamente entre o proprietário e um futuro inquilino, sem que exista qualquer ação de uma imobiliária ou terceiro no decorrer do procedimento.

Mas é preciso ir com calma: independentemente do preço que você encontrou, é de suma importância tomar muito cuidado para que o aluguel dos seus sonhos não acabe virando um problema, seja de imediato ou com o passar dos meses. 

Entenda, abaixo, quais são as vantagens e desvantagens de alugar direto com o proprietário. Se você é dono de imóvel, também iremos pontuar facilidades e dificuldades para o seu caso ao fazer um acordo direto com o inquilino. Confira.

Vantagens do aluguel direto com proprietário

Quando você busca por um aluguel direto com proprietário certamente procura pelas vantagens que há nessa negociação. Inclusive, ao conversar com outras pessoas, cada uma vai te dizer um motivo diferente para prosseguir em um acordo direto. A seguir, te mostramos esses motivos de uma forma bem explicada para que você entenda se essa é a melhor opção para o seu caso. Confira as vantagens do aluguel direto com proprietário:

1. Relação de confiança

A base do aluguel direto com proprietário costuma ser essa: a confiança. Mas como você já deve saber a essa altura da vida, confiança é tão delicada e bonita quanto uma taça de cristal. Mas quando quebrada, não tem como juntar os cacos para fazer uma nova taça. Da mesma forma, com um aluguel direto com proprietário há a vantagem de trabalhar com a confiança – mas isso pode se tornar uma desvantagem a qualquer momento.

2. Negociação sem intermediários

Fruto justamente da confiança, a negociação é feita diretamente entre dono do imóvel e locatário quando opta-se por um aluguel sem intermediários, como uma imobiliária. Assim, diferentes tipos de acordos podem ser feitos. Se forem realizados de forma saudável, isso pode ser vantajoso para ambas as partes. Só tome cuidado aqui para deixar tudo registrado no contrato do aluguel.

3. Mais rapidez

A rapidez costuma ser pontuada como uma das vantagens do aluguel direto com proprietário, justamente por não ter nenhuma intermediação. Porém, vale frisar que tudo vai depender muito de como for a negociação e também do nível de conhecimento das partes sobre o que está sendo acertado no acordo. Caso não haja tanto entendimento sobre a legislação, procedimentos de entrada e de saída, além de outros percursos que um contrato de locação costuma percorrer, isso tudo pode demorar muito mais tempo. Afinal, o motorista mais rápido é aquele que já sabe o caminho, não é mesmo?

4. É mais barato

Essa é mais uma vantagem que costuma ser apontada quando o assunto é aluguel direto com o proprietário. Realmente, pode ser mais barato mesmo. Porém, de novo, é preciso ter muito conhecimento para não cair em golpes na internet que usam um valor muito baixo de aluguel como isca para atrair pessoas. Outro ponto de atenção aqui também é a falta de transparência nas taxas e custos envolvidos no aluguel. Lembre-se de alinhar tudo muito bem antes.

5. Flexibilidade nos acordos

Ao optar pelo aluguel direto com proprietário, há a possibilidade de uma maior flexibilidade nos acordos que são feitos. Por exemplo: o dono do imóvel abre mão de receber 3 aluguéis antecipados como garantia – o que é bem comum em contratos que usam caução aluguel – por conta da relação de confiança que há entre vocês. O cuidado aqui é o que pontuamos ali em cima sobre confiança, então lembre-se de registrar tudo em contrato – o que nem sempre é feito em um aluguel direto com proprietário.

Desvantagens do aluguel direto com proprietário

Em geral, o dono opta por esse tipo de locação para não precisar recorrer a uma imobiliária. Com isso, busca ter liberdade para trabalhar o preço que desejar, sem ter que repassar parte do valor para alguém. Entretanto, o custo do aluguel direto com proprietário pode sair alto para ambos.

Apesar da legislação prever o aluguel direto com o proprietário, é importante que o inquilino tenha cautela, principalmente, para não sair prejudicado durante o processo de locação. Por outro lado, quem é dono de imóveis também precisa ter atenção para não sair no prejuízo ao confiar em alguém o uso da sua propriedade.

Veja a seguir os principais riscos do aluguel direto com o proprietário ou com inquilino: 

1. Desconhecer a legislação

Alugar um imóvel envolve uma série de documentos, trâmites e burocracia que são amparados pela Lei Federal de no 8.245/91, a Lei do Inquilinato, que serve como base para a elaboração de contratos de locação.

A Lei do Inquilinato também protege as relações entre locador e locatário, determinando os direitos e deveres de cada uma das partes. 

Portanto, alugar sem conhecer a legislação é um dos maiores riscos de um aluguel direto com o proprietário ou com inquilino – afinal, isso oferece riscos para os dois lados.

Você pode, por exemplo, assinar um contrato com informações duvidosas e cláusulas abusivas, ou arcar com custos de uma manutenção que, na verdade, não seriam responsabilidade sua – tanto como inquilino, quanto como proprietário.

Leia também: O que o inquilino precisa saber sobre o imóvel antes de alugar

2. Conflitos com o proprietário

Alguns casos de aluguel direto com proprietário acabam gerando conflitos entre locador e locatário.

Muitos proprietários, por serem donos dos imóveis locados, acabam passando dos limites e se envolvendo mais do que deveriam na vida dos inquilinos. Por outro lado, inquilinos podem se favorecer da relação de confiança para pedir favores ao dono do imóvel.

Como a intermediação não é feita por meio de uma imobiliária, é possível ocorrer discussões, invasão de privacidade e propriedade, entre outros conflitos que podem minar o relacionamento entre inquilino e locador.

3. Aumento das chances de golpes

Imagina fechar um contrato de locação, fazer o depósito caução como garantia e perceber que o proprietário sumiu? 

Esse é um dos casos de golpe realizado em processos de aluguel direto com proprietário. Além disso, também existe a chance de você locar um imóvel já alugado, ou até mesmo uma propriedade que não existe.

Por parte do proprietário, há o risco do envio de comprovantes falsos de pagamento ou ainda do uso indevido do seu imóvel para outros fins. 

Ou seja, alugar direto com o proprietário ou com inquilino aumenta as chances de cair em golpes, pois você está fechando um negócio importante com uma parte que desconhece. 

4. Poucas opções de imóveis

A opção de apartamentos e casas disponíveis para aluguel direto com o proprietário são limitadas, já que a maioria dos imóveis para locação vagos no mercado imobiliário, estão sob os cuidados de imobiliárias especializadas. 

Portanto, buscar uma locação direto com o dono diminui as opções de imóveis para o inquilino e, consequentemente, as chances de encontrar o cantinho perfeito para você.

Na outra ponta, quem é proprietário sabe que cada dia que o imóvel fica sem alugar gera mais custos e prejuízos. Ao contar com o auxílio de uma imobiliária, a exposição do seu anúncio aumenta significativamente e, assim, as chances do imóvel ser alugado mais rápido também.

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

5. Aluguel e reajustes abusivos

Alugar uma propriedade direto com o dono pode levar o futuro inquilino a ter prejuízos com um aluguel acima do preço de mercado, bem como reajustes abusivos. 

Se você é proprietário, o risco é de perder um inquilino que paga em dia por conta de um desacordo ou até mesmo uma desconfiança de que o aumento não foi bem conduzido. 

Isso pode ocorrer, em ambas as partes, principalmente se você não conhece o setor imobiliário, as flutuações do mercado e a precificação de cada região. 

É por isso que muita gente opta pela ajuda de uma imobiliária, que possui especialistas no mercado e locações com valor baseado no setor e outros dados técnicos. 

Leia também: Índices de reajuste de aluguel: é melhor usar IGP-M, IPCA ou a negociação entre locador e locatário?

Opções para fechar seu aluguel direto com proprietário ou com imobiliária

Ao contrário do que muitos pensam, não existe só uma forma de aluguel direto com proprietário ou junto à imobiliária. Isso porque o segmento está em constante mudança e passa a trazer novas soluções constantemente. Conheça a seguir 3 das principais opções para alugar um imóvel:

1. Aluguel direto com proprietário

Essa é a opção 100% direta e sem intermediários. Aqui o acordo é feito apenas entre a pessoa dona do imóvel e a pessoa inquilina. Sem nenhuma intermediação profissional, usando muito de um relacionamento de confiança mútua. 

Nesse caso se aplicam as vantagens e também as desvantagens que apontamos anteriormente, como a flexibilidade nos acordos – por exemplo.

2. Aluguel com administração feita pela imobiliária

Aqui é a solução onde a imobiliária intermedia toda a relação entre proprietário e inquilino, desde o anúncio, passando pela entrada no imóvel até o término do contrato de aluguel. 

O serviço é prestado por diferentes empresas do ramo, mas nem todas oferecem vantagens significativas. O QuintoAndar oferece essa solução com os seguintes benefícios para inquilinos:

  • Ter a possibilidade de escolher entre dezenas de imóveis na região em que você pretende alugar;
  • Poder alugar sem fiador de forma simples e rápida; 
  • Ter a certeza de que o contrato assinado foi escrito nos termos corretos, e terá cada cláusula respeitada tanto por parte do inquilino, como do dono do imóvel;
  • Não ficar à mercê do proprietário, em relação aos reajustes;
  • Não precisar esperar muito tempo para a resolução de alguns problemas que podem surgir, uma vez que a imobiliária existe, também, para te ajudar em tais situações.

Para quem é dono de imóveis, também há benefícios de contar com a administração do QuintoAndar para suas propriedades, tais como:

  • Imóvel alugado rapidamente: anunciar na maior plataforma de moradia da América Latina, onde um contrato de aluguel fechado a cada 4 minutos, reduz as chances da sua propriedade ficar parada gerando custos.
  • Pagamento todo dia 12: o QuintoAndar garante o aluguel em dia mesmo que o inquilino atrase, sem precisar acionar a Fiança. 
  • Faturas e pagamentos: fazemos a cobrança mensal do aluguel por você, sem que você precise fazer nada.
  • Garantia contra danos: garantimos até R$50 mil contra danos ao imóvel. 
  • Contrato: fazemos o contrato de locação, com assinatura digital. 
  • Vistoria de entrada: enviamos vistoriador e disponibilizamos o laudo online.
  • Vistoria de saída: da mesma forma que a de entrada, com toda a facilidade e profissionalismo do QuintoAndar.

Além disso, outra vantagem que oferecemos é poder fazer todo esse processo – seja de alugar um novo lar ou de anunciar um imóvel – de forma online e sem sair de casa. Ou seja, reduzimos muito a burocracia e aumentamos bastante a agilidade.

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

Mas caso essa não seja ainda a melhor opção para você, a seguir te apresentamos uma nova solução. 

3. Aluguel com a imobiliária e administração direta do proprietário

Essa é uma opção para quem busca parte das vantagens do aluguel direto com proprietário (ou com o inquilino, se você for dono de imóvel) e também os benefícios de contar com uma imobiliária.

Nessa solução, o QuintoAndar acompanha tanto inquilino quanto proprietário desde a busca ou anúncio do imóvel, passando pela vistoria de entrada, chegando até a assinatura do contrato. Após isso, a administração do imóvel é feita pelo dono em uma relação direta com quem alugou.

Para quem é inquilino, a vantagem é que você conta com a autonomia na hora de alugar, mas com a vantagem de ter mais imóveis para escolher onde morar por conta da plataforma de moradia.

Já para quem é proprietário, essa é a opção ideal se você busca por rapidez na hora de alugar – sem deixar a propriedade parada por muito tempo, com o controle total ao gerenciar seu imóvel.

Para exemplificar melhor, montamos um quadro comparativo entre os dois serviços:

A imagem mostra uma tabela comparativa. De um lado, aluguel sem administração. De outro, aluguel com administração.

Um ponto importante da comparação acima é a Fiança Simples, uma garantia locatícia que evita a inadimplência e é oferecida pelo QuintoAndar para imóveis que são administrados pelo proprietário. A solução garante que o locador receberá os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de garantia locatícia disponível para imóveis administrados pelo proprietário aqui.

Como escolher a melhor opção para você?

Neste texto, te mostramos as vantagens e desvantagens do aluguel direto com o proprietário e também 3 diferentes soluções do mercado. Isso para que antes de alugar um novo lar ou anunciar um imóvel, você tenha tranquilidade para escolher o que é melhor para o seu caso.

Ainda assim, como já deve ter dado para perceber, embora possa parecer uma opção vantajosa, o aluguel direto com o proprietário ou com o inquilino envolve riscos que podem não valer a pena correr. Principalmente se você quer evitar surpresas desagradáveis e ter o suporte correto.

No QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, o inquilino e o proprietário têm todos os seus direitos garantidos, além de um processo de locação rápido, seguro e sem burocracia. O que é bom para quem aluga e também para quem é dono de imóvel. 

Os nossos especialistas garantem que os acordos entre inquilino e proprietário estejam todos descritos no contrato de locação, que também é amparado pela Lei do Inquilinato.

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar