Ter um imóvel com alta demanda para alugar é o sonho de qualquer investidor que busca gerar renda através de suas propriedades.

Afinal, além de reduzir a vacância, possuir imóveis concorridos não exige que o proprietário negocie tanto o valor cobrado, o que tende a aumentar sua rentabilidade.

Mas como tornar a sua propriedade a “moradia dos sonhos” dos inquilinos, a ponto de eles fecharem contrato dias após você colocar o imóvel à disposição?

Há uma série de variáveis que podem tornar um imóvel mais atrativo, algumas já inerentes à propriedade, outras que podem ser modificadas e também as relativas ao processo de negociação e aluguel.

Para esclarecer o que de fato é mais efetivo, o QuintoAndar fez um levantamento a partir de seus próprios contratos de aluguel para identificar quais as características mais determinantes para que um imóvel seja alugado mais rapidamente.

Um spoiler: se quiser alugar seu imóvel rápido, invista nos armários e, se tiver pensando em comprar um apartamento para alugar, não despreze as comodidades do condomínio, principalmente a garagem.

Navegue pelo conteúdo:

O levantamento

Para avaliar quais são as características mais presentes em imóveis que ficam vacantes por pouco tempo, o QuintoAndar reuniu uma lista com 1.000 imóveis que se destacaram por sua rapidez em serem alugados após o primeiro anúncio na plataforma ou depois de serem deixados pelo inquilino.

Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar.
Anuncie gratuitamente seu imóvel no QuintoAndar. Saiba mais

Na média, os imóveis demoraram 28 dias para serem alugados após a publicação (já com o contrato fechado) e cerca de 23 dias para serem realugados após o término de um contrato vigente.

No total, 705 dos 1.000 imóveis eram apartamentos, mas a lista também contempla casas dentro ou fora de condomínios, além de studios e quitinetes.

Características que podem ser modificadas pelo proprietário

Entre as qualidades dos imóveis que alugam rápido que podem ser alteradas pelo dono, destaca-se a presença de armários nos mais diversos ambientes do imóvel, especialmente cozinha, quartos e banheiros.

Dos 1.000 imóveis alugados rapidamente, 789 possuíam armários na cozinha, 621 nos quartos e 613 nos banheiros.

A presença de mobília, por outro lado, não se mostrou um fator determinante para o aluguel em pouco tempo. Embora pessoas que precisem se mudar rapidamente ou possuam uma vida mais dinâmica tendam a preferir imóveis já montados, apenas 246 imóveis da lista eram mobiliados, menos de um a cada quatro.

Fatores a serem analisados na hora do investimento

Algumas das características do imóvel não podem ou são mais difíceis de serem modificadas ao longo do tempo, por isso, é importante que o investidor se atente a elas no momento da compra.

Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar.
Encontre um cantinho só seu e saiba desde o começo quanto vai gastar. Comece agora

No levantamento, chamam a atenção as facilidades oferecidas pelo condomínio na preferência dos inquilinos que tomaram sua decisão mais rapidamente.

Da lista analisada, 432 tinham um playground entre suas comodidades, enquanto 383 ofereciam piscina, 314 continham academia e 314 eram equipados com quadra esportiva. A garagem, por sua vez, foi requisito para 704 imóveis, mais de 70% da lista total.

Leia também: Casa com piscina para alugar: quais as principais vantagens e desvantagens

Em relação às características internas dos imóveis, a média de quartos da lista ficou em 1,86, enquanto a média de banheiros foi de 1,39. A área média é de 65 m², sendo que 69% dos imóveis têm área igual ou inferior a este tamanho.

Menos de 30% dos imóveis possuía varanda, sendo que menos de 10% tinham a versão gourmet, como é chamado o cômodo ampliado para se tornar praticamente uma área de lazer dentro do apartamento.

Sobre o preço do aluguel, o valor médio cobrado no último contrato foi de R$ 1.598 mensais, sendo que 60% dos imóveis tinham valor igual ou inferior a este.

Naturalmente, a média distorce um pouco o cálculo, já que há casas que tendem a puxar a conta para cima. Grosso modo, contudo, podemos dizer que o imóvel ideal para alugar rápido seria um apartamento de dois quartos, com cerca de 65 m² e com valor de R$ 1.600 mensais.

Leia também: Preço de aluguel: saiba quanto cobrar do seu inquilino

Capilaridade do imóvel e menor burocracia também aceleram o aluguel

Bem, mas de nada adianta ter um imóvel desejado pelos inquilinos se ninguém souber que ele está para alugar, se problemas burocráticos dificultarem o contrato ou se, pior ainda, depois de alugado, o inquilino ficar inadimplente.

Para não ter de passar por esses problemas, a melhor solução é o proprietário contar com a administração do QuintoAndar para gerir e rentabilizar os seus imóveis.

Por um lado, a maior plataforma imobiliária da América Latina oferece a maior exposição do país, com cerca de 370 mil visitas agendadas para locação por mês

A experiência intuitiva do aplicativo e do site permitem ainda que os futuros inquilinos busquem exatamente pelo que estão procurando, de modo que seu imóvel seja visto por pessoas com maior chance de fechar o negócio.

Além disso, o trâmite para o fechamento do contrato é simples e ocorre por meio da plataforma, sem que o proprietário se estresse com burocracias ou em lidar com o inquilino, caso não queira.

Isso sem contar que proprietários que colocam vários imóveis na plataforma contam ainda com um suporte especializado para ajudar a administrar seu patrimônio e auxiliar com burocracias, tudo para tornar a experiência de investir em no mercado imobiliário mais agradável e rentável.

Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado.
Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado. Conheça benefícios