Quando estamos buscando pela moradia ideal, existem várias opções disponíveis no mercado imobiliário para escolhermos, não é? Uma delas é o sobrado, uma construção versátil e que oferece suas mais diversas vantagens.

Preparamos este artigo para você compreender melhor o que é um sobrado, conhecer suas características e ver quais são as diferenças entre esse e outros tipos de imóveis.

Navegue pelo conteúdo

O que é esse tipo de imóvel?

O sobrado é um tipo de casa. Uma construção residencial de dois ou mais andares que proporciona uma divisão em diferentes níveis do espaço habitável, oferecendo áreas internas distribuídas, geralmente, em formato vertical.

Além de sua metragem ocupar menos espaço no terreno, valorizando a área externa, esse tipo de imóvel é comumente idealizado para servir de moradia para as famílias, já que sua estrutura é versátil e adaptável às mais diversas necessidades.

Ao longo dos anos, o sobrado também se tornou um tipo de imóvel bastante utilizado para fins comerciais, afinal, a distribuição de seus cômodos internos facilitam uma acomodação para diferentes setores.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Sobrado geminado

O termo geminado tem origem no latim “gemini”, que significa “gêmeo”, e, no caso de um sobrado, se trata de uma construção com dois sobrados idênticos em um mesmo terreno.

Geralmente, o sobrado geminado pode receber uma construção mais econômica e eficiente, com plantas de dois ou mais andares.

Eles também podem ser erguidos em terrenos de diferentes tamanhos, sendo que o espaço externo pode abrigar áreas para garagem ou lazer.

Sobrado assobradado

Literalmente, o termo assobradado vem do verbo assobradar, que significa construir com dois pavimentos.

Assim, um sobrado assobradado nada mais é do que uma habitação que recebeu modificações após sua construção, como casas térreas em terrenos que passaram a contar com um novo pavimento.

Origem do nome

Para compreender sobre a origem do nome sobrado, que tal voltarmos à época da colonização portuguesa para contextualizarmos a história desse tipo de imóvel?

Foto que ilustra matéria sobre sobrado mostra casas coloniais brancas com os batentes de portas em diferentes cores, como verde e amarelo.
Sobrados coloniais na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro (Foto: Shutterstock)

Pois bem, o termo é derivado do vocábulo “sobrado”, da língua portuguesa, e significa “sobre o andar inferior” ou “andar superior”.

Naquele período, uma das influências da arquitetura colonial era comum a construção dos sobrados nas áreas urbanas, servindo como solução para otimizar espaços em terrenos limitados.

Assim, eram projetados com dois ou mais pavimentos, sendo a área de estar localizada no piso térreo, enquanto os quartos ficavam no andar superior.

O termo “sobrado”

Atualmente, o termo “sobrado” é amplamente utilizado para descrever basicamente qualquer construção residencial de dois ou mais andares, independentemente de sua arquitetura específica.

Então, são imóveis que continuam servindo como uma opção popular em muitas regiões do Brasil, oferecendo um espaço habitável versátil e características de design que podem ser bem exploradas, como vemos, por exemplo, em sobrados localizados em condomínios fechados.

Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui
Mais de 20 mil imóveis que você só encontra aqui Quero alugar

Diferenças entre sobrado e outros tipos de imóveis

Para você compreender melhor, listamos algumas das diferenças entre sobrado e outros tipos de imóveis com diferentes formatos de habitações, como apartamentos e casas térreas:

  • Espaço: Sobrados geralmente oferecem mais espaço habitável em comparação com apartamentos compactos ou casas térreas menores, já que, com múltiplos andares, um sobrado pode acomodar mais quartos, banheiros e áreas de convivência, proporcionando sensação de amplitude e conforto;
  • Layout: Sobrados oferecem um layout mais flexível, permitindo a personalização de acordo com as preferências e necessidades dos moradores. Inclusive, a disposição dos cômodos pode ser adaptada para atender às demandas individuais, criando uma residência única e adaptada ao estilo de vida;
  • Privacidade: uma das vantagens dos sobrados é a maior privacidade em comparação com apartamentos, uma vez que os sobrados não compartilham paredes com vizinhos. Assim, os moradores têm menos exposição a ruídos e podem desfrutar de uma sensação maior de intimidade em seus cômodos;
  • Acessibilidade: É comum que os sobrados tenham escadas internas, o que pode ser uma desvantagem para pessoas com mobilidade reduzida, idosos ou famílias com crianças pequenas. Então, apartamentos térreos ou casas sem escadas podem oferecer uma opção mais acessível para evitar os degraus;
  • Manutenção: Sobrados geralmente precisam contar com manutenção mais frequente em comparação com apartamentos ou casas térreas. Mesmo porque, com múltiplos níveis, há uma maior área de superfície para cuidar, incluindo escadas, telhados e fachadas., então é algo que pode demandar mais tempo e recursos para manter em boas condições;
  • Localização: Os sobrados podem ser encontrados em áreas urbanas e bairros mais residenciais, enquanto os apartamentos tendem a ser mais concentrados em áreas urbanizadas. Agora, a disponibilidade de cada formato de habitação vai variar mais de acordo com a região.

Características de um sobrado residencial

Agora que você já tem uma ideia melhor do que é e quais são suas diferenças em relação a outros tipos de imóveis, que tal conhecer algumas das características de um sobrado residencial?

Espaço

Sem dúvidas, o espaço é uma das principais características de um sobrado, afinal, dependendo do terreno, pode ter um espaço mais generoso para proporcionar.

Além de poder contar com múltiplos andares, um sobrado permite acomodar várias necessidades, como quartos extras, áreas de lazer ou espaços de armazenamento adicionais.

Dependendo da planta, também pode acrescentar um quintal ou área externa privativa com espaço extra para desfrutar de momentos de lazer, seja para cultivar um jardim ou simplesmente relaxar ao ar livre.

Privacidade

Se você está buscando por uma moradia com mais privacidade, então o sobrado pode atender essa necessidade, caso esteja comparando com apartamentos em condomínios.

Como mencionamos anteriormente, o fato de você não compartilhar paredes com vizinhos e ainda contar com múltiplos andares, pode proporcionar uma separação entre os espaços para desfrutar de mais tranquilidade nas suas atividades diárias.

Personalidade

Personalidade é outra característica que um sobrado pode oferecer, já que flexibiliza as divisões da residência de acordo com as necessidades dos moradores.

Como os proprietários têm a liberdade de projetar o interior de acordo com suas preferências e necessidades específicas, a disposição dos cômodos, como quartos, sala de estar, cozinha e banheiros, pode ser personalizada para atender às preferências individuais.

Como é morar em um sobrado?

O sobrado pode ser um dos tipos de imóvel ideal para quem deseja morar com mais conforto, privacidade e espaço, sem contar que, dependendo do terreno e da localização, pode abrigar uma construção bem versátil e personalizada, ou até mesmo ter uma vista privilegiada.

Por que morar em um sobrado?

Embora possam existir sobrados construídos com metragens menores e em terrenos menos espaçosos, você pode optar por morar em um caso esteja buscando um lar para viver em família e queira contar com uma variedade de cômodos para usos específicos, sociais e privativos.

Da mesma forma que esse tipo de construção pode oferecer ainda uma divisão de pavimentos e áreas externas com múltiplas utilidades e funções, sem deixar de considerar outras características como privacidade e conforto.

Vantagens

Assim como qualquer tipo de moradia, morar em um sobrado pode oferecer suas vantagens e desvantagens.

Além do conforto, da privacidade e do espaço que esse imóvel proporciona, sua construção pode proporcionar uma maior flexibilidade para fazer modificações na planta e alterar seu layout como desejar.

Outro ponto que pode ser tido como um diferencial dos sobrados é o fato de contarem com um potencial de valorização no mercado imobiliário, principalmente com a construção estando  bem preservada e, se for o caso, localizada em uma área considerada nobre.

No caso de sobrados em condomínios fechados, outro diferencial vantajoso pode ser em poder contar com a segurança interna e sua constante vigilância na região.

Desvantagens

É bom ter em mente algumas características das diferentes formas de moradias, mas, no final, é você mesmo quem deverá considerar suas próprias principais vantagens e desvantagens, não é?

Pois bem, pode ser que os custos com a manutenção da estrutura física do imóvel sejam considerados desvantagens, já que o sobrado é uma construção que deve demandar atenção e investimento com relação a fundação, alicerce, dimensões, topografia e outros detalhes do projeto no terreno.

Isso porque é uma habitação construída, geralmente, para aumentar verticalmente, ao contrário das casas, que, quando têm condições de serem ampliadas, recebem alterações em uma área térrea maior.

Cuidados com esse tipo de imóvel

Ao morar em um sobrado, deve ser importante se atentar a certos cuidados para preservar o bom estado da sua propriedade. Então, listamos a seguir alguns dos principais:

  • Manutenção: Manter uma manutenção regular é essencial para preservar a qualidade do sobrado, como inspecionar frequentemente a estrutura, sistemas elétricos e hidráulicos, além de realizar reparos ou substituições necessárias;
  • Conservação: Conservar o sobrado contribui para prevenir o acúmulo de sujeira que pode causar eventuais danos, como nas áreas internas e externas, sejam em pisos, janelas, fachadas e telhados;
  • Pintura: É muito válido manter a pintura do sobrado renovada quando necessário, porque além de proporcionar a aparência, ajuda a proteger a estrutura contra danos causados pelo clima, como a exposição ao sol;
  • Estrutura: Acompanhar a estrutura do sobrado é essencial para conter rachaduras, infiltrações ou problemas de fundação, e, caso sejam identificados problemas, buscar a orientação de profissionais especializados para realizar os devidos reparos;
  • Paisagismo: Se o sobrado conta com área externa, deve ser fundamental manter o paisagismo adequado, seja para cuidar do gramado, podar árvores e arbustos, além de garantir a drenagem adequada da água da chuva;
  • Segurança: Um fator essencial é a segurança do sobrado, portanto não deixe de se certificar de que estão instalados sistemas de segurança adequados, como câmeras de vigilância, alarmes e travas de segurança. Mesmo porque, além disso, é importante tomar medidas básicas, como trancar portas e janelas, para proteger a propriedade e seus moradores.

E é seguindo cuidados como estes que você pode garantir que o sobrado mantenha suas boas condições por mais tempo, com manutenção regular, limpeza adequada e atenção aos detalhes que preservem beleza, funcionalidade e valor!

Encontrando um sobrado para ser seu novo lar

Gostou de saber como é um sobrado e ficou com vontade de buscar um para morar? Saiba que o QuintoAndar pode te ajudar a encontrar um imóvel assim, no lugar desejado, seja apenas com área externa ou localizado em um condomínio!

Somos a maior imobiliária digital da América Latina e estamos presentes em mais de 80 cidades do Brasil, com serviços de aluguel de imóveis e nas quatro maiores regiões metropolitanas do país com compra e venda. 

E em nossa plataforma você consegue buscar imóveis da forma mais assertiva possível, usando os mais de 70 filtros de busca que oferecemos.

Assim, é possível refinar a pesquisa com as características que deseja para o imóvel e ainda conferir nas fotos e vídeos dos anúncios, feitas por fotógrafos profissionais.

Anuncie na plataforma com mais de 12 milhões de acessos por mês
Anuncie na plataforma com mais de 12 milhões de acessos por mês Anunciar imóvel