Os meses de janeiro e fevereiro são conhecidos no mercado imobiliário como de alta temporada do aluguel de imóveis. E um levantamento divulgado recentemente pelo QuintoAndar mostra isso com números. De acordo com o estudo, alugar um imóvel no primeiro bimestre do ano é até 30% mais rápido do que nos outros meses. Sendo que em algumas cidades, como Goiânia e Campinas, a rapidez poder até 50% maior.
Existem vários motivos para esses meses serem mais aquecidos, como as resoluções de ano novo, início do ano letivo em escolas e universidades, temporada de encerramento de contratos, além de reorganização financeira.
“Para os proprietários que desejam colocar um imóvel para alugar, esse é o melhor momento”, conta Thiago Tourinho COO do QuintoAndar. “Além de aproveitar a temporada, ficar atento às principais demandas dos inquilinos ajuda muito a aumentar a liquidez do imóvel. Sem contar que alugando mais rápido, as chances de ter a renda comprometida pela vacância do imóvel é muito menor”.
Mais visitas agendadas na alta temporada do aluguel
Em janeiro de 2021, o QuintoAndar registrou um aumento de 40% no número de visitas agendadas, em comparação ao mês de dezembro de 2020. No último mês do ano passado, a imobiliária digital registrou uma média de quatro visitas agendadas por minuto. Já no primeiro mês deste ano, esse número subiu para sete visitas agendadas por minuto.
Essa alta temporada do aluguel é uma tendência observada pelos especialistas do QuintoAndar desde 2018. Os meses de janeiro e fevereiro daquele ano tiveram 59% mais visitas agendadas do que novembro e dezembro de 2017. Já em 2019, os dois primeiros meses do ano tiveram 69% mais visitas agendadas do que novembro e dezembro de 2018.
Outro dado observado no QuintoAndar foi o dia com maior concentração de buscas. Nos últimos três meses, o segundo dia útil do mês e o dia cinco tiveram mais buscas que a média de novembro e dezembro. Além disso, no mês de janeiro, os imóveis listados no QuintoAndar foram acessados , em média, 30% mais vezes do que em todo 2020.
Dicas pros proprietários alugarem mais rápido
Para quem está pensando em colocar um imóvel para alugar, esse é um bom momento, já que as buscas por imóveis de aluguel aumentam bastante nesses meses. De acordo com o Índice QuintoAndar de Aluguel, os imóveis maiores que 90 m², de dois ou três quartos são os mais buscados no momento.
Imóveis com armários também são os preferidos por quem está buscando uma casa nova para alugar. Em um levantamento dos filtros de buscas, o QuintoAndar identificou que, em 2020, imóveis com armários de cozinha, quarto e banheiro receberam 23% mais visitas do que imóveis sem.
Outro característica muito valorizada por quem está em busca de uma casa nova são tomadas de três pinos, isso porque os inquilinos entendem que para ter esse item o imóvel passou por uma reforma estrutural recente – garantindo que ele não tenha problemas futuros.
O filtro “aceita pet” também tem sido bastante usado na plataforma. No final de 2020, ele era o sexto filtro mais buscado no QuintoAndar, ficando atrás apenas de características essenciais, como número de quartos, valor do aluguel e tamanho do imóvel. Na comparação com 2019, é possível observar 13% na busca por imóveis que aceitam pet.