Na hora de comprar um imóvel ou pensar no design de interiores, você precisa saber como calcular metro quadrado. Essa é uma forma de evitar desperdícios ao colocar o papel de parede e considerar a disposição dos móveis, por exemplo.
Ainda tem mais. Saber como calcular o metro quadrado de uma parede e piso ajuda a se organizar melhor e a decidir qual é o melhor lugar para sua família morar. Afinal, um apartamento de 50 m² com 3 quartos ainda será pequeno para uma família com 5 pessoas, por exemplo. E os dormitórios nem sempre vão atender às suas demandas.
Por isso, é importante saber como esse cálculo é feito. A vantagem é que ele não é tão complexo quanto parece. Vamos mostrar mais detalhes neste post. Que tal conferir?
Leia mais: Planta de imóvel: por que você deve exigir na hora do aluguel
Navegue pelo conteúdo
- O que é o metro quadrado?
- Mercado imobiliário
- Construção civil
- Há diferença entre calcular o metro quadrado de ambientes com e sem divisórias?
- Como calcular o metro quadrado?
- Meça o comprimento da área
- Meça a largura
- Multiplique comprimento por largura
- Utilize nossa calculadora de metro quadrado
- Como calcular o metro quadrado de uma parede?
- Como calcular metro quadrado de piso?
- Como calcular tijolos por metro quadrado?
- Como calcular o valor do metro quadrado?
- Filtre sua busca pela metragem e encontre o imóvel ideal para você!
O que é o metro quadrado?
Para saber como calcular o metro quadrado, saiba que essa medida é uma unidade de tamanho. Representa um quadrado em que cada lado mede 1 metro de comprimento. Seu símbolo é m² e equivale a 10 mil centímetros quadrados (cm²).
O conceito de metro quadrado é bastante utilizado para calcular o tamanho de uma área. Por isso, é aplicado na verificação da área de imóveis, ambientes e terrenos. Também serve para avaliar quantas pessoas cabem em determinado local.
Ele não pode ser confundido com o metro linear. Enquanto o m² avalia o cálculo de área, o linear é utilizado para áreas em linha reta.
Mercado imobiliário
Devido a suas aplicações, o cálculo do m² é muito usado no mercado imobiliário. Ele ajuda a definir, por exemplo, o preço do imóvel em um caso de venda. Isso porque o valor depende da medida total da residência e da cobrança exigida na região.
O mesmo vale para imóveis para alugar. O Índice QuintoAndar, por exemplo, registra mensalmente o valor médio, por metro quadrado, do aluguel em São Paulo e do aluguel no Rio de Janeiro. Outra relevância dessa unidade de medida é para o cálculo do IPTU.
Construção civil
Além disso, a construção civil utiliza para definir a quantidade de materiais de construção necessários em uma obra. Por exemplo, em cada metro quadrado cabem cabem entre 6 e 9 unidades de tijolos. Pisos e revestimentos, por exemplo, também são vendidos por metro quadrado. E assim por diante.
Há diferença entre calcular o metro quadrado de ambientes com e sem divisórias?
A fórmula é igual. Porém, em um ambiente sem divisórias, é possível fazer um cálculo só. Esse é o caso dos terrenos.
Quando há vários cômodos, é preciso verificar a área de cada ambiente. Depois, some todos os números para chegar ao resultado.
Por exemplo, imagine que um apartamento tem as seguintes especificações de medidas:
- Cozinha e área de serviço: 15 m²;
- Sala: 25 m²;
- Varanda: 4 m²;
- Banheiro: 8 m²;
- Quarto: 10 m²;
- Suíte: 20 m²;
- Circulação: 4 m².
Nesse caso, o apartamento tem 86 m². A chamada área útil costuma ser um pouco menor. De toda forma, o cálculo sofre algumas pequenas variações de acordo com a espessura das paredes.
Você pode se interessar: 7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades
Como calcular o metro quadrado?
O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.
Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas. Confira!
Meça o comprimento da área
Comece medindo quanto cada lado tem no ambiente que será analisado. Se for o imóvel total, faça isso em cada um dos cômodos.
Lembre-se de que os centímetros devem ser incluídos, sendo transformados em metros. Como já explicamos, basta dividir por 100. Ou seja, se a parede tiver 450 cm, ela tem 4,5 m.
Meça a largura
Faça o procedimento da mesma forma. A medição deve ser do lado que fica a cerca de 90º de distância daquele já mensurado. Também inclua os centímetros, fazendo a conversão para metros.
Multiplique comprimento por largura
Multiplique comprimento por largura. Caso o resultado traga várias casas decimais, arredonde. Por exemplo, se for 5,4327 m², deixe por 5,44 m² – arredondando sempre para mais, para garantir que o que você planeja vai caber ali.
Utilize nossa calculadora de metro quadrado
Criamos uma calculadora de metro quadrado que pode te ajudar em diversas situações, de forma simples e prática. Veja e use a seguir:
Utilize todos os dados corretamente para efetuar o cálculo do metro quadrado
Como calcular o metro quadrado de uma parede?
Para calcular o metro quadrado de uma parede, você deve realizar os seguintes passos:
- Meça a altura da parede;
- Meça o comprimento da parede;
- Multiplique os dois valores.
Por exemplo, se a altura é de 3 m e o comprimento é de 2,7 m, o resultado é de 8,1 m².
Como calcular metro quadrado de piso?
A lógica, aqui, é exatamente a mesma da parede: você vai medir quantos metros ela tem de uma ponta à outra, no comprimento, e depois medir a largura, multiplicando os dois valores para chegar ao valor do metro quadrado do piso.
Essa forma de medir, na verdade, irá obter o mesmo resultado de quando você está medindo toda a área de um cômodo, pois o comprimento do piso será o mesmo de uma das paredes, assim como o comprimento da largura será o mesmo da outra parede.
Como calcular tijolos por metro quadrado?
De modo geral, cabem entre 6 e 9 tijolos em 1 m². Isso varia de acordo com o tipo utilizado. Para saber quantos usar em uma obra, você deve primeiro considerar alguns critérios:
- Tipo e tamanho do tijolo a ser utilizado;
- Total de furos do tijolo;
- Metragem da área.
Existem diferentes tipos de tijolos. Os mais comuns no Brasil são aqueles com 6, 8 e 9 furos. Imagine que você vai usar um modelo com 6 furos. Nesse caso, o padrão de tamanho é 9 cm de espessura, 14 cm de largura e 19 cm de comprimento.
O tijolo será utilizado em pé. Portanto, multiplique a altura por comprimento em metros. Para fazer a transformação, apenas divida por 100. Ou seja, são 0,14 m de largura e 0,19 m de comprimento.
Ao fazer a multiplicação, o resultado é 0,0252 m². Agora, divida 1 m² pelo dado referente a 1 tijolo. Nesse caso, serão necessários 39,68 tijolos de 6 furos para 1 m². Caso você queira utilizar outro tipo, apenas troque as medidas e faça o mesmo cálculo por metro quadrado.
Como calcular o valor do metro quadrado?
O valor do m² varia conforme diferentes fatores. Entre eles estão:
- Comprimento e largura da área;
- Metragem de todo o imóvel;
- Área privativa, também chamada de área útil;
- Área comum;
- Área total;
- Oferta e demanda, ou seja, cenário do mercado na região.
Por isso, pode ser difícil saber como calcular o valor do metro quadrado na sua cidade ou bairro. Ainda assim, você pode conversar com os vizinhos para ter uma ideia do preço cobrado.
Leia também: Valor do metro quadrado em SP por bairro
Em seguida, divida o preço do imóvel de outro morador pela sua metragem. Ao chegar no resultado do valor do m², multiplique pela área total do seu imóvel.
Como esse ainda é um cálculo subjetivo, você pode descobrir quanto vale o seu imóvel com a calculadora de venda do QuintoAndar.
Dessa forma, você apenas insere algumas informações — como metragem, localização e características — e tem o resultado.
Esse é um preço estimado. Ainda assim, é uma forma de saber quanto estão cobrando por imóveis com características semelhantes ao seu. Por isso, é um bom ponto de partida.
Filtre sua busca pela metragem e encontre o imóvel ideal para você!
Sabia que você pode encontrar o imóvel com a metragem ideal para você e a sua família? Com os filtros do QuintoAndar, é possível definir o lugar que você deseja morar, se quer alugar ou comprar, quais características precisa ter e muito mais.
Você ainda pode definir a área mínima e máxima. Assim, vê apenas os apartamentos e as casas que fazem sentido para o que precisa. Tudo para facilitar a sua vida e se mudar de maneira rápida, fácil e sem burocracia.
E se você tem um imóvel que deseja alugar ou vender, também pode usar o QuintoAndar. Com a nossa imobiliária digital, fica mais simples fechar negócio e ainda ter o seu pagamento de aluguel garantido.
Então, que tal aproveitar? Acesse o QuintoAndar e confira todas as oportunidades