Entre janeiro e agosto deste ano, o QuintoAndar fez um levantamento com os seus usuários pra entender melhor o comportamento deles na hora de buscar imóvel pra comprar ou alugar. A melhor forma que a imobiliária digital encontrou de fazer isso foi avaliar quais são os filtros mais usados pelas pessoas nessa busca. E a possibilidade de ter animais de estimação foi a opção mais acionada de todas (em 23% das ocasiões), com bastante vantagem sobre as demais. 

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

Bichos de estimação

Aliás, se você tem um imóvel pra alugar, permitir a presença dos bichinhos é uma ótima forma de atrair mais inquilinos em potencial, por exemplo. Mas, claro, o proprietário tem a opção de não aceitar animais em sua casa ou apartamento. 

Já se você precisa buscar imóvel pra alugar, o ideal é tentar um diálogo com o proprietário em relação aos pets na fase de negociação. E procurar saber com ele se há alguma restrição específica no condomínio. 

“Os condomínios não podem impedir que condôminos, mesmo inquilinos, tenham e mantenham animais de estimação em seus imóveis. A não ser que eles representem risco à saúde ou à segurança. E, ainda assim, a proibição deve ser precedida de assembleia geral, e o síndico não pode decidir sozinho. O condomínio pode também estabelecer regras de circulação e áreas específicas para asseio dos animais”, afirmou Arthur Malcon, gerente-executivo de estratégia do Quinto Andar, à Exame.

Outras formas de buscar imóvel

Após a permissão pra animais, os imóveis “perto de metrô ou trem” e os “mobiliados” foram os dois filtros que mais apareceram, cada um em um total de 14% nas buscas. Seguidos, curiosamente, por “não mobiliados” (10%), “armário na cozinha” e “piscina” (ambos com 8%).

Filtros com mais buscas em 2020:

Conforto e praticidade

Conforme analisou Arthur Malcon, um dos destaques do estudo foi o aumento em alguns dos filtros que estão diretamente relacionados a conforto e praticidade. 

“O maior uso de opções como ‘sol da tarde’, ‘vista livre’, ‘chuveiro a gás’ e ‘tomadas novas’ indica que as pessoas, por conta da restrição à circulação imposta pela pandemia (de Covid-19), estão interessadas lares que oferecem mais itens de conforto, pois estão passando mais tempo em casa”, disse o gerente-executivo de estratégia do QuintoAndar.

As buscas indicam, também, que as pessoas estão valorizando imóveis mais práticos e equipados, de forma a compensar com eficiência o aumento natural nas contas de consumo, conforme completou Arthur Malcon.

Filtros que mais cresceram em 2020:

Usar os filtros na busca por imóveis é a melhor forma de você encontrar a casa ou o apartamento que tem a sua cara. Você sabia que o QuintoAndar oferece 66 formas diferentes pra você refinar sua busca? Veja aqui como pode ser feita essa pesquisa.