Em resumo, pro soluto e pro solvendo são notas promissórias feitas entre as construtoras ou incorporadoras com o comprador do imóvel. Ou seja: elas são uma forma de conseguir crédito quando você vai comprar um imóvel novo ou na planta.

Pois, todos sabemos que o processo de um financiamento imobiliário tem limitações. Assim, as notas são uma alternativa caso o comprador não tenha o valor total do imóvel.

Em linhas gerais, funciona assim: imagine que você está com tudo pronto para comprar um apartamento. Só que na hora do financiamento, o banco não te concedeu o valor total e sim, uma parte do crédito que você precisa. Desse modo, você pode, junto às construtoras ou incorporadoras, realizar o pagamento do valor restante por meio de notas promissórias.

Assim, as pro soluto são notas que garantem o pagamento, mesmo o vendedor não tendo recebido o valor. Enquanto as pro solvendo garantem o pagamento quando o comprador paga a nota promissória.

Você também pode se interessar: 6 dicas para você não perder dinheiro na hora de comprar um imóvel

Desse modo, para te ajudar a entender a fundo como funciona essa modalidade de crédito, abaixo preparamos um conteúdo completo. Confira!

Navegue pelo conteúdo:

O que é pro soluto e pro solvendo?

Como falamos acima, podemos definir como pro soluto as notas promissórias que servem como quitação de um imóvel. Entretanto, nessa classificação, quem vendeu o espaço garante que o valor estabelecido na nota foi pago. Pois, dessa maneira, não tem como alguém desistir. 

Porém, o valor só será quitado quando o comprador realmente pagar a nota na data estabelecida. Dessa forma, se houver inadimplência, a pessoa que vendeu terá que entrar com um processo judicial para receber. 

Já as notas pro solvendo não garantem que o vendedor recebeu o dinheiro quando a nota foi emitida. Mas sim, quando de fato ele recebe o valor. Ou seja, a dívida só é quitada quando o comprador realiza o pagamento do pre soluto e pro solvendo. 

Dessa forma, por mais que elas tenham essas diferenças de classificações, as notas pro soluto e pro solvendo servem para firmar um compromisso feito entre o vendedor e o comprador.

Por isso, é necessário ter atenção e fechar esse tipo de negócio apenas com pessoas e empresas de confiança ou na categoria pro solvendo. Pois, assim, o negócio pode ser desfeito ou interrompido a qualquer momento. 

Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias.
Anuncie grátis para mais de 50 mil pessoas todos os dias. Crie seu anúncio agora

Qual a diferença entre pro soluto e pro solvendo?

Em resumo, a diferença entre esses dois tipos de notas promissórias é a forma de quitação. A pro soluto garante que o valor da promissória foi pago, mesmo que o comprador não tenha, de fato, pagado o vendedor. Ou seja, é uma quitação automática dos débitos previstos.

Já a pro solvendo é como uma promessa de pagamento que será quitada na data combinada. Assim, ambos os lados podem interromper o negócio a qualquer momento. Diferente da pro soluto que só se desfaz com um processo judicial. 

O que são as notas promissórias e quais as diferenças?

Bom, para ficar melhor de visualizar o que é pro soluto e o pro solvendo, você precisa saber o que são notas promissórias.

Antigamente, quando você comprava algo em uma loja parcelado (o uso do cartão de crédito não era difundido) o parcelamento era feito por notas promissórias. Ou seja, você firmava um acordo com a dona da loja de que, todo mês, você iria pagar uma parcela até terminar todo o débito.

Dessa forma, a nota promissória era preenchida e assinada para que, caso não houvesse o pagamento, a dona pudesse entrar na justiça e requerer o pagamento da dívida.

Nesse sentido, as notas promissórias são um papel que finda um compromisso de pagamento entre vendedor e comprador. 

Qual a relação entre pro soluto, pro solvendo e financiamento imobiliário?

A relação entre essas notas promissórias e financiamento imobiliário é que, na maioria das vezes, as instituições financeiras não abrangem o valor total do imóvel.

Assim, o restante deve ser pago à vista e, para não perder a venda, as incorporadoras ou construtoras emitem notas promissórias para garantir o pagamento desse restante.

Por exemplo: é comum o financiamento cobrir até 70% do valor do imóvel. Desse modo, os outros 30% serão pagos a partir de notas promissórias para o vendedor. Ou seja, é feito um acordo entre as partes e as notas servem como garantia do pagamento de 30% do valor do imóvel.

Dessa forma, no acordo é decidido se as notas serão pro soluto ou pro solvendo.   

Como preencher uma nota promissória pro solvendo ou pro soluto?

Para que as notas promissórias sirvam como documento do acordo é imprescindível que ela seja preenchida corretamente. Como funcionam os cheques pré-datados, por exemplo.

É necessário imprimir o modelo ou comprar bloco de notas para apenas preencher. Assim, elas devem conter todas as informações abaixo:

  • Ser um modelo de nota promissória verdadeiro;
  • Ter o valor total ou da parcela no canto superior direito;
  • Conter o nome de quem irá receber o valor da nota;
  • Ter a assinatura do emitente (comprador) da nota ou de um procurador válido juridicamente; 
  • Conter informações sobre o emitente, como CPF/CNPJ, nome e RG;
  • Informar a data de vencimento da nota.

Seguindo essas regras, tanto quem vende quanto quem compra estão firmando um acordo que vale judicialmente.

Procurando um imóvel para comprar?

Se você está procurando um imóvel para comprar, você está no local certo! Porque o QuintoAndar é a maior plataforma de moradia de toda a América Latina. 

Aqui, dá para pesquisar casas e apartamentos para comprar, vender ou alugar. E, graças aos mais de 70 filtros de busca que a plataforma oferece, você pode fazer a procura por imóveis de todos os tamanhos, em cerca de 40 cidades brasileiras. 

Além disso, disponibilizamos fotos profissionais para você fazer um tour virtual nos imóveis que você mais gostou. Que tal começar a sua busca agora mesmo?

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora