Quando se trata de realizar o sonho da casa própria, muitos se deparam com dificuldades financeiras, especialmente aqueles sem vínculo empregatício formal. Nesses casos, é muito comum se fazer a seguinte pergunta: “não tenho carteira assinada, posso financiar um imóvel na Caixa?”. Afinal, conseguir um financiamento sem a comprovação de um vínculo empregatício regido pela CLT é a realidade de muitos trabalhadores.

Contudo, é importante entender que, embora o processo de obtenção de crédito imobiliário possa ser influenciado pela falta de um registro formal de emprego, a Caixa Econômica Federal oferece opções que podem ser acessíveis para indivíduos em outras situações. 

Nesse sentido, se você quer saber quais os requisitos necessários e o passo a passo para comprar a sua casa ou apartamento com um financiamento imobiliário da Caixa Econômica sem ter a carteira de trabalho assinada, continue a leitura e saiba tudo sobre o assunto!

Navegue pelo conteúdo

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Leia também: Aprenda tudo o que você precisa saber sobre como financiar imóvel usado

Não tenho carteira assinada, posso financiar um imóvel na Caixa?

Imagem da mão de uma pessoa segurando uma carteira de trabalho próximo a uma caneta azul para ilustrar matéria sobre como financiar imóvel pela Caixa sem ter carteira assinada
Algumas instituições financeira oferecem opções de financiamento próprias para trabalhadores informais

Sim, é possível financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal mesmo sem ter carteira assinada. Atualmente, a instituição financeira oferece diversas opções de financiamento imobiliário que podem se adequar a diversas situações, incluindo alternativas para quem não possui comprovação de renda fixa mensal. 

Contudo, é importante entender os requisitos específicos e as condições de cada modalidade de financiamento oferecida, além de estar preparado para apresentar outras formas de comprovação de renda, como extratos bancários ou declaração de rendimentos. 

Nesse sentido, o recomendável é buscar orientação de empresas ou profissionais especializados em financiamento imobiliário para que toda a transação aconteça sem dores de cabeça.

O que é o financiamento de imóvel?

Imagem de um casal abraçados segurando a chave de uma casa em um ambiente cheio de caixas de mudança para ilustrar matéria sobre como financiar imóvel pela Caixa sem carteira de trabalho assinada
Esse tipo de empréstimo é uma opção usada por muitos para a aquisição da casa própria

Mas afinal, o que é financiamento imobiliário? Esse é um tipo de empréstimo concedido por instituições financeiras com o objetivo de auxiliar na compra de um imóvel. Esse empréstimo permite que o comprador adquira a propriedade desejada mesmo sem ter o valor total da casa ou apartamento no momento da compra. 

Ou seja, a instituição financeira empresta ao comprador uma quantia em dinheiro, geralmente cobrindo parte ou todo o valor do imóvel. Por outro lado, o comprador se compromete a pagar essa quantia em parcelas mensais ao longo de um período acordado, que pode variar de 10 a 35 anos, por exemplo. 

Além disso, durante todo o período de pagamento, o imóvel adquirido serve como garantia do empréstimo. Em outras palavras: caso o comprador deixe de pagar as parcelas do financiamento, o banco tem o direito de retomar o imóvel para quitar a dívida pendente.

Quem não tem carteira assinada consegue financiar um imóvel?

Imagem de uma mulher sentada e digitando em um notebook para ilustrar matéria sobre quem não tem carteira assinada consegue financiar um imóvel?
É possível apresentar outras formas de comprovação de renda quando não se tem carteira assinada

Embora a falta de carteira assinada possa representar um desafio, ainda é possível financiar um imóvel sem esse pré-requisito. Atualmente, muitas instituições financeiras, incluindo a Caixa Econômica Federal, oferecem opções de financiamento imobiliário que se adequam às diferentes situações dos compradores, incluindo aqueles que não possuem comprovação de renda fixa mensal.

Nesse sentido, para que o financiamento imobiliário seja liberado para quem não tem vínculo empregatício regido pelas normas da CLT, será necessário a apresentação de outras formas de comprovação de renda, como extratos bancários ou uma declaração de rendimentos, por exemplo. 

Vale ressaltar, no entanto, que cada instituição tem requisitos e políticas próprias, então cada caso é um caso. É importante também estar ciente de que as condições de financiamento, como taxa de juros, prazo de pagamento e valor máximo financiado podem variar dependendo da situação do comprador e das políticas da instituição financeira.

Leia mais: Vale a pena financiar imóvel? Saiba avaliar o seu momento financeiro

Como comprar uma casa sem trabalhar de carteira assinada?

Imagem de uma casa de dois andares na cor cinza em um terreno com grama verde para ilustrar matéria sobre como comprar uma casa sem trabalhar de carteira assinada?
Hoje em dia, existem programas de financiamento específicos voltados para trabalhadores autônomos e informais

Como explicado anteriormente, comprar uma casa sem ter um emprego formal registrado em carteira pode ser um desafio, mas não é impossível. Existem algumas alternativas que podem ser exploradas para adquirir um imóvel mesmo sem ter um emprego tradicional. Veja abaixo quais são!

1. Apresente outras formas de comprovação de renda

Se você possui outras fontes de renda, como aluguéis, investimentos ou trabalho autônomo, pode utilizar esses rendimentos para comprovar sua capacidade de pagamento do financiamento. Para isso, é importante identificar que tipo de trabalhador autônomo você é para procurar os melhores meios de comprovação deste serviço. 

Por exemplo: você pode ser um trabalhador informal de profissão não regulamentada, como vendedor de doces, pintor, professor particular, entre outros. Ou você pode ser um trabalhador liberal, de profissão regulamentada e atuar de forma autônoma, como psicólogo, engenheiro, nutricionista, entre outros. 

2. Busque por programas de financiamento específicos

Algumas instituições financeiras oferecem programas de financiamento voltados para pessoas que não possuem emprego formal, como trabalhadores autônomos ou informais. Esses programas podem ter requisitos e condições específicas. Por isso, é importante pesquisar e verificar se você se qualifica.

3. Junte o valor da entrada

Outro ponto que pode ajudar é oferecer uma quantia significativa para dar como entrada na compra do imóvel. Afinal, isso pode aumentar as suas chances de conseguir um financiamento como trabalhador autônomo ou informal, já que reduzirá o valor do empréstimo necessário.

Saiba mais: Qual a entrada ideal para comprar um imóvel: veja como se planejar para conquistar a casa própria

Como comprovar renda sem carteira assinada?

Quem não tem carteira assinada pode comprovar renda de outras formas. Conheça algumas possibilidades:

  • Extrato bancário: é um relatório que comprova as transações financeiras na conta. O extrato deve ser referente aos últimos 6 meses;
  • Comprovante anual de Imposto de Renda;
  • Demonstrativo mensal do Carnê-Leão: usado para pagar impostos sobre atividades de pessoas físicas;
  • Registro de constituição da empresa: documento que comprova a abertura de uma empresa ou microempresa;
  • Receita anual da empresa: indicando o volume de transações do empreendimento autônomo ao longo do ano;
  • Declaração anual do Imposto de Renda: neste contexto, o IR da pessoa física, ou seja, do autônomo, valida o rendimento do ano anterior.
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (Decore): formulário elaborado por um contador, utilizado para certificar a renda de profissionais sem CNPJ. 

Leia também: Como financiar 100% de um imóvel: veja as opções disponíveis

Encontre seu novo lar sem burocracias

Agora que você já tem a resposta para a pergunta “não tenho carteira assinada, posso financiar um imóvel na Caixa?”, chegou a hora de encontrar o lar dos seus sonhos. 

Com o QuintoAndar, você pode achar o imóvel que sempre quis de forma rápida e segura. Afinal, a maior plataforma de moradia da América Latina oferece uma variedade de opções de casas e apartamentos, além de mais de 70 filtros de pesquisa para você encontrar exatamente o que procura.

Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento
Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento Quero financiar

E o melhor de tudo: contamos com uma equipe de especialistas prontos para te ajudar em cada etapa do processo, desde a busca até a assinatura do contrato. Ou seja, você não precisa perder tempo com burocracias e ainda pode encontrar as melhores taxas do mercado para financiar seu novo lar. 

Quer deixar o planejamento ainda mais fácil? Então clique aqui para acessar nosso simulador de financiamento e calcule o valor ideal do seu imóvel de acordo com sua renda!