O surgimento da internet mudou — e muito — o mercado imobiliário. Isso possibilitou a criação de novas plataformas e modelos de anúncios de imóveis, tanto pagos como gratuitos. Inicialmente, quando a digitalização desse mercado ainda engatinhava, os espaços simplesmente replicavam o que os bons e velhos classificados de jornal faziam.

Com a evolução do setor surgiu a figura da imobiliária digital, que elevou o nível de oferta para quem deseja anunciar imóvel grátis. 

Tem uma casa ou apartamento para vender e não sabe onde anunciá-los gratuitamente? Então, dê uma olhada neste conteúdo especial que preparamos para você sobre como anunciar imóvel grátis

Navegue pelo conteúdo

Diferença entre classificados online e imobiliária digital

Se você está se perguntando onde anunciar imóvel para vender gratuitamente, ou quer anunciar para alugar, há uma diferença fundamental entre anunciar imóvel grátis na internet e colocar o seu imóvel à venda em uma imobiliária digital

Um simples anúncio grátis significa apenas um espaço para a exposição do seu imóvel. Ou seja, os contatos que você receber por conta desse anúncio terão que ser administrados por você. Ou, pelo menos, por algum corretor de imóveis que você possa designar para essa função, e que trabalhará com uma comissão sobre a venda.

Já o anúncio feito em uma imobiliária digital, além de ser gratuito, traz consigo toda uma consultoria imobiliária que auxiliará ao longo do processo de venda do seu imóvel. O que, no final das contas, apenas em caso de negócio fechado, significará o pagamento de um percentual como taxa de corretagem.

Posso anunciar o mesmo imóvel para aluguel e venda?

Sim, é possível anunciar imóvel para venda grátis e para locação junto. Neste caso, o imóvel receberá visitas e propostas de compradores e de inquilinos.

Uma vez que alugar acaba sendo um processo mais rápido, caso você alugue seu imóvel, o anúncio de venda continua ativo. Mas é importante que o seu inquilino esteja ciente da necessidade de deixar o imóvel disponível para visitas. 

Leia também: Palavra de corretor: como alugar seu imóvel mais rápido

Se você vender o imóvel, o anúncio tanto para aluguel quanto para venda são desativados. 

Mas esse tipo de prática só pode acontecer em uma imobiliária digital, pelo fato de não se tratar de uma mera plataforma de exposição de imóveis, mas sim de uma empresa que cuida dos trâmites imobiliários.

Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado.
Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado. Conheça benefícios

Possibilidades de anunciar um imóvel grátis na internet

Um dos principais diferenciais trazidos pela internet no mercado imobiliário diz respeito ao espaço dos anúncios. 

Em décadas passadas, antes dessa revolução digital, uma pessoa que anunciava seu imóvel para venda precisava reservar uma quantia para fechar pacotes de anúncios diários ou semanais nos classificados de jornais. E, mesmo assim, em espaços com baixo limite de palavras e sem fotos. Basicamente, informava-se:

  • Preço;
  • Metragem;
  • Número de quartos;
  • Vagas de garagem;
  • Telefone para contato.

Nos maiores e mais “luxuosos” veículos de informação, era possível uma pequena frase descritiva chamando atenção para as qualidades do imóvel.

O grande diferencial das plataformas digitais é oferecer uma solução completa para a exposição de um imóvel à venda ou para alugar. Afinal, se o anúncio está na internet, pessoas de todo o Brasil e do mundo conseguem ter acesso. 

Atualmente, é possível adicionar diversos detalhes. Começando pelas fotos e vídeos, que podem ser exibidos em uma galeria retratando todos os cômodos. 

E lembre-se: quanto melhor a qualidade das fotos e vídeos, mais atraente fica o anúncio. Quem olha o anúncio, busca conhecer cada metro do imóvel antes mesmo de agendar uma visita.  

Além disso, anunciar imóvel grátis em plataformas digitais também oferece longos espaços de texto. Assim como as mídias audiovisuais, o texto serve para o proprietário descrever os aspectos e atributos detalhadamente.

Já os filtros de busca colaboram, e muito, na experiência de quem está atrás de um novo lar para chamar de seu. Essa ferramenta, que funciona por meio de palavras-chave, ajuda o usuário a filtrar a pesquisa de acordo com as características de sua preferência. 

Se você não adicionar as informações, ou até mesmo inserir dados errados, o anúncio será visto por menos pessoas. Como consequência, as chances de aluguel ou venda caem de maneira expressiva.

Como anunciar um imóvel?

É importante que você faça um levantamento das principais características do seu imóvel. Pense na composição do anúncio com a mentalidade de um comprador. 

A seguir, veja algumas dicas de como montar o anúncio do seu imóvel para venda ou locação. 

Crie um anúncio escrito completo

Uma das dicas para anunciar imóvel grátis é criar um anúncio escrito completo, com tudo o que tem direito, incluindo o preço do imóvel. Essa é uma informação de extrema importância, que deve estar correta para acelerar a venda ou aluguel.  

Falando em valores, também é necessário inserir o preço do IPTU e quanto custa a mensalidade do condomínio, se o imóvel for um apartamento, por exemplo. 

Em relação às dimensões, você precisa informar o número de metros quadrados (m²), a quantidade de quartos e quantas vagas de garagem estão disponíveis. 

Informações sobre a localização são bem-vindas. Os possíveis compradores ou inquilinos adoram saber se o imóvel está perto de hospitais, escolas, creches, farmácias, padarias, supermercados, petshops, shoppings, bares e restaurantes. 

A proximidade do transporte público também costuma ser levada em consideração. Caso o acesso seja facilitado, é preciso dizer qual é a distância para estações de trem, metrô e ônibus. 

Assim que o anúncio estiver pronto, é possível ainda adicionar algumas informações extras que podem ajudar a valorizar ainda mais o seu imóvel. Tente responder perguntas como:

  • Incidência do sol nos cômodos — se é da manhã ou da tarde;
  • Informações sobre reformas recentes ou se houve modificação na planta original;
  • Se tem cozinha aberta;
  • Se há varanda gourmet ou fechada com vidro;
  • Existe ar-condicionado?
  • Projeto de arquitetura por trás do imóvel;
  • Ano da construção.

Serviços, atrações e facilidades do condomínio

Não se esqueça de contar ao futuro comprador ou inquilino informações sobre a portaria, caso o imóvel esteja em um edifício. Conte para ele se o serviço é automatizado ou se existe a presença de um porteiro – dizendo, se for o caso, o horário de funcionamento da portaria. 

Atrações como piscina, sauna, quadra poliesportiva, academia, salão de festas, sala de jogos, brinquedoteca e churrasqueira, por exemplo, também não podem ficar de fora. 

Outro diferencial tem pesado na hora de escolher um imóvel: a aceitação de bichinhos de estimação. O mercado pet no Brasil cresceu 85% somente nos últimos cinco anos. Como resultado do aumento, a procura por apartamentos pet friendly, que aceitam gatos, cachorros e outros animais, também subiu significativamente. 

Após escrever o anúncio, certifique-se de revisá-lo para que não haja nenhum erro gramatical. A primeira impressão é a que fica.

Trabalhe bem as fotos

Além das informações escritas, é importante que as fotos do imóvel sejam atraentes e com ótima resolução. Se o orçamento não estiver apertado, vale a pena até mesmo contratar um fotógrafo profissional para tirar as fotos para o anúncio da sua propriedade. 

Caso não seja possível tirar fotos profissionais, escolha uma câmera de boa qualidade e aplicativos de edição gratuitos.

Na hora de publicar seu anúncio, é imprescindível manter o imóvel organizado e o mais clean possível, além de colocar as fotos em ordem coerente. Se possível, retire seus objetos pessoais e deixe que os compradores e inquilinos em potencial se imaginem vivendo ali.

Leia também: Anúncio de aluguel ou venda: como deixar o seu imóvel lindo nas fotos

Redes Sociais

Ao anunciar em uma imobiliária digital, muitas imagens e uma descrição detalhada são importantes. Caso você também queira anunciar nas suas redes sociais, o texto deve ser menor, mas a curadoria das fotos se mantém igualmente importante.

Filtros de busca

Você deve também cadastrar todos os dados do seu imóvel nos filtros de busca da imobiliária digital. Isso porque, quem busca propriedades, tanto para alugar quanto para comprar, geralmente utiliza os filtros de busca para achar o imóvel ideal.  

Se você não cadastrar essas informações ou preencher errado, seu imóvel não aparecerá nas buscas de potenciais compradores e inquilinos. 

Salve essa imagem abaixo para garantir que você não vai pular nenhuma etapa na hora de anunciar seu imóvel!

Confira o passo a passo de como anunciar um imóvel

Quanto cobrar de aluguel?

Precificar o seu imóvel da maneira correta vai ajudar a fechar o negócio mais rápido. Por isso, preparamos duas calculadoras que ajudam a entender o melhor valor para o seu anúncio de aluguel ou de compra. Aproveite!

Como anunciar imóvel grátis e com fotos profissionais gratuitas

As pessoas não querem somente saber como anunciar, mas também buscam quais sites para anunciar um imóvel grátis.

Maior proptech da América Latina, ou seja, a principal empresa de tecnologia voltada para o mercado imobiliário da região, o QuintoAndar disponibiliza gratuitamente para o anúncio do seu imóvel um fotógrafo profissional que vai até o local para fazer as fotos e vídeos que serão publicados. 

E, para melhorar, você também tem ajuda em toda a gestão do imóvel, seja na venda, seja no aluguel. Esse é um dos diferenciais que tornaram o QuintoAndar um dos melhores lugares para anunciar imóvel grátis.

Pelo QuintoAndar, o seu imóvel pode ser enquadrado em mais de 70 filtros de buscas diferentes, o que, como já falamos, torna o ato de buscar imóveis por parte dos potenciais compradores ou inquilinos mais assertivo, dando mais visibilidade à sua propriedade. Anunciar imóvel grátis nunca foi tão fácil!Entre no QuintoAndar e veja como fazer isso de forma rápida, prática e tudo online!

Descomplicamos a vida de quem tem múltiplos imóveis.
Descomplicamos a vida de quem tem múltiplos imóveis. Descubra como