Apartamento garden são imóveis que geralmente ficam no térreo de um edifício e possuem uma área de lazer maior, praticamente um quintal. Seu nome vem justamente disso: garden em inglês significa jardim. Nesse caso, sinaliza que o apartamento tem espaço para um jardim. 

Mas não é só de plantas que é composto um apartamento garden. Esse espaço a mais pode ser usado de diferentes formas. Você pode, por exemplo, ter uma piscina ou uma cama elástica nesses preciosos metros quadrados. Ou um espaço para fazer um churrasco com os amigos. São muitas as formas de usá-lo e falaremos mais sobre isso a seguir. 

Até aqui você já percebeu que um apartamento garden é o tipo de imóvel ideal para quem busca um lugar aconchegante, com jeito de casa, mas com toda a segurança que um condomínio oferece. A seguir te explicamos melhor o que é e quais as vantagens desse tipo de imóvel. 

Navegue pelo conteúdo:

O que é apartamento garden?

Também chamado de jardim privativo, um apartamento garden é fácil de reconhecer por duas características principais:

  1. Em geral, fica no térreo ou no primeiro andar de um edifício;
  2. Possui uma área de lazer a mais disponível, se comparado às demais plantas do prédio.

Inclusive, talvez você conheça um apartamento garden e não sabia que ele era chamado assim. Isso porque tempos atrás esse tipo de imóvel era deixado de lado e pouco valorizado até mesmo pelas construtoras, que faziam espaços com plantas pequenas – comumente voltados para o uso pelo zelador. 

Porém, houveram mudanças. Com um público nas cidades que valoriza cada vez mais espaços de lazer no próprio lar, especialmente no contexto pós-pandemia no mercado imobiliário, novas construções passaram a ser feitas trazendo boas opções de apartamentos no térreo e andares baixos, que costumam valer menos quando comparados aos mais elevados.

Assim, de forma resumida, um apartamento garden é um imóvel que possui espaço para você e sua família curtirem um apartamento como se fosse uma casa. 

Leia também: O que é flat? Conheça o conceito da moradia que mistura casa e hotelaria

Qual a diferença entre apartamento garden e os demais apartamentos?

A principal diferença do apartamento garden é ele ter uma área maior de lazer, similar a um quintal de uma casa. Dessa forma, por mais que um apartamento possa ter uma varanda, é diferente de um do tipo garden que tem um espaço mais voltado para o bem-estar e com múltiplos usos – ao contrário de uma sacada.

Além disso, por ser um tipo de imóvel que possui uma área a mais além dos demais, o garden, geralmente, fica ao ar livre. Ou seja, não há nenhuma estrutura cobrindo o espaço, como acontece com as varandas em relação aos apartamentos superiores.

Leia também: Você sabe qual é a diferença entre kitnet e studio?

6 principais vantagens de um apartamento garden

Para que você conheça melhor o que é um apartamento garden e como pode ser o seu uso no dia a dia, a seguir listamos 6 vantagens principais. Confira.

1. No apartamento garden o lazer é do seu jeito

Quem mora em condomínio sabe que as áreas de lazer coletivas possuem usos específicos para facilitar a boa convivência. Já no apartamento garden você pode aproveitar o espaço que tem a mais para o que quiser. Abaixo colocamos algumas opções para você se inspirar:

  • Quem gosta de planta, pode ter um jardim ou até mesmo uma horta com produtos orgânicos. 
  • Se você tem bichos de estimação, há a possibilidade de criar um cantinho especial para eles. Ou juntar o amor por plantas e bichos, como mostra a imagem abaixo.
A foto mostra uma área externa de um apartamento garden. Nela há vários vasos de plantas de diferentes tamanhos com uma pessoa abaixada cuidando deles. Há também um cachorro dando uma lambida no rosto da pessoa na imagem.
Ter um cantinho para os pets e para as plantas é uma das vantagens do apartamento garden.
  • Já quem é papai e mamãe de crianças ou adolescentes, é uma boa opção ter uma cama elástica, escorregadores, uma piscina ou outros itens infláveis. 
  • Tem um hobby que gosta de fazer ao ar livre? Aproveite esse espaço também para isso.
  • Esportistas de plantão podem querer aproveitar o local para colocar alguns equipamentos ou realizar um exercício ao ar livre.
  • Para receber os amigos ou os parentes em casa, uma churrasqueira do jeito que você sempre sonhou é incrível. Porém, vale conferir as regras do condomínio quanto a isso.
  • Outra boa ideia é transformar esse lugar em um spa particular, com ofurô e tudo o mais que você quiser.

Viu só? Opções são o que não faltam para você aproveitar os metros quadrados a mais disponíveis no apartamento garden.

Leia também: Casa ou apartamento, saiba qual é o imóvel ideal para você

2. No apartamento garden você não precisa reservar o espaço que deseja usar

Essa é uma vantagem que, por vezes, passa despercebida mas que faz muita diferença no dia a dia: você pode usar o seu espaço de lazer quando quiser, sem precisar se preocupar se estará disponível. 

Afinal, quem mora em prédio sabe que tem datas que são bem concorridas para conseguir a churrasqueira, como por exemplo durante o verão. O mesmo vale para o uso da piscina, que pode estar muito lotada em alguns horários de sol mais intenso. 

Em um apartamento garden você não precisa se preocupar com isso. Pode curtir a sua área exclusiva quando e como quiser..

Leia também: Casa com piscina para alugar: quais as principais vantagens e desvantagens 

3. Segurança é um diferencial do apartamento garden

Outra vantagem de um apartamento garden é ter toda a segurança de um espaço privativo. Assim, tanto você quanto quem vive contigo vai poder desfrutar disso. Aqui estamos falando especialmente de crianças e pets, que ganham um espaço externo seguro, sem carros passando ou outros riscos.

Ou seja, em um apartamento garden você terá a facilidade de contar com um espaço para curtir com seus filhos, família, amigos e até com seus bichinhos repleto de conforto e tranquilidade.

Leia também: Como escolher o imóvel ideal para comprar?

4. Em um apartamento garden você tem todas as vantagens de morar em um condomínio

Até agora falamos de vantagens mais ligadas a um jeito “casa de ser” do apartamento garden. Mas vale lembrar que o imóvel está em um prédio e também conta com todas as vantagens que isso oferece. 

A principal é a segurança e a praticidade de ter uma portaria. Mas dependendo do condomínio, você ainda tem disponível diferentes áreas de lazer de uso comum, como academia, vaga de garagem e outras facilidades.

Aliás, a escolha do prédio, de acordo com o que ele oferece, pode ser bem decisiva na sua busca por um apartamento garden. Aproveite-se disso.

5. Privacidade tem se tornado cada vez mais uma das vantagens do apartamento garden

Se antes esse tipo de imóvel sofria com a falta de privacidade, porque os vizinhos conseguiam ver tudo de cima, hoje isso é facilmente resolvido com uma boa decoração no apartamento garden – e às vezes até mesmo no próprio projeto da construtora.

É também assim que se pode amenizar e até mesmo acabar com o barulho externo, típico de lugares térreos como são os apartamentos gardens. Você pode, por exemplo, colocar uma estrutura de vidro em toda a área externa para fechar o seu garden e aproveitá-lo também nos dias de chuva!

6. Apartamentos gardens são imóveis bem valorizados

Aqui falamos tanto financeiramente, como de status social também. Por terem um espaço a mais que é privativo e seguro, um apartamento garden é bem valorizado no mercado – ao contrário do que ocorre, em geral, com os espaços disponíveis no térreo de um edifício. 

Já para quem busca um local para alugar, morar em um apartamento garden traz o fator “uau” quando alguém entra na sua casa. Afinal, ninguém espera encontrar um espaço extra como esse em um apartamento. E isso, claro, dá um status a mais socialmente falando, o que pode ser importante para você. 

Escolha o seu lugar para morar ou investir

Conhecer diferentes tipos de imóveis é fundamental para entender o que é melhor para você. 

O QuintoAndar, maior plataforma de moradia da América Latina, abre as portas para você com mais de 70 filtros que facilitam a sua busca por um novo lar para alugar ou comprar. 

Inclusive, se sentir confortável desde a primeira visita e também primeiro clique é fundamental. É por isso que o QuintoAndar conta com design, segurança e tecnologia de ponta. Tudo para que você encontre o seu futuro lar ou o seu próximo investimento de forma ágil e fácil.

Leia também: Saiba como refinar suas buscas e conseguir as melhores oportunidades para investir em imóveis

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora