Se você ainda não decidiu se deve investir em uma casa ou apartamento para morar, é válido ressaltar que existem prós e contras nos dois tipos de imóveis. Por isso, antes de chegar a uma decisão final, o locatário ou comprador tem muito o que considerar.

Afinal, esses dois tipos de residências são bem diferentes entre si – tanto nas características quanto nas funcionalidades disponíveis. Para acertar na escolha, é necessário avaliar as demandas, anseios e necessidades de cada família.

Por isso, listamos as vantagens e desvantagens de morar em casa ou apartamento para te ajudar nessa desafiadora, porém extremamente importante, tarefa de encontrar seu novo lar.

Vamos lá? Para saber mais, é só continuar a leitura!

Navegue pelo conteúdo: 

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar

Casa ou apartamento: como escolher o tipo de imóvel ideal?

Cada um tem a própria referência de casa ou apartamento. No entanto, quando começamos a buscar o imóvel ideal, descobrimos que existem muitas variações entre eles. Afinal, nem toda propriedade é igual.

Por isso, aproveite a leitura para conhecer algumas delas:

Tipos de casa

Imagem do lado externo de uma casa de dois andares pintada nas cores marrom e cinza e portão na cor preta para ilustrar matéria sobre casa ou apartamento
As principais vantagens de morar em casa estão na privacidade, no espaço externo disponível e no potencial para personalização

Casas são aquelas construções independentes, geralmente de um ou dois andares, projetadas para acomodar uma única família. Assim, esse tipo de residência costuma ser separada de outras propriedades por muros, jardins e pátios privados.

As possibilidades existentes são:

Casa geminada

São aquelas ligadas umas às outras. Por isso, dividem o mesmo telhado e, por vezes, a mesma parede em um só terreno.

Desse modo, são boas opções para quem quer comprar a primeira casa, mas busca um valor acessível. Isso é possível graças ao compartilhamento de um mesmo lote com a(s) residência(s) vizinha(s).

Casa térrea

Chamamos de casa térrea aquela em que todos os cômodos ficam em um único andar. Nesse sentido, quanto maior o terreno, maior pode ser a metragem da residência.

No entanto, lotes pequenos podem limitar bastante o número e o tamanho dos ambientes. Além disso, as casas térreas proporcionam liberdade e mobilidade, e são adequadas para famílias com crianças pequenas, idosos e pets.

Leia mais: Quais as principais vantagens e desvantagens de uma casa com piscina para alugar

Sobrado

Os sobrados são casas de dois ou mais andares, ligados por escadas. São boas opções para ampliar a metragem do imóvel, até mesmo se o lote não for dos maiores. 

Em outras palavras, eles são ideais para quem prefere configurações que mantenham as áreas privativas separadas das áreas comuns. 

Jovens e famílias grandes, que precisam de mais espaço, também podem se beneficiar dos sobrados. Já os idosos podem encontrar uma certa dificuldade em caso de restrições de mobilidade. 

Loft

O loft é uma casa sem divisórias entre os cômodos. Ele é inspirado em galpões e armazéns americanos dos anos 70.

Esse tipo de imóvel é associado a profissionais criativos, como escritores e artistas. Porém, qualquer um que goste de ambientes integrados, e não se preocupe tanto com seu espaço pessoal, pode viver confortavelmente em um loft.

Mansão

Mansão ou casa de alto padrão é um imóvel de luxo amplo, com mais de uma suíte, quarto de hóspedes e espaços de lazer, como piscina, sala de jogos, área gourmet, cinema, entre outros. 

Por isso, para desfrutar dos benefícios das mansões, é recomendado ter um alto poder aquisitivo. Isso porque, além do alto custo de manutenção, é preciso contar com colaboradores para auxiliar no funcionamento doméstico.

Casa de condomínio

As casas de condomínio podem ser térreas, sobrados, geminadas, mansões ou lofts. Elas ficam localizadas dentro de uma área organizada, que oferece segurança e áreas para o lazer e a socialização. 

A opção é perfeita para quem busca segurança, para famílias com filhos pequenos — que podem brincar livremente pelo local — e para aqueles que querem passar mais tempo em casa. Dessa forma, é possível desfrutar dos serviços que o condomínio proporciona.

Leia também: Conheça quais são os tipos de condomínio e as diferenças entre eles

More em uma casa na maior metrópole da América Latina

Gostou da ideia de morar em um dos tipos de casa? Então que tal procurar o lar dos seus sonhos em São Paulo, a cidade conhecida como a maior metrópole da América Latina? Clique aqui para acessar o mapa completo com os imóveis disponíveis para alugar na região ou confira as principais casas selecionadas abaixo.

Tipos de apartamento

Imagem do lado externo de um edifício residencial branco para ilustrar matéria sobre casa ou apartamento
Esse tipo de empreendimento é conhecido por porporcionar manutenção simples e disponibilizar comodidades compartilhadas entre os moradores

A finalidade dos apartamentos é a mesma das casas: fornecer moradia. No entanto, eles ficam em construções verticais que reúnem diferentes moradores. Por isso, costuma existir uma limitação de espaço.

As possibilidades existentes são:

Apartamento padrão

Os apartamentos padrão são residências em condomínios verticais com um ou mais dormitórios, banheiro e cozinha. Adicionalmente, eles podem contar com sala, varanda, lavanderia e vaga(s) de garagem. Já o condomínio pode ter áreas sociais, de lazer e serviços.

Eles são ideais para casais e pequenas famílias de até quatro membros. Entretanto, há apartamentos padrão com dormitórios suficientes para acomodar grandes famílias. 

Quem vive neste tipo de imóvel também terá a facilidade de aproveitar a estrutura no tempo livre sem se preocupar com a manutenção extra. 

Kitnet

A kitnet é uma versão reduzida de um apartamento, com um quarto, cozinha e banheiro. 

Assim, é mais comum de ser encontrada nas grandes cidades e não costumam ter opções de lazer no condomínio. Por isso, são muito buscados por universitários, jovens trabalhadores ou por aqueles que passam o dia todo fora.

Leia também: Você sabe qual a diferença entre kitnet e studio?

Studio

O studio é uma mistura do loft com a kitnet. Ele é composto de um cômodo único, que integra quarto e cozinha. Geralmente, conta com áreas de lazer e serviços, como lavanderia.

Estão localizados em áreas nobres e contam com opções para o tempo livre. Por isso, são moradias adequadas para quem já tem uma boa condição financeira, mas não constituiu família — embora casais possam viver confortavelmente nos studios.

Leia mais: Vale a pena comprar um apartamento studio em SP?

Duplex

Quando o apartamento tem dois andares, é chamado de duplex — ou triplex, quando há até três andares. No primeiro piso, ficam os cômodos em comum e nos andares superiores, os privativos. 

O duplex ou triplex é adequado para grandes famílias, que buscam a segurança e a infraestrutura que um condomínio proporciona. Além disso, é mais econômico do que as casas. 

Cobertura

Localizadas no último andar de um edifício, as coberturas são apartamentos luxuosos, com amplo espaço, privacidade e visão privilegiada da cidade. Ou seja: são imóveis para quem tem alto poder aquisitivo e podem acomodar apenas uma pessoa, casais ou famílias inteiras com muito conforto. 

As coberturas também são ideais para quem ama uma festa, já que a vista se torna um atrativo para os amigos e familiares. Ainda é possível ter áreas de lazer exclusivas, como hidromassagem, piscina e churrasqueira.

Além disso, para famílias que contam com crianças, prédios com áreas de lazer são muito valorizadas, por se tornarem uma extensão do apartamento. 

More em um apartamento na Cidade Maravilhosa

Gosta da energia praiana e pensa em encontrar um apartamento para morar no Rio de Janeiro? Então chegou a hora de colocar esse sonho em prática! Clique aqui para conferir os imóveis disponíveis para alugar na região ou veja algumas opções de apartamentos selecionadas logo abaixo.

Quais são as vantagens e as desvantagens de cada um?

As vantagens e desvantagens de morar em apartamento ou casa são variadas. Isso porque as duas alternativas têm seus prós e seus contras. Compare a seguir:

Vantagens de morar em casa

As vantagens de morar em casa são as seguintes:

  • Mais espaço interno e externo, o que permite ter cômodos mais amplos. Isso ajuda na hora de fazer confraternizações;
  • Área externa privada, com forno de pizza, churrasqueira, piscina, jardim etc.;
  • Mais vagas de garagem, já que você pode adaptar conforme a sua necessidade;
  • Autonomia e liberdade, porque você pode fazer o que desejar;
  • Menos preocupação com barulho, pois a construção da casa é independente;
  • Possibilidade de festejar quando quiser, sem necessidade de reservar um salão de festas ou avisar o síndico;
  • Privacidade, já que as áreas externas são de uso próprio e não compartilhado com vizinhos;
  • Maior possibilidade de reformas para valorizar o imóvel e modificações;
  • Facilidade para ter animais de estimação.

Desvantagens de morar em casa

Por sua vez, as desvantagens de morar em casa são:

  • Custo elevado, já que toda a manutenção e a conservação ficam por sua conta — em casos de aluguel, a depender da manutenção, o valor pode ser repassado ao proprietário;
  • Menos segurança. Por isso, é preciso investir em sistemas que aumentem a sua proteção.

Leia mais: Confira 5 dicas para garantir a segurança do seu lar

Vantagens de morar em apartamento

Também existem vantagens de morar em apartamento. As principais são:

  • Segurança, já que o edifício pode ter portaria física ou virtual, câmeras de segurança, sistemas de alarme e mais;
  • Comodidades, porque as áreas comuns trazem conveniências como: salão de festas, piscina, manutenção, limpeza, reparos, reformas etc.;
  • Vizinhança próxima, o que permite estabelecer vínculos e proximidade;
  • Praticidade, já que as áreas comuns são de responsabilidade do síndico, e não sua;
  • Acessibilidade, porque os prédios costumam ficar em localizações privilegiadas.

Desvantagens de morar em apartamento

Enquanto isso, as desvantagens de morar em apartamento são:

  • Regras que todos os moradores devem seguir;
  • Menos autonomia e privacidade, porque você convive com os vizinhos e pode até escutar o que acontece em outros apartamentos;
  • Mais custos, ainda que esses valores tragam praticidade. Assim, você precisará pagar essa taxa mensal para evitar a inadimplência;
  • Espaço restrito, porque os ambientes costumam ser mais compactos.

Como escolher uma casa ou apartamento?

Depois de entender exatamente quais são os tipos de imóveis disponíveis no mercado e o perfil de seus moradores, está na hora de olhar para as suas necessidades e expectativas e descobrir o que é melhor para você.

Então, como definir se você deve comprar apartamento ou casa? Para chegar a essa resposta, coloque na balança alguns fatores, como:

Privacidade

Devido ao tipo de construção, os apartamentos podem dificultar a privacidade entre os vizinhos. Nesse tipo de imóvel, você pode sofrer com barulhos vindos do apartamento de cima, reformas na porta ao lado ou até mesmo se deparar com um vizinho desavisado, sem roupa, bem na sua frente!

Entretanto, nem sempre as casas são as melhores soluções para o problema. Nas geminadas, em especial, o compartilhamento de paredes tende a facilitar a passagem de som, por exemplo. Já nas casas não geminadas, a privacidade é mais garantida. 

Localização

Se o seu desejo é viver em meio à natureza, dificilmente será possível fazer isso dentro de um apartamento. Neste caso, uma casa em um condomínio com bastante área verde é uma possibilidade mais realista.

Se deseja estar mais próximo aos grandes centros urbanos, haverá mais disponibilidade de apartamentos, kitnets e studios. Se o orçamento permitir, você também pode encontrar lofts, duplex e coberturas com facilidade.

Já nas áreas periféricas, você pode topar com boas opções de casas geminadas, sobrados, mansões e apartamentos padrão. 

Preço

O tipo de imóvel não é o único fator que compõe o preço de uma compra ou locação de casa ou apartamento. De forma geral, dá para dizer que, quanto maior a metragem, mais caro será o custo para se viver ali.

Sendo assim, kitnets e studios tendem a ser mais acessíveis, enquanto que, para bancar mansões, duplex e coberturas, será preciso mais verba. Essa regra também vale para casa ou apartamento mobiliado para alugar.

Por outro lado, o preço total para locar um apartamento padrão pode ser equiparado ao aluguel de um sobrado de maior metragem. Isso pode acontecer quando o condomínio é incluído.

Há de se considerar também a localização do imóvel. Um studio numa área nobre da capital paulista pode custar mais caro do que uma casa em uma região mais afastada, como Freguesia do Ó, em São Paulo.

Manutenção

Todo imóvel necessita de manutenção, mas alguns precisam mais do que outros. 

Assim, se você vive em um edifício novo, dificilmente precisará se preocupar com a manutenção interna no curto prazo. Porém, se o seu apartamento é antigo, ele pode demandar mais cuidados elétricos, hidráulicos e com a aparência do imóvel.

Já a manutenção externa e das áreas comuns é feita pelo administrador, sem preocupações para o morador. Este também é o caso das casas que ficam em condomínios. 

As demais casas exigem que a manutenção seja feita pelo morador (ou proprietário). Dependendo de seu estado de conservação, por exemplo, você precisará atentar a diversos “detalhes” para o seu bom funcionamento — de desentupimento de calhas à poda do jardim. 

Ah, e quanto maior a casa, mais trabalho você terá! É por isso que, nas mansões, sempre há funcionários por perto.

Moradores

Quem vai viver com você? É preciso que o imóvel seja funcional para todos os moradores. 

As escadas podem ser perigosas para idosos e bebês. Crianças e pets — que já somam 149,53 milhões no Brasil — vão adorar uma área externa. Enquanto isso, os adultos podem se beneficiar de áreas de lazer — dentro de casa, como uma varanda gourmet ou uma biblioteca — ou nos condomínios, como uma quadra de tênis. 

Segurança

Não deixe de pesar também o quesito segurança. Geralmente, os condomínios transmitem uma sensação de segurança maior. Isso porque estão cercados por portarias, ao contrário das casas, expostas para as ruas. No entanto, lembre-se que há casos de falta de segurança registrados em condomínios e até mesmo nas mais luxuosas mansões. 

Por outro lado, um sobrado localizado na região serrana do Rio de Janeiro pode ser bem mais seguro do que uma cobertura na zona oeste carioca. 

Investimento

Quem está adquirindo um imóvel pensando em alugar ou em garantir a venda lá na frente precisa de uma opção rentável, com possibilidade de liquidez e potencial de valorização. Isso passa pela região e pelas características do imóvel. 

Para alugar rapidamente uma casa ou apartamento, será preciso conquistar o locatário. Casas e apartamentos com ambientes multifuncionais, boa infraestrutura e semimobiliados podem ser vantajosos. Porém, talvez seja preciso investir em reparos iniciais. 

Se a opção for pela venda, o bom estado de conservação é essencial. Outro diferencial é estar com a documentação em dia. Além disso, uma boa alternativa é estar sempre disponível para negociações, especialmente quando o imóvel em questão tiver um alto valor.

Em São Paulo, as residências em prédios já são maioria, de acordo com estudo recém-divulgado pela Fapesp. Essa é uma boa dica para quem está em dúvida entre casa e apartamento para investir na capital.

Leia mais: Conheça os principais cuidados na hora de selecionar o locatário do seu imóvel

Encontre sua nova casa ou apartamento no QuintoAndar

Depois de tantas informações, você com certeza está pronto para iniciar sua pesquisa e dar o próximo passo rumo à casa nova.

Para essa nova etapa, conte com os recursos que o QuintoAndar oferece para tomar as melhores decisões na hora de escolher entre casa ou apartamento. Afinal, se a região dos seus sonhos não estiver no Rio ou em SP, você pode optar por alugar, comprar ou vender imóveis em outras diversas cidades brasileiras!

Acesse o site ou faça o download do nosso app e aproveite a sua jornada no mercado imobiliário com acesso às melhores condições, sem fiador, e podendo contar com outras opções de garantias locatícias.

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel