Talvez, morar perto do trabalho seja um luxo para você. Afinal, muitas pessoas passam horas no trânsito até chegar à empresa em que atuam. Por isso, na hora de escolher um bairro, é importante pensar na localização de moradia.

Isso porque estar próximo do escritório representa economia de tempo e qualidade de vida. Ou seja, em vez de ficar muito tempo no carro ou no transporte público, você pode andar ou ir de bicicleta até o trabalho. Em alguns casos, tem a chance de almoçar em casa e tem mais horas para fazer atividades físicas e aproveitar a sua família e/ou os amigos.

Confira o que você vai ler aqui:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

Como morar perto do trabalho pode afetar a qualidade de vida?

Morar perto do trabalho pode afetar a qualidade de vida positivamente. Afinal, você tem mais tempo para passar com a família e os amigos, deixa de gastar com combustível ou transporte público e pode investir mais na sua saúde e bem-estar, por exemplo, fazendo atividades físicas. Além disso, essa é uma forma de ter mais produtividade, porque seu estresse e ansiedade diminuem.

Essas afirmações são confirmadas por dados. Conforme um levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Instituto Pesquisa de Reputação e Imagem (IPRI), aproximadamente 36% dos brasileiros ficam mais de 1 hora do dia no trânsito. Ainda existe 7% da população que chega a passar de 2 a 3 horas se deslocando pelas cidades e 8% gastam mais de 3 horas diárias. Já imaginou o que poderia ser feito nesse período?

Por isso, na hora de fazer a sua mudança de endereço, é interessante considerar a localização de moradia. Dessa forma, você consegue organizar melhor sua rotina e tem mais chance de escolher a casa ou apartamento certo para a sua família.

As vantagens de morar perto do trabalho

1. Economia de tempo

A redução do tempo gasto em deslocamentos diários permite dedicar mais tempo a atividades pessoais, hobbies, e à família. Esse tempo adicional pode ser utilizado para um melhor descanso ou para praticar exercícios físicos.

Morar perto do trabalho também proporciona maior flexibilidade em caso de emergências ou mudanças de horários, facilitando ajustes de última hora.

2. Redução de custos

Gastos com transporte, como gasolina, passagens de ônibus ou metrô, e manutenção do veículo, são significativamente reduzidos. Para quem utiliza carro, menos quilometragem significa menos desgaste e, consequentemente, menor necessidade de manutenção e reparos.

3. Menos estresse

Enfrentar menos trânsito ou evitar transporte público lotado contribui para uma rotina mais tranquila e menos estressante.

4. Maior produtividade

A proximidade do trabalho facilita a chegada pontual, o que pode ser importante para reuniões ou compromissos importantes. Além disso, com menos tempo de deslocamento, os funcionários tendem a chegar ao trabalho mais descansados e dispostos, aumentando a produtividade.

5. Sustentabilidade

Reduzir o uso de veículos motorizados contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes, ajudando na preservação do meio ambiente. Morar perto do trabalho pode incentivar o uso de bicicletas ou a prática de ir a pé, promovendo uma vida mais saudável e sustentável.

6. Melhor equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Você tem mais tempo para ficar com amigos e família, além de descansar. Ter mais tempo livre e menos estresse contribui para uma maior satisfação pessoal e felicidade.

7. Sua saúde tende a melhorar devido à rotina mais relaxada

A rotina menos cansativa e estressante pode prevenir o burnout, melhorando o bem-estar mental e a satisfação no trabalho.

Portanto, fica claro que a localização de moradia faz diferença. Mas também há desvantagens de morar perto do trabalho. Esses pontos negativos surgem quando você decide mudar de emprego ou o bairro não oferece qualidade de vida. Nesse caso, o que parecia bom pode se tornar ruim.

Por isso, é fundamental pensar na sua realidade e no que pretende para o futuro. Ainda assim, morar perto do trabalho costuma ser uma boa ideia.

Como encontrar o imóvel ideal?

  • Saiba qual é o melhor tipo de imóvel para você, se é uma casa ou apartamento;
  • Veja se o condomínio tem algum diferencial, como área de lazer, playground e espaço gourmet;
  • Visite o imóvel em diferentes horários, verificando todos os detalhes;
  • Converse com a vizinhança para saber se o bairro é bom;
  • Analise as características da região;
  • Verifique se há potencial de valorização do imóvel, caso queira comprar;
  • Avalie a disposição dos ambientes internos.
  • Conte com um corretor de imóveis para facilitar a negociação de compra ou locação;
  • Use uma imobiliária digital, como o QuintoAndar, para fazer os processos sem burocracia e com o máximo de facilidade.

Conte com o QuintoAndar para morar perto do trabalho agora mesmo!

Se você quer ter economia de tempo e qualidade de vida ao morar perto do trabalho, conte com o QuintoAndar. Faça a sua busca e conte com os nossos especialistas para tirar todas as suas dúvidas.

Assim, você pode analisar a localização de moradia e descobre todas as vantagens de morar perto do trabalho. Então, que tal aproveitar? Acesse nosso site ou baixe nosso app e confira as opções!

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar