Se você, inquilino, está saindo de um imóvel alugado, seja para outra locação ou para a casa própria, você deve estar se perguntando: devo pagar o último mês de aluguel?

O último aluguel sempre deve ser pago. O que causa confusão é se o acerto já foi feito antes da sua saída ou se precisará ser realizado depois que você deixar o local. 

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas agora que chegou o momento de fazer essa grande mudança na sua vida, é muito importante acertar as contas com a imobiliária e o proprietário para ir embora sem dívidas.

Para entender se você tem que pagar o último mês de aluguel e os demais processos para deixar a residência, continue a leitura. 

Navegue pelo conteúdo

Aluguel: paga antes ou depois de morar?

A dúvida “devo pagar o último mês de aluguel?” vem justamente dessa questão. Portanto, a primeira coisa que você precisa saber é se o seu aluguel se paga antes ou depois de ter morado no imóvel ao longo de cada mês.

A resposta vai depender do contrato estabelecido no momento da locação e de quando você pagou o primeiro aluguel.

Em alguns contratos, fica acertado que o pagamento deve ser feito pouco antes ou assim que receber as chaves do imóvel. Isso quer dizer que primeiro você paga, depois você mora.

Porém, também existem contratos em que o acerto de contas é feito no mês posterior ao recebimento das chaves. Nesse caso, você está morando antes de pagar.

As duas modalidades de cobrança estão previstas na Lei do Inquilinato, e devem ser aplicadas de maneira correta.

Como funciona o pagamento adiantado do aluguel?

O Art. nº 20 estabelece que o aluguel antecipado é realizado quando:

  • Se tratar de locação de temporada (por exemplo, quando você aluga uma casa na praia para passar o fim de semana com os amigos);
  • Não é exigida nenhuma garantia de locação.

Segundo o Art. nº 37, entende-se como garantia de locação: caução, fiança, seguro de fiança locatícia e a cessão fiduciária de quotas de fundo de investimento. Ah, e só é permitido exigir uma dessas opções. 

O aluguel sem garantia é o diferencial do QuintoAndar. Ou seja, uma boa parte dos nossos inquilinos realiza o pagamento adiantado do aluguel. 

Sendo assim, os acertos são referentes ao uso do mês que está começando e não do mês que terminou. 

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

Como funciona o pagamento subsequente do aluguel?

Pelo Art. nº 42, quando se o contrato não for de locação de temporada ou exigir uma das modalidades de garantia que mencionamos acima, o pagamento é realizado no mês subsequente à entrada. 

Aqui no QuintoAndar, quem não cumpre os requisitos para o aluguel sem garantia tem a opção de alugar com o nosso Fiança Garantida com o menor preço do mercado. 

Neste caso, os aluguéis são referentes ao uso do período que terminou, ou seja, primeiro você mora, depois paga. 

Afinal, quando devo pagar o último mês de aluguel?

Agora que você já entendeu como funciona o pagamento adiantado e subsequente do aluguel, é hora de resgatar o seu contrato e conferir se você ainda tem que pagar o último mês de aluguel. 

Se o pagamento de aluguel é feito adiantado, você não precisa mais se preocupar com isso. 

Vamos supor que seu aluguel vence todo dia 5. Se você sair até o dia 4, o próximo aluguel não deverá ser pago, pois o último foi acertado no mês anterior.

Quem paga o aluguel posteriormente ainda terá um último aluguel para pagar com a sua parte do acordo. Portanto, separe o dinheiro para o último aluguel do imóvel a ser quitado.

No mesmo exemplo acima, se você sair no mesmo dia 4, ainda precisará acertar o valor que vence no dia 5. 

Quantos dias tenho para sair depois que vence o aluguel?

Você sempre deverá avisar a imobiliária com 30 dias de antecedência a sua intenção de sair do imóvel. É o chamado aviso prévio.

Isso quer dizer que, no caso do pagamento antecipado, é preciso fazer esse comunicado na data em que você for pagar o último aluguel, caso deseje morar o mês todo do local. 

Quando o aluguel é pago no mês subsequente, a comunicação precisa ser feita junto com o penúltimo pagamento para ter direito a permanecer na residência por mais 30 dias. 

Se você pretende sair antes da data de vencimento, planeje-se para avisar a imobiliária um mês antes. Em alguns casos, dá para negociar o reembolso (no caso do aluguel antecipado) ou pagamento proporcional (no caso do subsequente).

O que é preciso pagar na devolução do imóvel?

Para que você possa devolver um imóvel alugado, é preciso que todas as contas estejam em dia. É o caso de:

  • Aluguel;
  • Condomínio;
  • IPTU;
  • Serviços essenciais (luz, água, gás) não inclusos no condomínio.

Nos contratos com prazo determinado, pode haver uma multa na cláusula de rescisão contratual se o imóvel for entregue antes do período mínimo de locação. 

Nessa quebra de contrato, o valor da multa é proporcional ao período restante do contrato, conforme previsto na Lei do Inquilinato.

O que mais devo pagar?

Para além dos acertos financeiros, você vai precisar cancelar os demais serviços contratados, como telefonia, Internet e TV a cabo.

Antes de sair de vez o imóvel, você tem que deixá-lo na mesma situação em que o encontrou

Para isso, reveja o laudo de vistoria feito no momento da sua entrada e confira se a propriedade precisa de algum reparo para ficar exatamente igual ao que foi entregue – por isso é sempre preciso pintar as paredes em tonalidade neutra. 

Você também deverá desfazer qualquer benfeitoria realizada, salvo se o proprietário optar por mantê-la. Neste caso, basta registrar por escrito o acerto.

Por exemplo: se você instalou ou trocou o gabinete no banheiro, vai ter que tirar antes de devolver o imóvel e, no caso da troca, ainda terá que recolocar o original. 

Agora, se o proprietário gostou da mudança e você concorda em deixar o item no local, só é preciso documentar. Mas lembre-se que isso não gera nenhum ressarcimento para você!

Todos os custos para deixar o imóvel nas mesmas condições em que foi alugado são arcados pelo locatário. Por isso, não deixe de considerar esse gasto extra na hora da entrega.

Está buscando casa nova?

Você decidiu sair da sua casa ou apartamento alugado, mas ainda não sabe onde vai morar? O QuintoAndar está aqui para ajudar!

Acesse o site do QuintoAndar  e confira de perto os imóveis que oferecemos para que você possa se mudar para um local que ofereça tudo aquilo que precisa sem extrapolar o seu orçamento. 

Alugue sem complicação e sem fiador.
Alugue sem complicação e sem fiador. Encontre seu próximo lar

Leia também: Aluguel barato, entenda como encontrar o mais adequado ao seu bolso

Somos uma imobiliária 100% digital há mais de oito anos no mercado com imóveis disponíveis para compra e venda em mais de 40 cidades brasileiras. 

Todos os nossos processos são realizados por uma equipe especializada que vai auxiliar do começo ao fim dessa jornada para que a sua experiência seja rápida, prática e sem burocracia.