Viver numa kitnet não significa levar uma vida apertada. Apesar dos espaços reduzidos, há diversas formas de transformar esse tipo de apartamento compacto em um lar aconchegante. E se você está em busca de uma kitnet para alugar, vamos dar algumas dicas sobre como encontrar boas opções e as melhores características que o imóvel deve ter para seu máximo de conforto.

Tudo sobre kitnet para alugar e mais!

Clique no link abaixo para navegar pelo conteúdo:

Diferença entre kitnet, studio e loft

Você sabe o que é kitnet? Será que é igual a um studio ou a um loft? Muita gente faz essa confusão. Na verdade, os 3 tipos de imóveis têm a similaridade de serem espaços integrados, onde sala, cozinha e quarto estão no mesmo ambiente.

Veja aqui como diferenciá-los:

  • Kitnet: apartamentos tradicionais, porém com dimensões bem reduzidas, geralmente abaixo de 50m². Costumam ser comuns em prédios mais antigos e podem possuir espaços funcionais extras, como uma pequena área de serviço, por exemplo;
  • Studio: também são imóveis de baixa metragem – em torno dos 30 m², sendo alguns um pouco maiores ou um pouco menores. Se popularizaram na década passada, quando houve um aumento na construção de prédios com esse tipo de apartamento compacto. Por serem condomínios mais modernos, costumam contar com vários serviços, como áreas sociais e lavanderias coletivas, tirando do imóvel a necessidade de espaços extras;
  • Loft: geralmente são imóveis mais amplos, com pé direito mais alto. Como se fossem pequenos galpões. É um conceito de moradia popularizado nos Estados Unidos e na Europa na década de 1970, que consistia em subverter espaços como galpões de fábricas, por exemplo, para o uso residencial.

Veja ofertas de kitnet para alugar em São Paulo pelo QuintoAndar:

Vantagens de uma kitnet

Residências mais compactas são tidas como uma tendência nas principais cidades do mundo, não só pela praticidade, mas também pela economia. Os valores do aluguel e de serviços, como água e luz, bem como a taxa do condomínio e de outros impostos são menores para quem aluga uma kitnet.

Além disso, outro fator que conta bastante na hora de alugar uma kitnet é a segurança. As novas construções desses apartamentos compactos têm investido em projeções automatizadas e segurança 24 horas, com monitoramento de visitantes e moradores, e sistemas de identificação de entrada e saída.  

Por ser um ambiente compacto, a kitnet ainda proporciona otimização de tempo e de espaço. O mercado para esse tipo de apartamento também é bem diversificado, sendo possível encontrar kitnets bem equipadas ou bem simples. 

Kitnet mobiliada para alugar

Quem procura uma kitnet para morar, muitas vezes, está em busca de praticidade. Por isso, buscar esse tipo compacto de apartamento mobiliado para alugar pode ser uma grande economia de tempo e dinheiro. Neste caso, vale a pena pesquisar opções de kitnets mobiliada e com móveis planejados e multifuncionais, como uma cama baú, por exemplo.

+Leia Também:

Reforma de apartamento: desafios, valores, prós e contras

O que é flat? Conheça o conceito da moradia que mistura casa e hotelaria

Dicas para otimizar os espaços de uma kitnet

Para te ajudar a pensar em formas de encontrar a melhor kitnet para alugar, dá uma olhada nas dicas de otimização dos espaços que listamos pra você:

1. Verticalidade

Numa kitnet ou studio, as paredes devem ser aproveitadas ao máximo. Por isso, ao alugar uma kitnet – caso ela já não tenha esse tipo de recurso – use e abuse de estantes, prateleiras e nichos. Mesmo que o imóvel tenha um pé direito alto. O teto é o limite! Essa é uma estratégia boa pra não ter objetos pelo caminho. E isso vale tanto pra itens que você usa no dia a dia quanto pra coisas decorativas.

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

2. Portas de correr

Em uma kitnet, a economia de espaço deve ser sempre o foco. Por isso, vale a pena você procurar por imóveis desse tipo que tenham portas de correr. Assim, você não terá que descontar o espaço da abertura das portas ao arrumar suas coisas.

Neste apartamento no Jardim Paulista, em São Paulo, o proprietário instalou um armário com portas de correr. E ainda delimitou os ambientes de uma forma criativa, usando as costas do sofá como cabeceira da cama. Nada mal para você que quer uma kitnet para alugar, entrar e morar, não?

Kitnet - Portas de correr

3. Evite os tons escuros

Por se tratar de um imóvel com dimensões reduzidas e, normalmente, apenas uma janela, uma kitnet depende muito dessa única entrada de luz pra se manter clara. Por isso, procure apartamentos compactos para alugar com cores claras nos pisos e, principalmente, nas paredes. Os tons mais claros ajudam a iluminar e ampliar ambientes menores.

Mas lembre-se: quando você aluga um imóvel, é importante fazer de tudo para se sentir em casa. Você pode até pintar uma parede da cor que desejar, por exemplo. Basta ter em mente que um imóvel alugado passa sempre por uma vistoria de entrada no início do processo de locação. E que ele deve ser devolvido da mesma forma que você encontrou ao final do contrato, o que é verificado na vistoria de saída.

Líder em aluguéis residenciais no Brasil, o QuintoAndar facilita ao máximo o contato entre inquilinos e proprietários, via chat pelo site ou pelo seu app. Por isso, caso você deseje fazer alguma mudança na sua kitnet alugada, procure conversar com o proprietário.

Vale apostar também em tons mais claros, como o branco e o neutro, nos móveis da sua kitnet, ideais para um espaço compacto, pois garantem à kitnet uma impressão de amplitude.

4. Prefira uma decoração minimalista

Apostar em uma decoração minimalista para a sua kitnet oferecerá maior elegância e funcionalidade ao seu lar. No caso de um apartamento compacto, menos é mais. Além disso, muita informação na decoração pode prejudicar o resultado final do seu planejamento.  

Alguns itens de decoração caem muito bem em espaços menores, trazendo ainda mais personalidade e conforto ao ambiente, seja ele grande ou pequeno! 

No caso das kitnets, o importante é não exagerar. No espaço reservado para sala de estar, ou quarto, você pode colocar um tapete felpudo sob a cama, ou sofá. Outro acessório essencial são as almofadas decorativas. Escolha cerca de três modelos para posicionar onde quiser. 

Para que você não precise acumular diversos modelos em casa, aposte nas capas de almofada. Com elas, é fácil mudar a cara da decoração sempre que quiser, com apenas uma simples troca. Além de deixar o ambiente aconchegante, esses acessórios ajudam a elevar o visual do seu lar e ainda não atrapalham a circulação pela casa. Fácil e prático!

5. Invista nos têxteis

Você pode não somente apostar nas capas de almofadas para deixar a sua decoração ainda mais elegante, mas também em outras composições que utilizam os tecidos. Têxteis coloridos, por exemplo, quando usados em cortinas, roupas de cama, tapetes e sofás trarão ainda mais personalidade a sua decoração. Ainda mais se você optou por paredes e móveis brancos ou neutros. 

6. Iluminação bem planejada

Aproveitar a luz natural em uma kitnet é fundamental, mas vale investir também em um bom planejamento de iluminação artificial. Aposte em abajures de mesa, de chão ou luminárias pendentes aliados às paredes pintadas em tons claros para clarear o ambiente e garantir uma boa iluminação ao seu apartamento compacto. 

7. Invista em móveis com dupla funcionalidade

Móveis com dupla função são planejados especificamente para locais pequenos e que precisam de otimização de espaço. As mesas de centro com puffs, por exemplo, são versáteis em qualquer tipo de decoração e podem servir como assento extra e suporte para objetos.  

Outra dica para otimizar o espaço da sua kitnet é optar por uma cama suspensa. Você pode usar o espaço abaixo dela para montar um home office, por exemplo. Assim, é possível criar dois ambientes em um. 

8. Divisor de ambientes e prateleiras

Já falamos da porta de correr. Mas há outras formas de dividir ambientes. Você pode usar biombos, estantes vazadas ou até mesmo cortinas. O importante, neste caso, é fazer de forma que a passagem da luz natural não fique prejudicada. Do contrário, o lugar pode ficar escuro.

A foto que abre esta matéria é um ótimo exemplo de divisão de ambientes. Este studio fica no bairro do Paraíso, em São Paulo. Veja abaixo, de outro ângulo, o mesmo ambiente dividido.

Para quem tem muitos objetos, as prateleiras e nichos podem otimizar a funcionalidade do seu apartamento compacto. Como eles ficam suspensos, não ocupam espaço e podem substituir os armários de cozinha ou organizar os produtos de limpeza. 

Veja ofertas de kitnet para alugar no Rio de Janeiro pelo QuintoAndar:

9. Espelhos são aliados

Se você tiver uma parede com um grande espaço onde caiba um espelho, não tenha dúvidas em instalar um. Não é à toa que o espelho é o artifício mais usado pra dar a sensação de um ambiente mais amplo em locais pequenos. Você pode, por exemplo, optar por usar uma parede inteira para um único espelho ou pequenas molduras com espelhos menores.

Uma outra dica é que as portas dos armários tenham espelhos. Como é o caso deste imóvel na Consolação, em São Paulo.

Mas lembre-se de entrar em contato com o proprietário caso a instalação dos espelhos demandem algum tipo de obra. E sempre tenha em mente que o imóvel deve ser devolvido da mesma forma em que foi entregue.

Kitnet - Espelhos

Um bom tipo de kitnet para alugar

Veja mais um exemplo de um imóvel muito bem equipado. Esse studio no bairro Pinheiros, em São Paulo, tem apenas 30 m². O proprietário praticou nele boa parte das dicas que demos acima.

No QuintoAndar, os anúncios de imóveis para alugar são feitos com fotos de fotógrafos profissionais, para que você possa visualizar bem as opções antes de marcar uma visita.

Kitnet exemplar

Com essas dicas, você vai conseguir uma kitnet para alugar muito mais rápido!

Filtros do QuintoAndar

Buscar imóveis no QuintoAndar é fácil e rápido. E além de refinar sua pesquisa de “kitnet para alugar” (veja a imagem abaixo), você ainda pode usar mais de 60 filtros diferentes, o que vai te ajudar a encontrar o imóvel perfeito e de forma mais assertiva.

Veja a seguir alguns conteúdos relacionados no blog MeuLugar: