O Portas Abertas é a nova editoria do MeuLugar onde vamos contar histórias de pessoas que alugaram, compraram ou venderam seus imóveis com o QuintoAndar. E o nome não é por acaso: nós abrimos as portas para elas viverem melhor, e elas nos abriram as portas para compartilhar suas experiências
Navegue pelo conteúdo:
- Abrindo as Portas
- O Perrengue
- Processo lento
- Pouca oferta de imóveis
- Dificuldade para negociação de reparos
- De malas prontas
- Alta oferta de imóveis e processo agilizado
- Chat direto com o proprietário
- Um novo começo
- Aluguel sem fiador
- Indicação
Abrindo as Portas
Começar um processo de mudança é sempre um grande desafio. Afinal, muitos elementos são importantes para a tomada de decisão: a localização, o tamanho, o valor, o estado do imóvel, além das necessidades e requisitos que cada um considera relevante.
Como registrado no maior estudo sobre o morar no país, o Censo QuintoAndar, entre a população das regiões metropolitanas de SP, BH e RJ, os paulistanos são os mais propensos a realizar uma mudança de endereço, totalizando 36% da população.
Além dos paulistanos se mudarem mais, alguns bairros da cidade acabam sendo mais disputados do que outros. É o caso da Vila Madalena, onde cerca de 30% dos imóveis anunciados no bairro são alugados em menos de duas semanas no QuintoAndar.
Também chamada carinhosamente de “Vila Madá” por moradores e frequentadores da região, o bairro é o point para aqueles que gostam de ter fácil acesso a tudo, desde barzinhos tranquilos a baladas mais agitadas, e de botecos mais simples à alta gastronomia. Além das várias opções de lazer e cultura, a região é super bem localizada na Zona Oeste de SP, contando com uma estação de metrô (na Linha-2 Verde) e o Terminal de Ônibus Vila Madalena, que oferece trajetos para todos os cantos da cidade.
E para aproveitar todas as regalias que o bairro oferece, Juliana Vieira, estrategista de marca, de 31 anos, compartilhou algumas de suas inseguranças nas vezes em que se mudou, e como conseguiu encontrar seu tão sonhado cantinho na Vila Madalena – o lugar perfeito para viver com seus dois gatinhos.
O Perrengue
Processo lento
Juliana conta que já passou por processos de aluguéis extremamente vagarosos, demorando meses até encontrar um imóvel que se encaixasse em suas necessidades e estivesse dentro do orçamento e localização que buscava. “Já cheguei em fases da minha vida em que demorei 6 meses para achar um apartamento”, comentou. Não é difícil imaginar que isso tenha gerado bastante ansiedade na Juliana.
Pouca oferta de imóveis
Uma dificuldade frequente de muitos inquilinos que recorrem às imobiliárias tradicionais é a pouca quantidade de imóveis disponíveis para escolher, principalmente depois de excluírem aqueles que não possuem os requisitos ideais.
Algumas condições eram essenciais, como a proximidade do metrô e do trabalho, um valor que coubesse no orçamento e no mínimo dois quartos.
Inclusive, a inquilina faz parte dos 4% das pessoas que se mudam para estar próximas ao trabalho, de acordo com o Censo QuintoAndar.
Dificuldade para negociação de reparos
Apesar de todos os outros perrengues, os maiores que Juliana enfrentou estavam ligados à dificuldade para negociar com os proprietários na hora de fazer reparos e ajustes nos imóveis. Juliana passou por 2 situações embaraçosas em seus lares anteriores.
Leia também: Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?
A primeira foi quando teve que quebrar a parede da cozinha para resolver um problema de vazamento. Nesse caso, além de todo o transtorno, Juliana contou que a negociação com o proprietário foi morosa até a reforma, de fato, acontecer.
Já no último imóvel que ela morou, antes de alugar pelo QuintoAndar, os armários da cozinha estavam com as portas tortas, o que impedia o encaixe da geladeira sob eles – único local disponível para isso. Dessa vez, a proprietária se negou a resolver o problema, e Juliana teve que desembolsar o valor de um novo armário.
De malas prontas
Alta oferta de imóveis e processo agilizado
Cansada de lidar com imobiliárias com poucas opções de imóveis e processos vagarosos, Juliana decidiu procurar no QuintoAndar e, com apenas 2 dias de busca, encontrou seu lar atual.
Juliana Vieira, 31 anos
“O QuintoAndar resolve várias dores do mercado, mas a primeira que me vem à cabeça é a eliminação da burocracia e a eficiência da plataforma, dá para ver tudo rapidamente.”
Para ter certeza de que o imóvel atendia às suas necessidades, utilizou os filtros de busca para localização, preço e número de dormitórios – e também ativou as notificações por e-mail para não perder as sugestões de imóveis assim que fossem publicados na plataforma. Além disso, ela conta que foi ótimo poder usar o raio expandido em sua busca para encontrar um imóvel na região que desejava.
A inquilina, que enfrentava dificuldades para achar um apê na disputada Vila Madalena, se surpreendeu quando viu as várias ofertas de imóveis no QuintoAndar. A plataforma conta com mais de 700 novos anúncios por dia.
Juliana fechou negócio e assinou o contrato em menos de 1 semana, tempo recorde dentre todas as suas experiências de aluguel. “No total, foi uma semana até assinar o contrato, mas em 24 horas eu já tinha certeza de que o imóvel estava garantido para mim”, diz a estrategista de marca.
O imóvel que ela alugou tinha sido anunciado há menos de 2 horas! Ou seja, o proprietário recebeu a proposta no mesmo dia em que anunciou no QuintoAndar.
Chat direto com o proprietário
Depois de passar por situações complicadas em relação a reparos, Juliana encontrou no chat com o proprietário o suporte que precisava.
Na visita ao imóvel com o corretor parceiro, a inquilina percebeu tacos de madeira se soltando e, pouco tempo depois, entrou em contato com o proprietário para solicitar o ajuste. “Assim que o apartamento foi garantido para mim, eu abri um chat e o proprietário logo aprovou. Falou que eu poderia fazer o orçamento e ele pagaria”, conta satisfeita.
“A atendente do QuintoAndar foi superatenciosa em relação ao reparo, me mandou mensagem perguntando se estava tudo certo e me passou o contato do fornecedor. Eles vão avaliar os tacos que estão soltos no piso e depois vou passar o valor para o proprietário descontar, tudo bem tranquilo.”
Juliana Vieira, 31 anos
Um novo começo
Aluguel sem fiador
Juliana teve total autonomia na hora fechar o contrato, já que não precisou de um fiador. Em seus outros aluguéis, seus pais foram fiadores, mas confessa que ter a liberdade para resolver suas pendências é libertador.
Leia também: Aluguel sem fiador é possível? Como conseguir um imóvel com mais facilidade
Indicação
Por confiar em nossas soluções, Juliana nos indica para amigos sem receio. Para ela, o QuintoAndar é referência quando o assunto é abrir portas!
Acompanhe o Portas Abertas para conhecer mais histórias de pessoas que alugaram, compraram ou venderam seus imóveis pelo QuintoAndar. Tem uma história bacana também? Conte aqui nos comentários!