Onde investir para aposentadoria: imóveis ou previdência?

Quando se trata de aposentadoria, uma coisa é consenso: é impossível manter o padrão de vida do período de trabalho apenas com a previdência do INSS.

Diante desse fato, é essencial que os investidores comecem a se planejar para esse período, criando novas fontes de renda. Duas das mais tradicionais são os imóveis e a previdência privada.

Embora ambos possam gerar renda quando o salário deixa de existir, o investimento em imóveis e o em previdência se comportam de maneiras bem diferentes, veja como nas próximas telas!

Imóveis x Previdência Privada: o que é melhor para se aposentar

Ainda que existam muitos bons produtos no mercado, a previdência privada ainda é caracterizada pela enorme presença de fundos ruins que cobram taxas altas.

1. Rentabilidade

Na média, portanto, considerando a valorização do patrimônio e a renda de aluguéis, o investimento imobiliário pode fazer mais sentido para quem pensa em um futuro não tão próximo.

Apesar de serem seguros e rentáveis, imóveis às vezes demoram um pouco para serem vendidos, especialmente por quem não conta com a parceria de plataformas de grande exposição.

2. Liquidez e carga tributária

Acontece que a previdência, embora possa ser resgatada quando o investidor desejar (de acordo com as regras de cada plano), perde justamente seus maiores benefícios tributários quando sacada antes da hora.

Quer saber mais? Arraste pra cima e conheça outras diferenças entre investir em imóveis ou na previdência!