Adquirir um imóvel e finalmente realizar o sonho da casa própria é uma das decisões financeiras mais importantes na vida de uma pessoa. Afinal, essa é uma escolha de alto custo que envolve uma série de questões que precisam ser bem analisadas. Por isso, se você está se perguntando ‘o que devo saber antes de comprar um imóvel?’, você chegou ao lugar certo. 

Neste guia, listamos tudo o que você precisa saber para escolher a melhor opção entre um investimento bem-sucedido e um problema a longo prazo. Nesse sentido, se você está interessado em adquirir um imóvel para morar ou investir, seja ele novo ou usado, continue a leitura deste guia e confira as dicas para se preparar para dar esse grande passo. 

Navegue pelo conteúdo:

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Leia também: Planejamento financeiro: aprenda como economizar para comprar sua casa

O que devo saber antes de comprar um imóvel?

Imagem de um casal composto por um homem e uma mulher sorrindo enquanto abrem uma caixa de papelão para ilustrar matéria que responda a seguinte pergunta: o que devo saber antes de comprar uma casa?
Boa parte dos brasileiros optam por um imóvel próprio

De acordo com a Síntese de Indicadores Sociais (SIS) 2023, pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mais da metade da população brasileira residia em domicílios próprios quitados em 2022 (64,6%).

De modo geral, esses dados apontam uma certa tendência dos residentes do país à aquisição da casa própria. Agora, se esse também é seu perfil, fique sabendo que existem alguns pré-requisitos que você deve avaliar antes de dar esse grande passo. 

Planejamento financeiro, análise de necessidades e programação de metas a curto, médio e longo prazo são alguns deles. 

Então, se você quer saber como evitar problemas e garantir um bom investimento tanto para suas contas quanto para suas expectativas de qualidade de vida, listamos algumas coisas que você precisa fazer antes de comprar uma casa ou apartamento. Confira!

Faça um planejamento financeiro

Antes de iniciar a busca pelo imóvel dos seus sonhos, lembre-se de verificar como está sua ‘saúde financeira’. Essa é uma etapa importante para fazer um planejamento de contas bem detalhado. 

Isso inclui avaliar sua capacidade de pagamento, analisar suas finanças pessoais, listar dívidas – caso existam – e considerar os custos envolvidos na compra de um imóvel, como o valor de entrada, parcelas de financiamento, taxas de escritura e registro, além de possíveis reformas e aquisição de mobílias. 

Avalie seus objetivos e necessidades

Já sabe se suas contas permitem a aquisição de um imóvel? Então, o segundo passo é definir claramente seus objetivos e necessidades. Pergunte-se coisas como: qual o propósito do imóvel? Será para moradia própria ou investimento? A família vai aumentar a médio ou longo prazo? 

Além disso, determine o tamanho necessário da propriedade, como número de quartos e banheiros, bem como a localização ideal para atender à sua rotina. Feito isso, você com certeza conseguirá filtrar as opções e focar em imóveis que realmente atendam às suas expectativas. 

Comece sua pesquisa de mercado

Chegou a hora de fazer uma pesquisa de mercado para conhecer os preços praticados nas regiões que mais te interessam. Aqui, não precisa de simplicidade! Escolha diversas opções e visite todas que puder para fazer comparações e entender se os preços estão de acordo com a realidade atual do mercado.

Não se esqueça de verificar o estado de conservação

Se você vai comprar um imóvel usado, lembre-se de verificar o estado de conservação da propriedade. 

Para facilitar, faça as visitas que mais te interessam acompanhado de profissional da área, como um engenheiro, por exemplo. 

Nesse momento, conte com o apoio especializado para fazer uma inspeção detalhada da estrutura da casa ou apartamento, das instalações elétricas e hidráulicas, e dos acabamentos. Isso é fundamental para evitar surpresas desagradáveis no futuro. 

Junte a documentação necessária e simule seu financiamento

Tomou uma decisão? Então, o próximo passo é juntar todos os documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de residência; além dos documentos do imóvel, como matrícula e certidões negativas. Verifique também se a propriedade está regularizada e sem pendências judiciais. 

Depois, é só fazer sua simulação de financiamento, comparar taxas de juros, prazos de pagamento e opções de crédito. Lembre-se de sempre considerar o impacto das parcelas no seu orçamento mensal. Esse é um custo que não pode ultrapassar mais que 30% da sua renda familiar!

Inclusive, você sabia que o QuintoAndar tem simulador de financiamento? Você pode calcular o valor do seu imóvel com base na sua renda diretamente pela ferramenta. Clique aqui e comece a se preparar para começar seu planejamento.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

O que devo conferir antes de comprar um imóvel?

Imagem de duas mulheres sentadas nas cadeiras dispostas perto de uma mesa de madeira enquanto uma delas aperta a mão de um consultor imobiliário para ilustrar matéria que responda a seguinte pergunta: o que devo saber antes de comprar um imóvel?
A compra de um imóvel é uma das maiores aquisições que uma pessoa pode fazer ao longo da vida

Agora que você já sabe o passo a passo para investir em mais qualidade de vida com um imóvel próprio, confira, a seguir, 10 coisas que você deve conferir antes de fechar o negócio.

1. Defina um objetivo para o imóvel

Nem sempre comprar um imóvel significa que o proprietário irá morar nele. Afinal, existem vários tipos de perfis de compradores: primeiro, os que sonham com a casa própria; e, em seguida, os investidores. 

No caso dos investidores, esses podem adquirir a propriedade tanto para revender ou fazer uma nova construção, quanto para garantir uma renda passiva com aluguéis. 

2. Pesquise a localização do imóvel

A localização do local onde você mora é um dos fatores mais importantes a serem avaliados durante essa etapa. Por isso, considere a proximidade com o trabalho, escolas, opções de transporte público nas redondezas e disponibilidade de comércios e serviços essenciais.

3. Entenda os prazos

O prazo para a liberação da casa ou apartamento com certeza irá fazer toda a diferença na sua decisão. Se você precisa do imóvel liberado com urgência, uma propriedade em construção ou alugada pode não servir. Porém, se você não estiver com pressa, poderá avaliar as opções com mais cautela. 

Saiba mais: Apartamento na planta: conheça as vantagens e desvantagens ao comprar

4. Verifique a documentação

Escolheu a casa que você irá chamar de lar? Então, garanta que toda a documentação do local esteja em ordem e sem pendências judiciais antes de assinar o contrato de compra e venda. 

5. Estude o orçamento

Analise suas condições financeiras e tenha um planejamento bem detalhado antes de começar a procurar imóveis pela cidade. Isso te ajudará a considerar as despesas envolvidas para encontrar uma propriedade que caiba no seu bolso. 

Afinal, além dos 20% de entrada para adquirir a propriedade, o ideal é que as parcelas do financiamento imobiliário não ultrapassem 30% da sua renda

Ah, e não se esqueça de considerar o FGTS no momento da compra. Clique aqui para saber como usar o Fundo de Garantia de Tempo de Serviço na compra do seu imóvel. 

6. Considere os custos adicionais

Além do do valor do imóvel, calcule também os custos com impostos, taxas cartorárias e administrativas, além de possíveis reformas. Aqui, o que irá direcionar os gastos são os objetivos com o imóvel: se é para moradia própria ou investimento. 

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

7. Não se esqueça do condomínio

Se você estiver pensando em adquirir um imóvel localizado em um condomínio, avalie as condições do local, quais são as taxas mensais e, especialmente, os benefícios oferecidos para os moradores, como playground, área gourmet, piscina, salão de festa e academia, por exemplo.

8. Avalie a segurança da região

Segurança vem sempre em primeiro lugar, não é mesmo? Nesse sentido, verifique os índices de criminalidade de segurança do bairro e se a região é bem iluminada durante a noite. 

Uma tática que pode ajudar nesta etapa é conversar com um vizinho para entender a percepção de segurança de quem já mora no local.

9. Conheça as opções de pagamento

A não ser que você tenha fundos para comprar o imóvel à vista, é fundamental estudar as opções de pagamento disponíveis. 

No Brasil, a opção mais comum e viável tem sido o financiamento imobiliário. Aqui, você precisará conhecer as taxas e condições de cada instituição bancária para fazer o melhor negócio. 

Tente não aceitar o primeiro valor oferecido. Liberte o vendedor que existe em você para tentar algum tipo de economia durante o processo. 

Explore o conteúdo: Quer realizar o sonho da casa própria? Descubra qual score ideal para financiamento de imóvel

10. Tenha todos os documentos necessários

A documentação é uma das etapas mais importantes para a compra de um imóvel. Por isso, certifique-se que todos os dados estejam corretos e disponíveis para a avaliação e liberação do financiamento por parte da instituição bancária. 

Desse modo, listamos abaixo os principais documentos necessários para adquirir uma casa ou apartamento. São eles:

  • Documento de identidade com CPF;
  • Certidão de Estado Civil;
  • Comprovante de endereço.

Se você optar por usar o FGTS, pode ser necessário apresentar outras informações. 

Leia mais: Confira a lista de documentos para compra de imóvel e saiba tudo o que é exigido na hora de adquirir sua propriedade

O que devo saber antes de comprar uma casa?

Imagem de um casal composto por um homem e uma mulher sorrindo enquanto abrem uma caixa de papelão para ilustrar matéria sobre o que saber antes de comprar a casa própria
Boa parte dos brasileiros optam por um imóvel próprio

Desde que você siga os passos listados anteriormente, você não terá com o que se preocupar. Todavia, se ainda está se perguntando ‘o que devo saber antes de comprar uma casa’, aqui vão algumas dicas extras:

  • Avalie o terreno e considere tanto o tamanho, quanto a topografia e a regularização do espaço;
  • Verifique o estado da construção, bem como a possibilidade de ampliação da casa;
  • Veja se a infraestrutura do terreno atenderá às suas necessidades e se tem acesso à saneamento, energia elétrica e internet.

O que devo saber antes de comprar um apartamento?

Aqui, vale a mesma orientação para a pergunta anterior. Mas se a compra do seu apartamento ainda te preocupa, aqui estão outras questões que você pode considerar:

  • Considere o valor do condomínio, os serviços inclusos, as regras e regulamentos;
  • Verifique as áreas comuns, como piscina, academia e salão de festas;
  • Entenda a dinâmica da vizinhança para avaliar se o local contribuirá para sua qualidade e vida;
  • Por fim, não se esqueça de se atentar a itens como acessibilidade e comércio local.

Leia também: Financiamento reprovado? Conheça os principais motivos e saiba o que fazer agora 

O que devo saber antes de comprar um imóvel usado?

Imagem de um casal composto por um homem e uma mulher parados na frente de uma casa segurando as chaves da propriedade para ilustrar matéria que responda a seguinte pergunta: o que devo saber antes de comprar um imóvel usado?
Contratar um profissional para avaliar o imóvel usado pode evitar problemas no futuro

Comprar um imóvel usado pode ser vantajoso em diversos aspectos, especialmente quando falamos de preço e localização. Entretanto, existem alguns tópicos que demandam uma atenção especial, como o estado de conservação da infraestrutura e até mesmo o histórico do imóvel. 

Por isso, conte com um engenheiro para inspecionar a estrutura, as instalações elétricas e hidráulicas, e o próprio acabamento. Neste momento, será possível identificar falhas na estrutura e determinar se esse será um bom negócio. 

A casa dos seus sonhos te espera no QuintoAndar

Pronto, você nunca mais vai precisar se perguntar ‘o que devo saber antes de comprar um imóvel’. A partir de agora, você já tem todas as informações que precisa para fazer uma boa escolha e viver uma nova fase com mais bem-estar, segurança e qualidade de vida. 

Aliás, você sabia que o QuintoAndar pode te ajudar? Seja para comprar um imóvel usado, um apartamento ou uma casa, a maior plataforma de moradia da América Latina tem todas as ferramentas que você precisa para dar o próximo passo com mais facilidade, segurança, transparência e, é claro, menos burocracias. 

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Afinal, quem faz compra financiada pelo QuintoAndar tem acesso a uma equipe de especialistas para encontrar as melhores taxas do mercado, tirar dúvidas durante todas as etapas e ainda agilizar o processo. Acesse o site ou app e aproveite!