Entre documentos e burocracias, realizar transações imobiliárias não é algo para qualquer pessoa. É preciso ter ajuda especializada. E uma boa consultoria imobiliária pode atender diferentes camadas de públicos, auxiliando desde um inquilino que busca uma kitnet para alugar até experientes investidores de imóveis. 

E um dos principais beneficiados por esse tipo de serviço são os proprietários que desejam alugar ou vender seus imóveis. Quer saber o porquê? A gente te explica aqui.

Navegue pelo conteúdo:

O que é uma consultoria imobiliária?

Consultoria imobiliária, ou o trabalho de um consultor imobiliário, tem como foco de atuação o estudo do mercado imobiliário e a especialização em todos os trâmites que envolvem negócios com imóveis, sejam eles de venda ou de locação.  

A empresa que oferece consultoria imobiliária em seus serviços precisa ter uma equipe preparada para tirar todas as dúvidas e auxiliar seus clientes nos processos burocráticos característicos do mercado imobiliário.

No caso de um proprietário que vende ou aluga seu imóvel, essa consultoria deve começar no momento em que o bem é anunciado.

Na venda, a consultoria de imóveis termina com a entrega das chaves e o dinheiro caindo na conta do vendedor. Já no caso do aluguel, a consultoria pode atuar como o elo entre o proprietário e o inquilino, na resolução de qualquer questão que possa aparecer até o final do contrato de locação.

Além disso, o consultor imobiliário também é fundamental para quem compra imóvel, especialmente para aqueles que fazem isso pela primeira vez, no auxílio com toda a papelada necessária para a transação.

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

Diferença entre consultor imobiliário e corretor de imóveis

Existe uma diferença básica entre o consultor imobiliário e o corretor de imóveis. E ela tem a ver com o nível de experiência de cada tipo de profissional no mercado imobiliário.

Por exemplo: é muito importante que um consultor imobiliário tenha experiência como corretor de imóveis. Trata-se de um diferencial, apesar de não ser uma exigência. Qualquer corretor pode se tornar um consultor, desde que estude e se habilite para isso.

Já o inverso, ou seja, um corretor ter experiência como consultor, não é exatamente uma exigência do mercado. 

No entanto, um consultor imobiliário não pode simplesmente começar a trabalhar como corretor. Uma vez que, para exercer essa profissão, é necessário ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis.

Como funciona uma consultoria imobiliária para a venda de imóvel?

O mesmo funcionamento da consultoria imobiliária para a venda, vale para você que tem um imóvel e deseja disponibilizá-lo para o aluguel. Afinal de contas, ao fazer a locação direto com o inquilino você corre riscos, como não receber o pagamento em dia sem o respaldo de uma imobiliária por trás.

  • Reunir toda a documentação;
  • Estipular o preço do imóvel;
  • Fazer um levantamento de todas as características do imóvel;
  • Conduzir reformas que o imóvel possa precisar;
  • Registrar boas fotos para anunciar imóvel grátis;
  • Fazer e veicular o anúncio de venda;
  • Gerenciar as visitas ao imóvel;
  • Fazer contato com os interessados e fechar o acordo da venda;
  • Acompanhar todo o processo da venda, até o recebimento do dinheiro e, posteriormente, a entrega das chaves ao novo proprietário.

Já pensou ter que fazer tudo isso por conta própria e sem a ajuda de um profissional especializado? Pois com uma consultoria imobiliária você não precisaria se preocupar com grande parte da lista acima.

Como funciona uma consultoria imobiliária para alugar meu imóvel?

O mesmo vale para você que tem um imóvel e deseja disponibilizá-lo para o aluguel. Afinal de contas, geralmente, ao fazer a locação direto com o inquilino você corre riscos, como não receber o pagamento em dia sem o respaldo de uma imobiliária por trás.

Além disso, você ainda teria todo o trabalho de resolver questões burocráticas, como, por exemplo, providenciar o contrato de aluguel.

Ao recorrer a uma consultoria imobiliária, você terá muito menos preocupações. O QuintoAndar, por exemplo, nasceu em 2013 e revolucionou o mercado imobiliário, tornando-se rapidamente líder de aluguéis residenciais no Brasil. 

O proprietário que aluga o seu imóvel pela plataforma do QuintoAndar, por conta da consultoria que recebe e de todas as inovações tecnológicas, só precisa conferir todo dia 12 de cada mês, sem atraso, o recebimento do aluguel. Isso porque a imobiliária digital trabalha com pagamento garantido, para oferecer segurança aos donos de imóveis que optam pelo QuintoAndar para cuidar da administração.

O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, evitando, ainda assim, a inadimplência: a Fiança Simples. É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel. Saiba mais sobre esse tipo de garantia locatícia disponível para imóveis administrados pelo proprietário aqui.

Rentabilidade de aluguel

Se você pretende comprar um imóvel para investir, o QuintoAndar oferece a possibilidade já no anúncio de uma casa ou apartamento, onde você encontra uma estimativa de quanto terá de rentabilidade do aluguel.

De acordo com a imobiliária digital, a média de rentabilidade entre os imóveis anunciados na plataforma é de 0,4% ao mês, podendo variar um pouco para mais ou para menos. 

Esse cálculo é feito com base em duas ferramentas que o QuintoAndar oferece: a calculadora do preço de aluguel e a calculadora do valor de venda de imóvel.  

Com o uso de inteligência artificial, as duas ferramentas consideram as características de milhares de imóveis para calcular os preços justos de aluguel e de venda dos imóveis anunciados na plataforma.

Como funciona a consultoria imobiliária digital no QuintoAndar?

Desde sempre, o QuintoAndar usou de toda a sua tecnologia e inovação para aproximar proprietários de inquilinos e eliminar burocracias – como o fiador de aluguel, por exemplo. E especialmente após entrar no mercado de compra e venda de imóveis, a imobiliária digital começou a investir ainda mais na consultoria imobiliária.

Recentemente, anunciamos a criação da função de “Consultor Imobiliário”, uma modalidade inédita e inovadora de corretores de imóveis. 

A nova categoria visa diversificar o papel do corretor de imóveis, especialmente para o atendimento daqueles clientes que são mais “offline” e têm um pouco mais de dificuldade em se beneficiar de todos os diferenciais oferecidos pela plataforma do QuintoAndar. 

Veja algumas funções desempenhadas pelo consultor imobiliário no QuintoAndar:

  • Prospecção de inquilinos, papel já tradicional dos corretores;
  • Cadastro de imóveis para o proprietário na plataforma;
  • Servir como ponto de contato e assessoria para o proprietário durante o processo de locação;
  • Tirar dúvidas relacionadas à tecnologia e interação com o QuintoAndar dos clientes;
  • Atuar na captação de clientes, apresentando a companhia a proprietários que ainda não estejam utilizando a plataforma tanto para alugar quanto para vender seus imóveis. 

“O Consultor Imobiliário abre as possibilidades de atuação para os corretores, que podem se dedicar a atividades específicas do seu trabalho, ao mesmo tempo que beneficia proprietários, que não usavam o QuintoAndar por falta de apoio para usar ferramentas digitais, e os inquilinos, que buscam imóveis conosco e, agora, terão mais opções para escolher”, diz Thiago Tourinho, COO do QuintoAndar.

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora