Conquistar a casa própria faz parte dos sonhos de milhares de brasileiros. Entretanto, cerca de 40% da população enfrenta dificuldades financeiras e está com o nome restrito em órgãos de proteção ao crédito. Diante dessa realidade, uma pergunta comum é: quem tem restrição no nome pode financiar imóvel pela Caixa Econômica?
Para entender todos os detalhes importantes sobre o assunto, é só continuar a leitura. A seguir, vamos explicar quais são as alternativas e o que fazer para viabilizar o financiamento e finalmente realizar o sonho da casa própria.
Vamos lá?!
Navegue pelo conteúdo:
- Quem tem restrição no nome pode financiar imóvel pela Caixa?
- O que significa ser inadimplente?
- Quem tem nome sujo consegue financiar casa na Caixa?
- Quem já teve nome sujo consegue financiamento na Caixa?
- Quem pode financiar imóvel pela Caixa?
- Quem não pode financiar imóvel pela Caixa?
- Como financiar imóvel pela Caixa?
- 1. Limpar o nome
- 2. Uso de fiador
- 3. Entrada mais alta
- 4. Comprar à vista
- Como regularizar minha situação?
- 1. Identifique as dívidas
- 2. Negocie as dívidas
- 3. Pague as dívidas negociadas
- 4. Acompanhe o status do seu CPF
- Seu financiamento sem dor de cabeça
Leia também: Dicas para conquistar seu imóvel com juros baixos
Quem tem restrição no nome pode financiar imóvel pela Caixa?
No Brasil, os financiamentos imobiliários registraram um crescimento pra lá de expressivo em 2024. Para se ter ideia, o número de imóveis financiados no 1° semestre deste ano foi 30% maior em relação ao mesmo período de 2023, o que totalizou uma movimentação de 149,4 bilhões de reais.
Ainda de acordo com os dados divulgados pela Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip), a Caixa Econômica Federal foi a instituição financeira que liderou a concessão de crédito imobiliário no país.
Foram mais de 146 mil unidades e uma movimentação de R$ 39.807,7 milhões de reais no período.
Justamente pela alta demanda, a Caixa estabelece critérios para a aprovação de financiamentos. Entre eles, o histórico de crédito é um dos mais importantes. Nesse sentido, é muito difícil que uma pessoa inadimplente consiga a aprovação do financiamento.
Nesse cenário, existem alguns pré-requisitos que determinam a liberação ou não de um financiamento imobiliário junto à instituição. Entre eles, o histórico de crédito é um dos mais importantes – e até mesmo rigorosos. Por isso, é muito difícil que uma pessoa inadimplente consiga a liberação de crédito.
O que significa ser inadimplente?
De modo geral, pessoas inadimplentes são aquelas que não cumpriram com alguma obrigação financeira dentro do prazo estipulado. Isso geralmente se refere ao não pagamento de uma dívida, como parcelas de empréstimos, financiamentos, contas de serviços (como água, luz ou telefone) ou qualquer outro compromisso financeiro.
Quando isso acontece, o nome do devedor pode ser incluído em cadastros de proteção de crédito. E aí que uma pessoa se torna “negativada” ou com o “nome sujo”.
Assim, os consumidores que se enquadram nesse perfil podem enfrentar dificuldades para conseguir crédito, fazer compras a prazo e até mesmo para financiar um imóvel.
De acordo com o Mapa da Inadimplência, pesquisa divulgada mensalmente pelo Serasa, o Brasil registrou um total de 72,50 milhões de inadimplentes em junho de 2024 – um total de 43,99% da população do país.
Os estados do Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso têm a população mais inadimplente do Brasil. Veja o ranking da inadimplência completo abaixo:
Posição | Estado | Porcentagem |
1° | Rio de Janeiro | 54,38% |
2° | Distrito Federal | 52,87% |
3° | Mato Grosso | 52,36% |
4° | Amapá | 52,31% |
5° | Amazonas | 51,65% |
6° | Mato Grosso do Sul | 50,82% |
7° | Roraima | 49,63% |
8° | Rondônia | 46,59% |
9° | Pernambuco | 46,35% |
10° | São Paulo | 46,10% |
Quem tem nome sujo consegue financiar casa na Caixa?
É altamente improvável que uma pessoa com o nome sujo, ou seja, com restrições em órgãos de proteção ao crédito, consiga financiar uma casa ou apartamento pela Caixa Econômica Federal.
Afinal, a Caixa exige que o solicitante tenha o nome limpo para conceder o financiamento. Isso tudo é avaliado em uma análise de crédito que verifica o histórico financeiro do candidato.
Nesse sentido, se houver pendências ou inadimplências registradas, o financiamento será negado.
Quem já teve nome sujo consegue financiamento na Caixa?
Sim, quem já teve o nome sujo, mas regularizou a situação, pode conseguir financiar um imóvel pela Caixa.
Após quitar as dívidas e ter o nome retirado dos órgãos de proteção de crédito, o solicitante passa a ter chances de aprovação, desde que atenda a outros requisitos estipulados pela instituição financeira, como comprovação de renda e capacidade de pagamento das parcelas.
Saiba mais: Aprenda como comprar a casa própria com o financiamento Caixa para imóvel usado
Quem pode financiar imóvel pela Caixa?
Para financiar um imóvel pela Caixa Econômica Federal, é necessário atender a algumas exigências básicas. Nesse sentido, os pré-requisitos para ter o financiamento aprovado incluem:
- Idade: ter mais de 18 anos ou ser emancipado a partir dos 16;
- Capacidade civil e financeira: possuir capacidade civil e comprovar renda suficiente para arcar com as parcelas do financiamento;
- Nacionalidade: ser brasileiro ou estrangeiro com visto permanente no Brasil;
- Nome limpo: não ter restrições em cadastros de devedores, como SPC ou Serasa;
- Comprometimento de renda: a parcela do financiamento não pode exceder 30% da renda familiar bruta.
Quem não pode financiar imóvel pela Caixa?
Algumas pessoas podem enfrentar dificuldades ou até mesmo não conseguir liberação de crédito para financiar um imóvel pela Caixa. São elas:
- Pessoas com o nome sujo: quem é inadimplente e tem restrições em órgãos de proteção ao crédito muito dificilmente irá conseguir um financiamento;
- Quem não comprova renda: a Caixa exige uma comprovação de renda para avaliar a capacidade de pagamento;
- Pessoas com alto endividamento: quem tem muitas dívidas podem ser considerados de alto risco, o que prejudica a aprovação;
- Quem não cumpre os critérios de crédito: idade inadequada e falta de estabilidade profissional, por exemplo, podem impedir o financiamento.
Leia mais: Aprenda como funciona o Financiamento Habitacional Caixa e veja como solicitar
Como financiar imóvel pela Caixa?
Apesar das dificuldades, existem algumas alternativas que podem ser consideradas por quem deseja financiar um imóvel pela Caixa, mas tem o nome sujo.
1. Limpar o nome
A primeira alternativa também é um tanto quanto óbvia: negociar as dívidas e limpar o nome. Isso porque, ao quitar ou negociar pendências, o nome do consumidor é retirado dos órgãos de proteção ao crédito.
Quando isso acontece, as chances de ter um financiamento aprovado aumentam significativamente.
2. Uso de fiador
Se a primeira opção ainda não cabe no seu bolso, outra opção é utilizar um fiador que tenha o nome limpo e se comprometa a assumir a dívida em caso de inadimplência. No entanto, vale destacar que encontrar alguém disposto a aceitar essa responsabilidade pode ser uma tarefa um tanto quanto complicada.
3. Entrada mais alta
Em seguida, você também pode tentar negociar uma entrada mais alta como estratégia para aumentar as chances de aprovação do seu financiamento. Afinal, ao diminuir o valor financiado, a instituição financeira pode considerar o risco menor e, quem sabe, aprovar a solicitação.
4. Comprar à vista
Como último caso, a alternativa para quem tem restrição no nome e quer adquirir um imóvel é fazer a compra à vista. Assim, não há necessidade de análise de crédito ou aprovação, apenas o processo de compra e venda da propriedade.
Como regularizar minha situação?
Agora, se você está com o nome sujo e quer financiar um imóvel pela Caixa, existem algumas medidas para regularizar a situação. A seguir, listamos os principais passos para limpar o nome e melhorar suas chances de ter o financiamento aprovado.
1. Identifique as dívidas
O primeiro passo para regularizar a situação é identificar todas as dívidas que resultaram em restrição no nome. Isso pode ser feito consultando o seu CPF em órgãos como o SPC e Serasa, por exemplo.
2. Negocie as dívidas
Listou todas as dívidas negativadas? Então, a próxima etapa é entrar em contato com os credores e negociar as pendências. Nesse momento, tente obter descontos e prazos de pagamento que sejam viáveis para o seu orçamento. Em alguns casos, é possível obter condições diferenciadas para quitar dívidas antigas.
3. Pague as dívidas negociadas
Depois de negociar, é hora de quitar as dívidas e honrar com o novo compromisso financeiro. Lembre-se de solicitar o comprovante de pagamento e certifique-se de que o credor retire a restrição dos órgãos de crédito.
4. Acompanhe o status do seu CPF
Uma dica super válida é monitorar o status do seu CPF em serviços de consulta para garantir que o seu nome realmente foi retirado das listas de inadimplentes. Isso é fundamental para garantir que o seu financiamento não seja negado por uma pendência não resolvida.
Seu financiamento sem dor de cabeça
Quer conquistar a casa própria sem dores de cabeça? Então, agora que você sabe como resolver a questão da inadimplência, o que está esperando para conquistar a casa ou apartamento que mais se encaixa com suas metas de vida?
Com a calculadora de financiamento do QuintoAndar, você pode planejar seu próximo passo com mais segurança. Afinal, a ferramenta te mostra o valor da prestação que cabe no seu bolso de acordo com sua renda. Clique aqui para simular.
Depois de avaliar as condições financeiras, é só acessar o site ou app do QuintoAndar e aproveitar os mais de 70 filtros de pesquisa para otimizar a sua busca. Assim, fica muito mais fácil encontrar a casa dos seus sonhos com mais rapidez, segurança e transparência.