O QuintoAndar fez um levantamento em sua plataforma digital de aluguel de imóveis pra traçar um perfil das buscas na cidade de Belo Horizonte. E um dos pontos observados pela pesquisa foi o aumento das buscas por casas, em um reflexo da pandemia de Covid-19, além da liquidez, o que gerou um ranking com os bairros onde os imóveis em BH são alugados mais rapidamente.
Tipos de imóveis em BH
Em Belo Horizonte, as buscas por casas aumentou 20% no ano de 2020, enquanto as casas de condomínio foram 11% mais buscadas. Por sua vez, os apartamentos (-6%) e os studios ou kitnets (-11%) tiveram menos buscas no ano, se comparadas a 2019.
Uma das hipóteses pra essa mudança, de acordo com o QuintoAndar, foi a pandemia de Covid-19, uma vez que o isolamento social mudou a relação das pessoas com suas casas.
Com isso, mais mineiros aderiram ao trabalho, ao estudo e a outras atividades que passaram a ser realizadas dentro de casa. Criando, assim, a necessidade de espaços maiores.
Bairros com mais liquidez
Como critério, o QuintoAndar comparou imóveis alugados em até 2 semanas, com valores de aluguel até R$ 2 mil nos últimos 12 meses. De acordo com a imobiliária digital, os bairros mais líquidos da cidade em 2020 foram, pela ordem:
1 – Santa Tereza
2 – Estoril
3 – Buritis
4 – Santa Efigênia
5 – Nova Suissa
Tamanhos preferidos de imóveis em BH
Outra informação gerada pelo levantamento do QuintoAndar tem a ver com a preferência dos imóveis em termos de tamanho na Capital Mineira.
Em Belo Horizonte, um imóvel de 1 quarto é alugado 15,9% mais devagar do que a média geral da cidade. Enquanto que os de 2 quartos são alugados 4,5% mais rápido do que a média geral.
Os imóveis de 3 quartos ficam na média da Capital Mineira. Por sua vez, os de 4 tem liquidez menor e demoram 27,2% a mais que a média da cidade pra serem alugados.
Isso quer dizer, em números absolutos, que um imóvel de 1 quartos é alugado – em média – 3,5 dias mais devagar que a média da cidade. Já um imóvel de 4 quartos demora – em média – 6 dias a mais para ser alugado do que a média da cidade.
Filtros mais usados
Por fim, a imobiliária digital divulgou os filtros de buscas por imóveis mais usados pelos belorizontinos. De acordo com o QuintoAndar, imóveis com varanda gourmet tiveram 38% a mais de buscas em 2020, seguidos de perto pelo imóveis com vista livre (37%).
Imóveis que recebem o sol da manhã foram 20% mais buscados. E os filtros de novos e reformados, assim como os apartamentos de cobertura, cresceram 12% cada.