Por Juros Baixos

Se você sonha em comprar um imóvel para chamar de seu deve ter, necessariamente, um bom planejamento financeiro. Com ele, será possível decidir as melhores opções de crédito, como empréstimo online ou financiamento.

Mas não é só isso! O controle financeiro é imprescindível para que você faça uma boa escolha e realmente consiga arcar com os custos do seu imóvel. Isso conjuntamente às demais despesas do dia a dia.

Igualmente, deve-se ter conhecimento sobre a situação do mercado imobiliário, bem como saber o que você deseja em um imóvel e quanto ele demanda. Continue lendo, então, para conferir dicas de como conquistar seu sonho com organização!

Navegue pelo conteúdo:

De olho no mercado imobiliário

Antes da decisão, é essencial ter  em mente a situação atual do mercado financeiro. Ele teve uma alta desde 2020, em razão da queda das taxas de juros. Isso, por sua vez, deu-se em razão da queda da taxa Selic.

Essa é a taxa que corresponde a 70% do valor-base dos juros de financiamento. Ou seja, isso influencia  diretamente na média de juros que se cobram quando se busca crédito para a compra de um imóvel.

A Selic passa por uma análise a cada 45 dias. Essa análise pode levar à alta, baixa ou à manutenção da taxa. No início do mês de agosto de 2021, por exemplo, ela corresponde a 5,25% ao ano. Em consequência, a atual média de juros para financiar um imóvel é de 7,5% ao ano, segundo o Banco Central.

Além disso, é preciso ter em mente que o financiamento é apenas uma das opções que existem para obter um imóvel. O empréstimo online é outra das alternativas. Por isso, é necessário conhecer as opções e analisá-las de acordo com sua realidade.

Leia também: Guia completo de como comprar um apartamento

Comprando um imóvel: por onde começar

Além de conhecer o mercado financeiro e suas variações, é crucial que você também conheça as suas preferências, realidade financeira e as opções que existem para você. Por isso, não deixe de conferir como obter todas as informações para seu planejamento financeiro.

Comece por aqui e veja toda a documentação necessária para comprar um imóvel no QuintoAndar.

Tenha em mãos seu planejamento

Primeiramente, você deve organizar as suas finanças com base nos seus objetivos. Uma vez que eles se referem à compra de um imóvel, pense como é possível fazer sobrar dinheiro para que essa obtenção seja possível.

Igualmente, pense nas possibilidades de juntar dinheiro para dar uma entrada na compra. Com isso, é possível diminuir o valor do empréstimo online ou de outra forma de crédito que você escolha.

Defina um orçamento

Para ter um planejamento financeiro em mãos é indispensável que você também tenha um orçamento. Ele se refere ao conhecimento quanto às suas despesas fixas e variáveis. Igualmente, ao valor que entra.

Assim, ele se refere a quanto você tem disponível. Com ele, é possível encontrar formas de economizar, como abrir mão de algumas despesas. Por outro lado, como trocar preferências de produtos e serviços para outros mais em conta.

O orçamento é necessário para o planejamento e vice-versa. Somente tendo conhecimento de quanto você gasta, quanto ganha e quanto precisará para manter suas despesas e obrigações financeiras em dia.

Pesquise a localização

Continuando os passos necessários para desenvolver seu planejamento financeiro para comprar um imóvel é preciso ter noção da localidade que lhe interessa. Isto é, da cidade e bairro em que você quer investir.

Isso é imprescindível, pois os imóveis sofrem grandes alterações de valores e condições de crédito de acordo com a sua localização. Por exemplo, existe financiamento próprio para imóvel em região rural ou para urbana,

Da mesma forma, o valor do imóvel pode sofrer variações dentro da mesma cidade. Quanto melhor a região em relação à acessibilidade, segurança e praticidades, mais cara ela será.

Assim, determine qual é o valor que você necessitará para obter o imóvel dos seus sonhos. Igualmente, pense em opções. Por exemplo, uma região próxima ao local em que você pretendia a princípio.

Da mesma forma, busque saber os valores para cada região de interesse, de imóveis prontos, novos ou usados, ou, ainda, na planta. Cada um deles pode ter as suas vantagens e desvantagens. Obtenha todas as informações.

Verifique opções financeiras

Não deixe de conhecer as alternativas financeiras que existem. Veja, abaixo, as principais diferenças entre elas.

Financiamento

O financiamento se caracteriza pela concessão de crédito para a compra de um bem. Contudo, nesse caso, o valor vai diretamente ao credor. Ou seja, à construtora ou ao proprietário do imóvel. Assim, você paga as parcelas ao banco ou financeira concessora.

Empréstimo

Por outro lado, o empréstimo online ou tradicional se refere à concessão do crédito para você. Assim, você destina os valores de acordo com o seu planejamento. É possível até mesmo obter valor maior para compras de móveis, reformas e outros.

Ainda, outra possibilidade é oferecer um veículo como garantia, ou outro bem. Isso pode diminuir as taxas de juros.

Concilie com outras metas financeiras

Ainda, antes de sair contratando um empréstimo online ou financiamento para comprar seu imóvel, lembre-se de que seus sonhos não terminam na compra dele. Existem muitos outros objetivos a serem conquistados.

Dessa forma, lembre-se de conciliar os valores que irá gastar com as parcelas do imóvel junto a outras que possam surgir ao longo do caminho.

Não descuide da burocracia

Ainda, lembre-se de que a obtenção de um imóvel requer altas quantias. Por isso, em empréstimo online ou financiamento para esse fim contará com burocracia. Ela envolve especialmente a apresentação de documentos concisos.

Eles incluem a comprovação de renda, históricos financeiros e nome limpo, bem como um bom score nos cadastros como Serasa Consumidor e Consumidor Positivo. Em verdade, isso é ideal para ter as melhores taxas de juros possíveis.

Da mesma forma, quando se trata de financiamento, ainda é necessário apresentar documentos do próprio imóvel. 

Por isso, lembre-se de reunir toda a documentação para melhorar suas chances de obter uma boa opção de crédito de acordo com seu planejamento financeiro.

Considerações finais

Com o planejamento financeiro e organização do orçamento é possível conquistar o sonho de comprar seu imóvel próprio. Igualmente, não deixe de conhecer as suas opções e de comparar as taxas de juros de todas elas.

Sobre o Juros Baixos

Há mais de 5 anos no mercado, o Juros Baixos é uma fintech que atua oferecendo soluções financeiras através de um marketplace de crédito e plataforma de bem-estar financeiro.

Se quer ter acesso a mais conteúdos sobre educação financeira, não deixe de conferir o blog Juros Baixos e nosso canal no Youtube.

Fonte: parceria Juros Baixos

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

+Leia Também:

5 dicas de organização financeira pra você comprar um imóvel

6 dicas para você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel