Imóveis comerciais ou residenciais: o que é melhor para investir?

O investimento em imóveis atrai pela solidez e autonomia que oferecem, além de uma combinação entre valorização de patrimônio e geração de renda com aluguéis.

Para facilitar sua escolha entre imóvel residencial e comercial, separamos algumas diferenças entre cada uma. Confira a seguir!

Em média, os contratos de aluguel residencial duram 30 meses. Já os comerciais cerca de 5 anos, em geral. Contratos mais longos tem maior previsibilidade de receitas, mas não podem ser modificados.

1. Tempo de contrato

Já os contratos mais curtos, incluem os riscos com a maior troca de inquilinos e vacância dos imóveis. O que pode ser evitado ao contar com uma imobiliária como o QuintoAndar.

2. Demanda

Como todo mundo precisa de um lugar para morar, há mais demanda de imóveis residenciais. Por outro lado, a oferta de imóveis comerciais é mais restrita – o que pode ajudar.

Porém, os negócios são mais sensíveis à situação econômica. Portanto, quem busca uma renda menos variável encontra vantagens em optar por imóveis residenciais.

3. Rentabilidade

A rentabilidade de imóveis comerciais costuma ser um pouco maior que a dos residenciais. Porém, lugares para morar em geral ficam vacante por menos tempo.

4. Atenção às mudanças, sempre

Por exemplo, com o aumento das vendas online, regiões foram valorizadas por conta da logística facilitada. Já o home office aumentou a procura por imóveis maiores e com espaço para trabalhar.

Quer saber mais onde investir?Arraste pra cima e saiba mais sobre o assunto na matéria completa.