Como declarar imóvel financiado em 7 passos

Comprou uma casa própria, mas está pagando de forma parcelada?  Aprenda passo a passo como declarar imóvel financiado no  Imposto de Renda!

1. Baixe o programa da Receita Federal

Para cada ano de declaração, a Receita atualiza o programa, para que constem informações do ano vigente. Portanto, é necessário fazer o download todos os anos para garantir o envio correto do formulário.

2. Preencha as informações pessoais

Assim que você abrir o programa da Receita Federal, deverá escolher se quer importar os dados da declaração anterior ou começar um formulário novo. Caso comece tudo do zero, é preciso preencher os seus dados de contribuinte.

3. Reúna os documentos

Recupere o seu contrato de financiamento e obtenha o Informe de Rendimentos do banco. Ainda retire os dados do imóvel disponível na instituição financeira. Assim, você evita divergências de dados, ok?

4. Insira os dados do imóvel na ficha “Bens  e Direitos”

O imóvel financiado deve ser declarado na aba “Bens e Direitos”. Ela está localizada no menu do lado esquerdo do programa de declaração da Receita Federal.

5. Atente-se aos principais detalhes  do formulário

Caso o imóvel seja novo e não tenha IPTU e número de matrícula, deixe esses campos em branco e informe no ano seguinte. E lembre-se: a área total do imóvel corresponde ao terreno, e não só à área construída.

6. O que inserir no campo Discriminação?

Detalhe as características do financiamento, como o valor do financiamento, número de prestações, quantas foram pagas, valor da entrada, gastos com cartório, taxa de juros, informações da instituição financeira e número do contrato.

7. Coloque o valor do imóvel certo a declarar

É necessário atentar ao valor do financiamento do imóvel a ser declarado e o campo em que deve ser preenchido. Se o imóvel foi comprado no mesmo ano referente à declaração, deixe a situação do ano anterior no valor zero.

Arraste a tela para conhecer mais regras e informações sobre como declarar imóvel financiado