Disponibilizar um imóvel pra alugar é sempre uma decisão importante. E fazer a locação diretamente com o inquilino pode ser um grande risco ou, no mínimo, uma fonte de dores de cabeça. Uma das principais preocupações de qualquer proprietário de imóvel tem a ver com a inadimplência ou o atraso no pagamento do aluguel. Por isso, vamos destrinchar aqui um tema que ajuda a fazer do QuintoAndar a opção mais segura pra você alugar o seu maior bem: a análise de crédito. 

O que é a análise de crédito?

Uma análise de crédito, em qualquer tipo de mercado, visa avaliar a capacidade financeira de uma determinada pessoa. 

Todo o perfil da pessoa é estudado, pra que se tenha certeza de que ela vai ter condições e capacidade de pagamento de seja qual for o compromisso que estiver assumindo. Desde um financiamento imobiliário até o fechamento de um contrato de locação de aluguel.

O QuintoAndar utiliza as melhores ferramentas e tecnologias para avaliar a documentação, a saúde financeira e o perfil de crédito dos interessados em alugar o seu imóvel. Sem, é claro, descartar a sensibilidade humana de sua equipe de analistas.

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

Benefícios da análise de crédito para proprietários

Etapa fundamental do processo de aluguel de um imóvel, a análise de crédito representa para o QuintoAndar e, consequentemente, para os proprietários que alugam seus imóveis pela plataforma, uma grande segurança. 

Não por acaso, a imobiliária digital tem uma das taxas de inadimplência mais baixas do mercado, mesmo fechando mais de 20 vezes mais contratos de locação por mês que os concorrentes mais próximos.

Veja como os benefícios da análise de crédito para proprietários que alugam pelo QuintoAndar:

  • De forma criteriosa, o QuintoAndar se certifica de que o inquilino terá capacidade de honrar com o pagamento dos aluguéis;
  • O inquilino interessado pode montar uma composição de renda com um total de até 4 pessoas, que ficam igualmente responsáveis pelo contrato, mesmo que não morem no imóvel;
  • Junto com a parceria de uma seguradora robusta, o QuintoAndar consegue oferecer para os proprietários de imóveis o pagamento garantido, todo dia 12 de cada mês, dos aluguéis, mesmo que o inquilino atrase, para quem opta pela administração de imóveis do QuintoAndar;
  • A análise de crédito também é um dos pilares da grande revolução que o QuintoAndar implementou, desde sua fundação, em 2013, no mercado imobiliário: o fim da burocracia e da necessidade de fiador de aluguel ou de depósito caução para uma pessoa alugar um imóvel, o que agiliza muito os processos.

Quanto tempo leva a análise de crédito?

Durante o processo de aluguel de um imóvel pelo QuintoAndar, além de tudo ser feito de forma totalmente digital, a análise de crédito pode ser concluída no mesmo dia ou levar até 3 dias úteis. 

Por meio da tecnologia, a saúde financeira e o perfil de crédito do seu futuro inquilino são avaliados previamente, antes mesmo do processo de aprovação. Dessa forma, tudo fica mais ágil. 

O seu futuro inquilino pode submeter os dados à análise de crédito no QuintoAndar com:

  • Análise tradicional: o inquilino envia manualmente documentos financeiros, como extratos bancários, holerites e carteira de trabalho. Nessa modalidade, o tempo de análise é de até 3 dias úteis;

Anuncie o seu imóvel pelo QuintoAndar

Além de toda a agilidade e segurança no processo de aluguel de imóvel e do pagamento garantido do aluguel todo dia 12 de cada mês, mesmo que o inquilino atrase, o QuintoAndar ainda assume o compromisso com a integridade do seu bem, com uma proteção contra danos de até R$ 50 mil no total, na devolução do seu imóvel. E de até R$ 2 mil para cada item.

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, evitando, ainda assim, a inadimplência: a Fiança Simples. É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de garantia locatícia disponível para imóveis administrados pelo proprietário aqui.