Na hora de comprar um imóvel ou pensar no design de interiores, você precisa saber como calcular o metro quadrado. Essa é uma forma de evitar desperdícios ao colocar o papel de parede e considerar a disposição dos móveis, por exemplo.

Ainda tem mais. Saber como calcular o metro quadrado de uma parede e piso ajuda a se organizar melhor e a decidir qual é o melhor lugar para sua família morar. Afinal, um apartamento de 50 m² com 3 quartos ainda será pequeno para uma família com 5 pessoas — e os dormitórios nem sempre vão atender às suas demandas.

Por isso, é importante saber como esse cálculo é feito. A vantagem é que ele não é tão complexo quanto parece. Vamos mostrar mais detalhes neste post. Que tal conferir?

Leia mais: Planta de imóvel: por que você deve exigir na hora do aluguel

Navegue pelo conteúdo

O que é o metro quadrado?

mulher medindo uma parede de um cômodo

Para saber como calcular o metro quadrado, saiba que essa medida é uma unidade de tamanho. Representa um quadrado em que cada lado mede 1 metro de comprimento. Seu símbolo é m² e equivale a 10 mil centímetros quadrados (cm²).

O conceito de metro quadrado é bastante utilizado para calcular o tamanho de uma área. Por isso, é aplicado na verificação da área de imóveis, ambientes e terrenos. Também serve para avaliar quantas pessoas cabem em determinado local.

Ele não pode ser confundido com o metro linear. Enquanto o m² avalia o cálculo de área, o linear é utilizado para áreas em linha reta.

Devido a suas aplicações, o cálculo do m² ajuda a definir o preço do imóvel. Isso porque o valor depende da medida total da residência e da cobrança exigida na região.

Outra relevância dessa unidade de medida é para o cálculo do IPTU. Por fim, a construção civil utiliza para definir a quantidade de materiais de construção necessários na obra. Por exemplo, cabem entre 6 e 9 unidades de tijolos para cada m².

Há diferença entre calcular o metro quadrado de ambientes com e sem divisórias?

A fórmula é igual. Porém, em um ambiente sem divisórias, é possível fazer um cálculo só. Esse é o caso dos terrenos. 

Quando há vários cômodos, é preciso verificar a área de cada ambiente. Depois, some todos os números para chegar ao resultado.

Por exemplo, imagine que um apartamento tem as seguintes especificações de medidas:

Nesse caso, o apartamento tem 86 m². A chamada área útil costuma ser um pouco menor. De toda forma, o cálculo sofre algumas pequenas variações de acordo com a espessura das paredes.

Você pode se interessar: 7 dicas de como dividir um quarto em dois sem dificuldades

Como calcular o metro quadrado?

homem medindo a área de uma parede

O cálculo do m² consiste em multiplicar largura por comprimento. Assim, você tem o resultado. Por exemplo, uma sala com paredes de 5 m de largura por 8 m de comprimento terá 40 m² – já que 5 vezes 8 é igual a 40.

Para entender como calcular o metro quadrado de forma bem precisa, listamos as etapas a serem seguidas. Confira!

Meça o comprimento da área

Comece medindo quanto cada lado tem no ambiente que será analisado. Se for o imóvel total, faça isso em cada um dos cômodos.

Lembre-se de que os centímetros devem ser incluídos, sendo transformados em metros. Como já explicamos, basta dividir por 100. Ou seja, se a parede tiver 450 cm, ela tem 4,5 m.

Meça a largura

Faça o procedimento da mesma forma. A medição deve ser do lado que fica a cerca de 90º de distância daquele já mensurado. Também inclua os centímetros, fazendo a conversão para metros.

Multiplique comprimento por largura

Multiplique comprimento por largura. Caso o resultado traga várias casas decimais, arredonde. Por exemplo, se for 5,4327 m², deixe por 5,44 m² – arredondando sempre para mais, para garantir que o que você planeja vai caber ali.

Como calcular o metro quadrado de uma parede?

Para calcular o metro quadrado de uma parede, você deve realizar os seguintes passos:

  • Meça a altura da parede;
  • Meça o comprimento da parede;
  • Multiplique os dois valores.

Por exemplo, se a altura é de 3 m e o comprimento é de 2,7 m, o resultado é de 8,1 m².

Como calcular tijolos por metro quadrado?

De modo geral, cabem entre 6 e 9 tijolos em 1 m². Isso varia de acordo com o tipo utilizado. Para saber quantos usar em uma obra, você deve primeiro considerar alguns critérios:

  • Tipo e tamanho do tijolo a ser utilizado;
  • Total de furos do tijolo;
  • Metragem da área.

Existem diferentes tipos de tijolos. Os mais comuns no Brasil são aqueles com 6, 8 e 9 furos. Imagine que você vai usar um modelo com 6 furos. Nesse caso, o padrão de tamanho é 9 cm de espessura, 14 cm de largura e 19 cm de comprimento.

O tijolo será utilizado em pé. Portanto, multiplique a altura por comprimento em metros. Para fazer a transformação, apenas divida por 100. Ou seja, são 0,14 m de largura e 0,19 m de comprimento.

Ao fazer a multiplicação, o resultado é 0,0252 m². Agora, divida 1 m² pelo dado referente a 1 tijolo. Nesse caso, serão necessários 39,68 tijolos de 6 furos para 1 m². Caso você queira utilizar outro tipo, apenas troque as medidas e faça o mesmo cálculo por metro quadrado.

Como calcular o valor do metro quadrado?

homem e mulher medindo um ambiente, com luzes laser iluminando os quadrantes

O valor do m² varia conforme diferentes fatores. Entre eles estão:

  • Comprimento e largura da área;
  • Metragem de todo o imóvel;
  • Área privativa, também chamada de área útil;
  • Área comum;
  • Área total;
  • Oferta e demanda, ou seja, cenário do mercado na região.

Por isso, pode ser difícil saber como calcular o valor do metro quadrado na sua cidade ou bairro. Ainda assim, você pode conversar com os vizinhos para ter uma ideia do preço cobrado.

Leia também: Valor do metro quadrado em SP por bairro

Em seguida, divida o preço do imóvel de outro morador pela sua metragem. Ao chegar no resultado do valor do m², multiplique pela área total do seu imóvel.

Como esse ainda é um cálculo subjetivo, você pode descobrir quanto vale o seu imóvel com a calculadora de venda do QuintoAndar

Dessa forma, você apenas insere algumas informações — como metragem, localização e características — e tem o resultado.

Esse é um preço estimado. Ainda assim, é uma forma de saber quanto estão cobrando por imóveis com características semelhantes ao seu. Por isso, é um bom ponto de partida.

Filtre sua busca pela metragem e encontre o imóvel ideal para você!

Sabia que você pode encontrar o imóvel com a metragem ideal para você e a sua família? Com os filtros do QuintoAndar, é possível definir o lugar que você deseja morar, se quer alugar ou comprar, quais características precisa ter e muito mais.

Você ainda pode definir a área mínima e máxima. Assim, vê apenas os apartamentos e as casas que fazem sentido para o que precisa. Tudo para facilitar a sua vida e se mudar de maneira rápida, fácil e sem burocracia.

E se você tem um imóvel que deseja alugar ou vender, também pode usar o QuintoAndar. Com a nossa imobiliária digital, fica mais simples fechar negócio e ainda ter o seu pagamento de aluguel garantido

Então, que tal aproveitar? Acesse o QuintoAndar e confira todas as oportunidades