3 dicas para evitar a inadimplência ao alugar imóveis

Uma das ameaças do mercado imobiliário é a inadimplência de aluguel.  Afinal, quando isso ocorre, o proprietário perde total ou parcialmente o recebimento da renda esperada. Confira a seguir 3 estratégias para evitar a inadimplência.

Ao avaliar o histórico financeiro vinculado àquele CPF, bem como seus comprovantes de renda, o proprietário é capaz de traçar não só a capacidade de honrar compromissos financeiros do inquilino, bem como sua índole  e responsabilidade.

1. Análise de crédito

Os proprietários parceiros do QuintoAndar têm à disposição um processo de análise de crédito testado e refinado em milhares de contratos, com o uso de ferramentas de big data, regressão estatística e inteligência artificial. Tudo com o objetivo de mitigar ao máximo a inadimplência.

Manter uma relação de confiança com o inquilino pode ser um importante mitigador dos riscos de inadimplência. Apesar de o aluguel estar no “fim da fila” dos calotes, quando não há respeito entre as partes isso pode mudar.

2. Bom relacionamento pode diminuir riscos

Dar vários caminhos para o inquilino honrar seu pagamento pode ajudar a diminuir a inadimplência de aluguel. Receber um boleto ou uma chave Pix, em veículos como e-mail e WhatsApp, evita que o inquilino se esqueça de pagar.

3. Facilite o pagamento

Quer saber outras dicas para evitar a inadimplência ao alugar imóveis? Arraste pra cima e confira a  matéria completa!