A burocracia sempre foi um dos grandes fantasmas do mercado imobiliário e, por tabela, com certeza também do meio ambiente. Alugar ou vender um imóvel, historicamente, envolvia processos com muitas idas e vindas a cartórios e quilos e mais quilos de papelada impressa. Esse cenário, no entanto, mudou totalmente com o advento da imobiliária digital.

Lembrando que imobiliária digital é um novo modelo de negócio de venda e aluguel de imóveis que busca acabar com a burocracia das negociações, já que todos os processos são online.

E, neste artigo, vamos falar das principais vantagens de se lidar com uma imobiliária online. E o spoiler você já viu logo no começo do texto: a principal delas tem a ver com a burocracia.

Navegue pelo conteúdo:

Como era antes de existir a imobiliária digital

Houve um tempo em que uma pessoa que procurava por conta própria um imóvel para comprar ou alugar precisava:

  • Ir a uma banca e comprar um jornal;
  • Abrir a sessão de classificados para procurar imóveis entre dezenas ou centenas de opções – nos tempos áureos, esses anúncios eram importantes fontes de renda para os jornais;
  • Selecionar os imóveis (sem fotos);
  • Ligar para todos eles e lidar com diversos corretores diferentes, ou diretamente com os proprietários;
  • Agendar as visitas. 

Isso tudo apenas na fase de pesquisa. Ou seja, as chances de o seu imóvel ser selecionado – a não ser que você gastasse mais por um espaço maior – poderiam se equivaler às de um raio cair no seu imóvel. 

Não por acaso, a boa e velha placa de “aluga-se” ou “vende-se” na janela sempre foi – e é até hoje – muito efetiva. 

Tudo isso, é claro, era amenizado se você colocasse seu imóvel para alugar ou vender por intermédio de uma imobiliária. Uma vez que esse tipo de empresa concentra todos esses esforços, por meio de seus corretores, para fazer com que os imóveis sejam vendidos ou alugados o mais rápido possível. 

Mas, mesmo com uma imobiliária por trás, tanto no aluguel quanto na compra e venda, você ainda caia em toda a burocracia e os custos de um moroso processo, que envolvia assinatura de contratos com reconhecimento de firma e idas e vindas infinitas a cartórios. 

Coloque seu imóvel para alugar no QuintoAndar e garanta o recebimento do seu aluguel todo dia 12 Anunciar

Principais diferenças entre a imobiliária digital e a imobiliária tradicional

A principal diferença está no fato de uma imobiliária digital já nascer com seu modelo de negócio baseado na mais alta tecnologia. 

Por sua vez, as tradicionais – geralmente empresas com muitas décadas de mercado – precisam adaptar toda uma estrutura já existente para tentarem alcançar algum nível de digitalização.

Além disso, por conta de toda a tecnologia envolvida, a imobiliária digital consegue agilizar vários processos. Veja abaixo algumas vantagens:

Vantagens de uma imobiliária digital

O processo inteiramente online é a grande vantagem de uma imobiliária digital. Pois ele ajuda a eliminar, entre outras coisas, a burocracia. Tornando os negócios imobiliários mais ágeis. 

As vantagens mais claras para inquilinos e compradores na hora da pesquisa são:

  • Uma busca mais assertiva, com diversos tipos de filtros, que vão desde a cidades e o bairro desejado até valores e número de quartos;
  • A possibilidade de ver fotos e até mesmo vídeos de boa qualidade dos imóveis anunciados.

O que significa que, para você que aluga ou vende seu imóvel, também há vantagens bem claras de imediato:

  • Em uma imobiliária digital, você consegue alugar ou vender seu imóvel sem precisar sair de casa e ter qualquer contato presencial. Todo o atendimento é feito online. Desde a confecção do anúncio até os pagamentos do aluguel ou de uma eventual venda;
  • O anúncio do seu imóvel em uma imobiliária digital tem uma visibilidade maior, justamente por estar inserido em uma plataforma totalmente otimizada, intuitiva e com possibilidades de refinamento das buscas por parte de compradores e inquilinos interessados. Qualquer pessoa de qualquer lugar do Brasil ou do mundo pode encontrar o seu anúncio;

Além disso, uma imobiliária digital presta a consultoria imobiliária necessária para você passar por todos os processos, seja você comprador, vendedor, locador ou locatário

Imobiliária digital, assinatura digital

Para agilizar o processo de locação do imóvel, uma imobiliária digital trabalha com a assinatura eletrônica de contratos. Assim, o inquilino consegue se mudar mais rapidamente e o proprietário não fica com o imóvel parado gerando despesas. Sem a necessidade de um vaivém de papéis que, antes dessa digitalização, durava semanas.

Basicamente, eliminou-se essa equação as passagens por cartórios, para reconhecimentos de firma.

Desde 2002, o contrato digital passou a ter valor jurídico no Brasil. E cada vez mais empresas estão aderindo a essa modalidade.

No caso de um contrato de aluguel, dá para fazer a assinatura assim que o documento for emitido, se inquilino e proprietário tiverem disponibilidade. Bastam que ambos estejam conectados à internet via computador ou smartphone. 

Já na compra e venda de imóveis, algumas coisas ainda são feitas no papel e dependem de assinaturas físicas, com a passagem por cartórios, como nos processos de escritura de imóvel e o registro de imóvel.

QuintoAndar: a maior imobiliária digital do Brasil

Maior imobiliária digital do Brasil e líder no mercado de aluguéis residenciais no país, o QuintoAndar foi uma das pioneiras nesse mercado, utilizando tecnologia para garantir uma experiência segura em todas as etapas do processo de aluguel, compra e venda de imóveis. E hoje alugamos um imóvel a cada 5 minutos.

Criada em 2013, a plataforma digital de moradia causou uma revolução no mercado ao conectar locadores e locatários sem necessidade de fiador de aluguel, depósito caução ou seguro fiança. E hoje está presente em 35 cidades, entre elas 11 capitais: 

  • São Paulo (SP);
  • Rio de Janeiro (RJ);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Vitória (ES);
  • Porto Alegre (RS);
  • Curitiba (PR);
  • Florianópolis (SC);
  • Goiânia (GO);
  • Brasília (DF);
  • Salvador (BA);
  • Recife (PE).

Em 2020, o QuintoAndar se lançou no mercado de compra e venda de imóveis, inicialmente por São Paulo (SP), e hoje está presente também no Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS) para esse segmento. E com pouco mais de um ano nessa operação, chegamos à média de 10 imóveis vendidos por dia. 

Facilitando a vida do inquilino

O QuintoAndar facilita a vida do inquilino ao não exigir, como falamos, o fiador de aluguel, por exemplo. Apenas uma análise de crédito e, para quem precisar, o seguro-fiança, uma garantia para alugar o imóvel de forma rápida e segura. 

Facilitando a vida do locador e do vendedor

Além de todas as facilidades oferecidas para a veiculação do anúncio do imóvel – como disponibilizar um fotógrafo profissional para fazer a sessão de fotos – o QuintoAndar oferece outras vantagens importantes para os proprietários que vendem ou alugam seus imóveis pela plataforma. 

A imobiliária digital garante que o aluguel será depositado na conta do proprietário todo o dia 12 de cada mês. Além disso, a Proteção QuintoAndar cobre até R$ 50 mil em danos ao imóvel não corrigidos pelo inquilino ao fim do contrato. 

Para quem vende imóvel, a consultoria imobiliária prestada pelo QuintoAndar é uma garantia do acompanhamento total dos processos burocráticos junto ao comprador, que faz com que o dono do imóvel se preocupe apenas em levantar a documentação necessária e receber o dinheiro pela venda no final da transação.

Para o comprador

Se você está procurando um imóvel para comprar, o QuintoAndar oferece, por meio de sua consultoria imobiliária, todas as vantagens de uma negociação rápida e sem burocracias, assim como é feito no aluguel.

Nossa equipe de consultores te ajuda a conseguir a melhor taxa de crédito imobiliário e em todos os processos burocráticos, inclusive em toda a parte de cartório, como a emissão da escritura de imóvel e o registro de imóvel.

Basicamente, o comprador não precisa sair de casa, uma vez que toda a papelada que tiver que assinar é levada até ele por um motoboy.

Anuncie seu imóvel para alugar ou vender com a gente: é grátis e sem burocracia! Anunciar