A compra de um imóvel de pessoa física pra pessoa física é uma negociação como outra qualquer. Talvez até mais flexível do que em relações comerciais com empresas de qualquer tipo de relação de consumo, que seguem tabelas rígidas na prática de seus preços, por conta de planejamentos e metas. Por isso, a conversa entre a pessoa que vende e a pessoa que compra é fundamental num negócio de compra e venda de uma casa ou apartamento. E trazemos aqui três pontos que você deve sempre levar em consideração, especialmente estiver comprando o seu primeiro imóvel.
O principal de tudo: o preço
O valor do imóvel é o ponto de partida pra toda a sua jornada de compra. É a partir dele que você verá as suas possibilidades financeiras, irá buscar as opções de financiamento e irá se planejar pra, no caso de fazer um empréstimo imobiliário, se comprometer por vários anos com o seu pagamento.
E como a compra de um imóvel pode envolver até algumas centenas de milhares de reais (R$), qualquer tipo de abatimento que você conseguir valerá a pena.
Por isso, saiba aqui quais são os principais fatores que influenciam no preço de um imóvel, pra que você consiga fazer o melhor negócio possível pro seu bolso.
Flexibilidade na data de ocupação do imóvel
O dono de um imóvel acabou de aceitar o valor que você propôs pra compra e todos os trâmites já estão correndo. Mas tem um fator que vale muito a pena você procurar negociar: combinar previamente a data pra ocupação do imóvel. E ver se isso não pode significar uma oportunidade de abatimento, por menor que seja, no valor proposto.
Por exemplo, vamos supor que você more de aluguel e tenha um contrato que vai vencer no mês seguinte ao que você gostaria de se mudar. Mas o dono do imóvel que você está comprando vai precisar de pelo menos três meses além pra desocupar o local. Num caso como esse, seu contrato de aluguel vai precisar ser renovado. Ou você precisará entregar o imóvel onde mora e realizar duas mudanças, primeiro pra um local provisório e depois, enfim, pra casa nova, o que envolverá custos.
Este pode ser um caso em que você pode negociar um desconto no valor final do imóvel junto ao vendedor. Uma vez que terá despesas pela falta de disponibilidade imediata.
Ou, dependendo da urgência do vendedor em ter logo o dinheiro na mão, uma possibilidade é ele abater do preço final do imóvel o valor de uma eventual multa por quebra de contrato de aluguel por parte do comprador, por exemplo. Isso caso o novo dono do imóvel possa se mudar de imediato.
Reforma ou abatimento no preço?
Pode acontecer de você encontrar o lugar perfeito da porta pra fora. Justamente na rua que você queria, no andar ideal e com o valor do condomínio em conta – no caso de um apartamento -, entre outras qualidades. Mas da porta pra dentro, o imóvel não está numa condição legal e precisa passar por uma reforma grande. Tanto estética quanto estrutural.
Este é um caso em que você, se realmente deseja morar naquele local, precisa negociar com o vendedor. E, neste caso, o ideal é você tentar um abatimento no preço, em vez de pedir que a pessoa faça a reforma antes de voltar a negociar. Pois, do contrário, o dono do imóvel pode ter outros interessados dispostos a pagar um pouco mais e ainda arcar com a obra depois.
Móveis e utensílios domésticos
Quando você visita um imóvel mobiliado pra comprar, muitas vezes pode acontecer de você se apaixonar por uma sala por conta de um sofá que compõe perfeitamente o ambiente. Perceber que o banheiro tem o chuveiro elétrico mais potente da categoria e que seria decepcionante se o vendedor o levasse embora ao desocupar o imóvel. Ou mesmo ficar de queixo caído com uma cozinha montada de forma irretocável.
E aqui fica a dica: não deixe de falar com a pessoa que está vendendo o imóvel se ela estaria disposta a deixar por lá os itens que mais te agradaram. O não você já tem como resposta. E se a pessoa topar, até por não estar disposta a transportar alguns itens, tudo isso pode gerar negociações.
Primeiro imóvel
Preparamos aqui no MeuLugar um e-book especial com tudo o que você precisa saber pra comprar o seu primeiro imóvel. Clique aqui pra baixar!