Alugar um imóvel pode ser uma experiência inédita pra muitas pessoas, como jovens casais ou estudantes, por exemplo. Uma dica importante é saber o que perguntar na hora da visita ao imóvel. E nada melhor do que ter a ajuda do profissional do mercado que mais entende do assunto: o corretor.
Conversamos com Emerson José Sapucahy de Almeida, corretor parceiro do QuintoAndar que atende a Zona Leste de São Paulo. Ele tem uma média de um contrato fechado por dia e traçou como meta fechar pelo menos 40 contratos no mês de janeiro. E nos deu vários toques sobre as informações essenciais que qualquer pessoa deve ter antes de alugar um imóvel.
De acordo com Emerson, normalmente, o corretor é quem conduz a visita ao imóvel. Até para “vender melhor o peixe”. Mas ele também deve estar atento às dúvidas do cliente do QuintoAndar. E é importante que o inquilino em potencial tenha algumas perguntas básicas na cabeça. Veja quais são:
Como funciona o sistema de locação com o Quinto Andar?
“A empresa tem o diferencial do pagamento de aluguel garantido ao proprietário. E a facilidade e a economia para o locatário sem exigir depósito caução ou fiador de aluguel. Além disso, ainda tem a facilidade de colocar até quatro pessoas no contrato mesmo sem morar no imóvel”, diz o corretor.
Como é o tempo de contrato e como funcionam as rescisões?
“É importante que o inquilino se informe sobre isso. O QuintoAndar está totalmente adequado à Lei do Inquilinato no que diz respeito à desocupação do imóvel. Com contrato padrão de 30 meses e sem cobrança de multa por rescisão contratual após os 12 primeiros meses. Temos um excelente suporte a clientes, com especialistas nestas questões jurídicas”, avisa Emerson.
Além disso, Emerson listou alguns pontos importantes de atenção que o inquilino deve ter, não apenas sobre o imóvel em si, mas também sobre o condomínio, a vizinhança, entre outras coisas.
Veja as dicas do corretor:
Dê uma volta nas redondezas
- Veja o que há de opções de comércio e serviços;
- Se tiver filhos, veja a distância para as escolas e procure conhecê-las;
- Saiba o que o bairro oferece em termos de transporte público;
- Conheça as principais vias de acesso;
- Procure saber se, nos arredores, acontecem eventos como bailes de rua ou se há escolas de samba, danceterias e bares. Dependendo da proximidade, as noites podem não ser muito tranquilas.
Verifique as questões de segurança do imóvel
- Se for casa, por exemplo, tenha atenção na altura dos muros. Veja se ela possui cercas elétricas ou concertina. Observe se as casas vizinhas possuem muitos itens de segurança. Normalmente, quando a maioria das casas na rua têm muros baixos e não possuem muita segurança, este é um fator positivo de que a rua é tranquila;
- Em casos de prédios, vale observar se o condomínio possui portaria 24 horas. Veja como funciona a entrada de visitas e carro. Observe também se as janelas e varandas possuem telas de proteção, para pets e crianças.
Dentro do imóvel
- É importante verificar se ele possui vazamentos ou infiltrações;
- Veja se o local é bem arejado ou se é muito quente;
- Veja se os dormitórios são muito barulhentos, por conta de tráfego na rua ou proximidade com áreas de lazer;
- Verifique se as tomadas são novas ou antigas. Se forem novas, é um indicativo de que o imóvel teve manutenção elétrica recente;
- E não deixe de tirar as medidas de paredes e espaços para seus móveis e eletrodomésticos.