O simples ato de morar em apartamento já se diferencia de morar em uma casa pela questão da praticidade. Se o imóvel for alugado, é mais prático ainda pela maior facilidade que você tem, caso deseje se mudar. Mas existe uma alternativa que supera as duas já citadas em todos os quesitos: optar por um apartamento mobiliado para alugar.

É uma das opções mais rápidas, e certamente uma das menos dispendiosas, para quem precisa se mudar com algum nível de urgência. Em muitos desses casos, acaba sendo uma forma providencial de agilizar esses processos. Além de uma economia para quem não pretende ou não pode, de imediato, gastar com a compra de móveis e eletrodomésticos.

Neste artigo, trazemos tudo o que você precisa saber sobre como procurar um apartamento mobiliado para alugar e quais as vantagens de se morar nesse tipo de imóvel.

Navegue pelo conteúdo:

Quem busca por apartamentos mobiliados para alugar?

Será que você se encaixa no perfil do inquilino que busca por imóveis com essa característica? Um apartamento mobiliado para alugar é muito prático, por exemplo, para quem vai morar sozinho pela primeira vez.

+ Leia também:
Guia de aluguel de imóvel: tudo o que você precisa saber antes e durante a locação

Mas os perfis de público para esse tipo de imóvel são dos mais variados. E se você faz parte de algum desses, procurar um apartamento mobiliado pode ser o ideal para o seu momento de vida:

  • Estudantes e jovens em geral que saem das casas de seus pais;
  • Pessoas que se mudam de cidade ou estado;
  • Estrangeiros que chegam ao país para morar;
  • Recém-separados;
  • Profissionais que usam o imóvel apenas como dormitório;
  • Pessoas que estão apenas de passagem em determinado bairro ou cidade.

Quando um apartamento mobiliado é indicado?

A locação de um imóvel mobiliado tem suas vantagens, como já vimos, principalmente quando você se encaixa em um perfil específico de inquilino. Além de estudantes e pessoas que acabaram de sair de casa, profissionais que estão na cidade apenas para trabalho ou para cursos de aperfeiçoamento também podem se aproveitar dessa modalidade de locação. 

Especialmente para aqueles cuja estadia é de até 12 meses. Nesse caso, não existe uma mudança definitiva, mas ao mesmo tempo a longevidade demanda algo mais permanente do que um hotel, o que leva ao aumento da procura por esse tipo de imóvel.

Outro perfil de cliente que pode se beneficiar de um apartamento mobiliado para alugar são os recém-casados que ainda não têm dinheiro suficiente para conquistar um imóvel e mobiliá-lo por inteiro. Assim, é possível economizar vivendo por um tempo limitado no local até ter a quantia necessária para investir nos móveis e decorações dos sonhos.

O que vem em um apartamento mobiliado para alugar?

Existem algumas diferenças nesse tipo de imóvel. Alguns são equipados apenas com móveis mais necessários, como cama, sofá, mesa de cozinha, armários embutidos, gabinetes e guarda-roupas. Já outros são disponibilizados para aluguel com a mobília completa e eletrodomésticos, como fogão e geladeira, além de outras coisas mais acessórias, como luminárias, cortinas e até mesmo peças de decoração.

Ao visitar um apartamento mobiliado para alugar, verifique com o proprietário se todos os móveis e eletrodomésticos vêm junto com o imóvel. Assim, é possível se planejar caso precise comprar algum item que não esteja no contrato.

Vantagens de um apartamento mobiliado

Quais são as vantagens de um apartamento com móveis para alugar? Preparamos um conteúdo especial para te ajudar a ver se essa é uma boa possibilidade para você.

Economia

De acordo com dados do QuintoAndar, imobiliária digital líder em aluguéis residenciais no Brasil, o preço médio de aluguel de um apartamento mobiliado é, em média, 20% maior do que um semelhante sem mobília em um mesmo bairro e com o mesmo número de quartos.

No entanto, por mais que os apartamentos mobiliados para alugar sejam um pouco mais caros, o custo-benefício pode compensar, especialmente para quem não tem condições de comprar móveis ou eletrodomésticos no momento de uma mudança.

Além disso, os custos com a mudança serão reduzidos. A mobília ocupa espaço e, muitas vezes, é necessário pagar por um carreto para transportá-las. E como mostrou um estudo nacional feito pelo QuintoAndar, esse transporte é um dos muitos perrengues de mudança que as pessoas enfrentam.

Tempo

Se você é estudante e está saindo da casa dos seus pais, ou está indo morar sozinho por qualquer outro motivo, provavelmente precisará mobiliar uma casa nova ao se mudar. Já quando você aluga um flat mobiliado, por exemplo, além de dinheiro, você economizará tempo. Afinal, não precisará se preocupar em comprar móveis e eletrodomésticos.

Caso esteja com pressa para se mudar, o apartamento mobiliado também é uma ótima opção, pois você aluga e já entra para morar. Assim, deixa de gastar dinheiro com coisas que podem ser desnecessárias para você no atual momento.

Outra vantagem é que você tem mais flexibilidade, caso tenha em seus planos a possibilidade de se mudar no médio prazo. Isso porque pode sair do imóvel apenas com as roupas e seus objetos pessoais. Ou seja, sem necessidade de mudança!

Lembrando que, por padrão, os contratos de aluguel residencial, mesmo para apartamentos mobiliados, costumam ser de, no mínimo, três anos. Por isso, é importante avaliar a multa, se a sua intenção é sair antes desse prazo.

Tamanho ideal

Outro benefício do apartamento mobiliado para alugar é que você pode escolher a metragem ideal para o que você precisa. Como ele já tem todos os objetos necessários, só é necessário garantir que ele armazene os seus itens pessoais, como roupas e acessórios.

Isso faz com que você economize. Afinal, se estiver guardando dinheiro para comprar um imóvel, pode escolher um apartamento menor, apenas para ficar durante um tempo. Ou seja, conseguirá aliar conforto e praticidade.

Praticidade

Tudo é mais prático. Ao se mudar, você vai levar apenas roupas e objetos pessoais e vai passar pela fase de arrumar a casa nova após a mudança com muito mais rapidez. 

Sabe aquele trabalhão com mudança? Ele praticamente não existe na hora de sair do aluguel mobiliado, uma vez que terá menos coisas para empacotar.

Pode ser, inclusive, que você sequer precise contratar uma empresa de mudanças e consiga fazer tudo em uma viagem de carro.

Em quais situações é mais vantajoso alugar um apartamento mobiliado?

Assim como existem pontos positivos ao alugar um apartamento mobiliado, você precisa ter certeza de que essa é a opção mais indicada para o seu caso. Isso porque também tem aspectos negativos ao escolher essa alternativa.

Por exemplo, é mais difícil conseguir deixar o apartamento com a sua cara. Até é possível personalizar a decoração. No entanto, não são os seus objetos e os seus móveis. Portanto, é preciso desapegar.

Além disso, é necessário se comprometer em cuidar e preservar os móveis demais itens que o apartamento mobiliado que você escolheu possui. Caso contrário, isso pode acabar gerando uma despesa extra na hora de se mudar depois!

Por sua vez, existem benefícios, como você viu. O que define sua escolha quanto a esse tipo de imóvel são as suas necessidades imediatas e planos para o futuro. Dessa forma, há uma certeza maior na sua escolha.

Personalize os ambientes com a decoração

Decoração de quarto de criança

Quem disse que um apartamento mobiliado para alugar é impessoal? Para deixar o seu lar com a sua cara, pinte as paredes, invista em quadros, encha o espaço de plantas… É só usar sua criatividade para deixar cada cantinho aconchegante e com a sua personalidade.

No entanto, vale lembrar: no caso de mudanças que envolvam algum tipo de obra ou reparo no imóvel, é importante que você esteja de acordo com o proprietário.

Caso contrário, poderá ter que pagar alguma indenização ou até mesmo voltar ao que era antes. Por isso, vale a pena se informar para garantir que você não terá imprevistos na sua saída do imóvel.

Onde comprar acessórios de decoração?

Uma das melhores formas de deixar todos os espaços com a sua cara é investir em itens de decoração. Na sala de estar, por exemplo, você pode usar quadros com frases divertidas, para tornar o ambiente despojado. 

Outra sugestão é o espelho. Posicione o acessório contra uma entrada de luz, para causar uma impressão de amplitude. Você pode usar o espelho e os quadros na mesma parede e criar uma grande galeria personalizada e única, que tal?

Sejam plantinhas, sejam placas decorativas ou outros itens, encontre tudo o que você precisa para decorar seu apartamento na loja de decoração WestwingNow. O melhor é que todos os produtos têm envio rápido garantido para todo o Brasil. Decore seu novo lar com estilo! 

+ Leia também: 

Varanda com plantas: dicas de decoração pro “quintal” do apartamento

Se você estiver mudando de cidade ou estado, levar consigo um “apartamento montado” pode custar alguns milhares de reais. Isso pode ser economizado, caso tenha a possibilidade de não levar todos os seus pertences.

Além disso, pode ser uma boa oportunidade para você praticar o desapego e vender ou até mesmo doar muitas coisas que vão ajudar outras pessoas. 

Ou seja, você não precisa nem se preocupar em saber quanto custa mobiliar um apartamento.

Conservação do imóvel mobiliado

Apesar das inúmeras vantagens dos apartamentos mobiliados para alugar, esse tipo de imóvel requer uma dose extra de responsabilidade. 

Uma das exigências presentes nos contratos de locação é a de que o imóvel seja devolvido nas mesmas condições em que foi entregue. 

No caso de um apto mobiliado, devolver a mobília intacta, assim como encontrou no momento de entrar para morar, também é necessário e estabelecido pelos contratos de aluguel.

Portanto, caso um eletrodoméstico ou móvel, incluindo armários de cozinha, gabinetes e outras peças já embutidas, sejam danificadas, o inquilino deve ressarcir o proprietário ou providenciar o conserto deles.

Além disso, os contratos de aluguel estabelecem que os móveis e os eletrodomésticos devem ser mantidos em bom estado de conservação durante a permanência do inquilino no imóvel.

Importância da vistoria

Para que nem inquilino, nem proprietário saiam prejudicados em um contrato de locação de um apartamento mobiliado, a vistoria de entrada é fundamental. 

Ela serve para que o proprietário receba o imóvel da mesma maneira que entregou e para que o inquilino não tenha que arcar com custos de consertos e reformas que já eram necessários antes de sua entrada.

Portanto, todos os móveis, eletrodomésticos e objetos do apartamento devem ser vistoriados, datados, descritos e fotografados. Isso inclui quadros, tapetes, louças e outros objetos pequenos que ficarem sob responsabilidade do locatário.

Caso existam pequenos defeitos na mobília que incomodam e você queira arrumar, vale a pena entrar em acordo com o proprietário e verificar a possibilidade de pagar o conserto e o valor ser abatido no aluguel.

Aceita pets?

Ao alugar um apartamento mobiliado, é importante verificar se o proprietário permite a presença de animais. Afinal, o imóvel não é o único bem que você aluga, pois móveis e eletrodomésticos fazem parte do pacote.

E por mais que seu pet possa ser calmo e muito bem treinado, é normal que os donos de um apartamento ou kitnet mobiliada tenham uma preocupação extra para garantir que tudo seja conservado.

+ Leia também: 

Mudança com pets: 5 dicas para uma melhor adaptação dos bichinhos à casa nova

PaPara encontrar mais facilmente um apartamento mobiliado para alugar que aceite pets, você pode refinar a sua pesquisa ao buscar imóveis no QuintoAndar com o filtro “Aceita pets?”.

Por sinal, esse filtro está sempre entre os mais usados pelas pessoas que procuram imóveis para alugar pela plataforma.

Encontre apartamentos mobiliados para alugar em qualquer lugar

Se você se identificou nesse conteúdo e quer buscar um apartamento mobiliado para alugar, mas quer informações específicas para uma localidade? Ajudamos você com a sua busca!

Belo Horizonte

Se você busca viver na capital mineira e aproveitar o melhor do café da tarde com pão de queijo, confira as opções de apartamento mobiliado para alugar em BH abaixo.

Apartamentos mobiliados para alugar em Recife

Curitiba

Florianópolis

Novo Hamburgo

Porto Alegre

A capital gaúcha também tem muitas opções de imóveis já estruturados para alugar, perfeito para quem busca a famosa qualidade de vida da região sul do país.

Praia Grande

Ribeirão Preto

Rio de Janeiro

Seja para viver um tempo no paraíso à beira mar, ou para trabalhar, há opções de imóveis para todos os gostos na capital carioca. Confira:

Salvador

Santo André

São Bernardo do Campo

São Caetano do Sul

São Paulo

É frequente a necessidade de passar longos períodos na capital paulista a trabalho ou mesmo para estudar. A boa notícia é que há várias opções de apartamentos mobiliados para alugar em São Paulo, em diferentes bairros e para diferentes necessidades! Veja alguns:

Alugue um apartamento com móveis pelo QuintoAndar

O QuintoAndar é uma imobiliária digital que, desde sua fundação, em 2013, revolucionou o mercado imobiliário ao oferecer um processo muito mais rápido e desburocratizado de locação de imóveis. Por isso, permite, por exemplo, que você possa alugar sem fiador. 

Estamos presentes em mais de 40 cidades, para garantir que você economize tempo e dinheiro, além de escolher o lar na medida certa para seu perfil e necessidades. Ao buscar imóveis para alugar pelo QuintoAndar, você pode escolher entre mais de 70 filtros com diferentes características. Uma delas é ver apenas as opções de apartamentos mobiliados para encontrar o lar dos seus sonhos!