Ninguém tem dúvidas de que os bichinhos de estimação são os melhores amigos dos humanos. Tanto é que eles já ocupam o posto de integrantes das famílias. Por isso, ao planejar uma mudança, também é importante considerar o bem-estar do amigo de quatro patas e procurar um espaço pet em condomínios antes de escolher um novo imóvel para chamar de lar. 

Também chamados de pet places, esses ambientes são ideais para que os animais possam brincar e se exercitar com segurança dentro do próprio condomínio. Assim, têm se tornado uma tendência cada vez mais comum em empreendimentos por todo o país.

E aí, quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo para entender o que é, conhecer as vantagens e ficar por dentro das regras para espaço pet em condomínios. 

Navegue pelo conteúdo:

Feche negócio mais rápido com preço justo para comprar sua casa
Feche negócio mais rápido com preço justo para comprar sua casa Compre aqui

Leia também: Animais para apartamento: como escolher e cuidar de pets em espaços reduzidos

Espaço pet em condomínios

Agora que você já sabe que os pet places são cada vez mais buscados por pessoas com cães e/ou gatos, aqui vai outra informação importante: o Brasil é o 3° país com o maior número de animais domésticos do mundo. São mais de 149 milhões de pets em todo o país, conforme pesquisa divulgada em 2021 pelo Instituto Pet Brasil.

Em outras palavras, isso significa que ao menos 70% dos brasileiros têm um bichinho de estimação em casa ou, pelo menos, conhecem quem tenha. E é justamente devido a esse cenário que espaços onde os pets possam correr, brincar e interagir com outros animais em segurança têm ganhado popularidade. 

O que é um espaço pet?

Imagem de um cachorro com a orelha levantada deitado no chão de uma casa com vários brinquedos ao redor para ilustrar matéria sobre o que é um espaço pet
O espaço pet promove bem-estar e segurança tanto para os animais, quanto para os tutores

Em primeiro lugar, um espaço pet é uma área especialmente dedicada aos animais de estimação e seus respectivos tutores dentro de um condomínio. Ou seja, é um espaço projetado exclusivamente para que os animais tenham um ambiente seguro e com muitos estímulos para brincar, correr e reduzir sintomas como estresse e ansiedade.

Inclusive, além do ambiente próprio para essas atividades, é muito comum que condomínios com essa comodidade invistam em brinquedos dedicados a esse público-alvo, como bolas, mordedores e até mesmo circuitos interativos. 

Dessa forma, se você encontrar um espaço pet em condomínios durante a busca por um novo apartamento para comprar ou alugar, pode ter certeza de que seu melhor amigo poderá gastar muita energia nesses locais. E tudo isso sem que seja necessário sair do prédio para levá-lo para um passeio em parques ou calçadas públicas, por exemplo. 

Saiba mais: Cachorros para apartamento: um guia com 21 raças e dicas valiosas para criar seu pet de maneira feliz e saudável

Vantagens de morar em um condomínio com espaço pet

Imagem de um cachorro descendo a rampa de um circuito interativo montado na grama de um espaço cercado para ilustrar matéria sobre a vantagem de espaço pet em condomínios
Esses espaços proporcionam um ambiente que os pets possam se exercitar, socializar e se divertir

Se você tem um bichinho de estimação, com certeza poderá se beneficiar das vantagens de morar em um condomínio com espaço pet. Listamos algumas abaixo:

1. Comodidade para os pets

Antes de mais nada, os espaços dedicados aos animais de estimação dentro de um condomínio promovem um ambiente seguro para que eles possam se exercitar e socializar com outros animais. 

Dessa forma, é possível manter uma rotina de atividades que o pet fique mais feliz, saudável e mentalmente estimulado. Ou seja, é uma forma de promover o bem-estar do animal de estimação. 

2. Comodidade para os tutores

Outra vantagem de morar em condomínio com espaço pet é a conveniência para os tutores. Afinal, não é necessário sair do prédio em busca de locais públicos apropriados para a rotina diária de exercícios dos pets. 

Levando em consideração que a rotina das pessoas está cada vez mais agitada, essa é uma comodidade que otimiza tempo, poupa esforços e garante mais qualidade de vida dentro do conforto e segurança do próprio ambiente residencial. 

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Explore o conteúdo: Plantas pet friendly: quais espécies são seguras para ter em casa

3. Interação entre os moradores

Não são apenas os animais de estimação que podem fazer amigos em um espaço pet. Os tutores também podem aproveitar para interagir com outros condôminos e criar novas relações com os vizinhos. 

Assim, essa dinâmica pode fortalecer os laços comunitários e promover uma vizinhança mais amigável e colaborativa. 

4. Segurança

Um dos principais benefícios de um pet place em condomínios é a segurança. E isso é válido tanto para os animais quanto para os tutores, viu? Afinal, esses espaços são projetados dentro da própria área residencial e levam em consideração várias medidas de segurança como cercas adequadas e portões fechados. 

Além de garantir riscos de fugas ou acidentes, o espaço pet também reduz a exposição dos animais a possíveis perigos encontrados em áreas públicas, como ruas movimentadas, animais agressivos ou automóveis.

Quais são as regras para espaço pet em condomínios?

Imagem de um cachorro com um brinquedo de corda na boca para ilustrar matéria sobre regras para espaço pet em condomínios
As regras podem variar de acordo com as normas estabelecidas pela administração de cada condomínio

Embora uma ou outra regra possa variar de um condomínio para outro, existem algumas normativas que costumam ser comuns nos espaços pets. 

De modo geral, elas dizem respeito ao uso adequado desses espaços, horários permitidos, determinações sobre quais animais podem usar o ambiente e responsabilidade dos tutores pela limpeza. Entre as principais regras, estão:

  • Entrada permitida apenas para animais de estimação com a carteira de vacinação completa e atualizada;
  • Entrada permitida apenas para animais de estimação com a higiene em dia – ou seja, sem pulgas, por exemplo;
  • Exigir que o tutor seja responsável pela limpeza de fezes e urina, se for o caso. 

É permitido proibir pet em condomínio?

Embora essa seja uma dúvida muito comum, a verdade é que nenhum síndico ou proprietário pode proibir a presença de animais de estimação em um condomínio. Afinal, isso seria uma violação do direito de propriedade, que está descrito no artigo 5° da Constituição Federal. 

Como fazer um espaço pet em condomínio?

Imagem de um homem e uma mulher brincando com um cachorro no chão da sala de estar de uma casa para ilustrar matéria sobre como fazer um espaço pet em condomínio
O condomínio não tem a obrigação de ter esses espaços, mas é possível conseguir aprovação em uma reunião de condôminos

Se você está interessado em fazer um espaço pet no prédio onde você mora, a primeira etapa é ter a solicitação aprovada em uma reunião de condomínio. 

Depois, caso os demais moradores tenham apoiado a ideia, será necessário investir em alguns itens essenciais para o ambiente, como cercas, piso adequado, potes para água, plantas, brinquedos, bancos para os tutores e sacos plásticos. 

Mais qualidade de vida te espera no QuintoAndar

Agora que você sabe as vantagens de encontrar um espaço pet em condomínios, chegou a hora de contar com a maior plataforma de moradia do Brasil para encontrar um novo apartamento para chamar de lar. 

A segurança que você precisa em cada passo da sua jornada
A segurança que você precisa em cada passo da sua jornada Comprar imóvel

Seja para comprar ou alugar, o QuintoAndar tem todas as ferramentas necessárias para que você possa pegar as chaves de um imóvel com todas as facilidades para a sua rotina com mais agilidade, transparência e segurança. Acesse o site ou app agora mesmo e comece a pesquisar!