Você já ouviu falar em complexo de condomínio? Esse tipo de empreendimento consiste em uma área compartilhada por um conjunto de edifícios que geralmente são destinados à moradia. Nesse sentido, optar por morar em um imóvel nesse formato construtivo oferece uma série de vantagens aos moradores, como segurança, comodidades e qualidade de vida.

Quer saber como um complexo de condomínio funciona, quais são vantagens, os tipos disponíveis no mercado e como escolher o que mais combina com seu estilo de vida e necessidades? Então continue a leitura e saiba tudo sobre o tema!

Navegue pelo conteúdo

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Tipos de condomínio: conheça quais são e as diferenças entre eles

O que é um complexo de condomínio?

Em primeiro lugar, um complexo de condomínio é uma estrutura imobiliária que conta com vários edifícios construídos dentro de uma mesma área compartilhada. Essa área pode incluir espaços como áreas verdes, playground, piscinas, academia e salão de festas, por exemplo.

Assim, a principal diferença entre um condomínio comum e um complexo de condomínio é que enquanto o condomínio é composto por apenas um edifício, o complexo é formado por um conjunto de edifícios.

Como funciona um complexo de condomínio?

Entendeu o conceito? Então vamos para o próximo passo importante! Vale ressaltar que um complexo de condomínio funciona de forma semelhante a um condomínio comum.

Entretanto, a diferença é que cada edifício do complexo é um condomínio independente, com suas próprias regras e administração. Além disso, os prédios compartilham de uma mesma área comum. Aqui, apenas uma entidade fica responsável pela gestão do espaço compartilhado – que define as regras de uso que serão válidas para todos os edifícios.

Tipos de complexo de condomínio

Esse tipo de empreendimento pode ser construído em alguns formatos diferentes. Isso significa que por mais que os complexos residenciais sejam mais comuns, também é possível encontrar complexos comerciais destinados à serviços, por exemplo. Assim, entre os principais tipos de complexos de condomínio, destacam-se:

Residencial

Como o próprio nome sugere, esse empreendimento é exclusivamente residencial. Além de ser o tipo de complexo de condomínio mais comum, os formatos residencias costumam contar com uma série de comodidades, como segurança 24 horas, áreas verdes, playgroud, piscinas, academia e salão de festas, por exemplo.

Comercial

Em seguida, esse tipo de complexo se destina às atividades comerciais. Ou seja, inclui lojas, restaurantes, escritórios, clínicas, consultórios, entre outros. Entre as vantangens disponíveis aos frequentadores, estão segurança, estacionamento e elevadores para facilitar a locomoção.

Misto

O complexo de condomínio misto é uma mistura dos dois formatos anteriores. Ou seja, inclui tanto apartamentos destinados à moradia quanto lojas, escritórios e demais segmentos voltados para a atividade comercial.

Setorizado

Em seguida, o complexo de condomínio setorizado é dividido em setores, onde cada um tem suas próprias características e regras.

Sazonal

Por fim, mas não menos importante, esse é um formato destinado à moradia temporária, como casas de praia ou de campo.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Vantagens de morar em um complexo de condomínio

Morar em um edifício que segue esse formato oferece algumas vantagens únicas aos moradores. Entre as principais, destacam-se:

  • Segurança: os complexos de condomínio costumam contar com segurança 24 horas, o que garante maior segurança aos moradores;
  • Comodidade: os moradores podem acessar áreas comuns como playground, áreas verdes, piscinas, academia, salão de festas, entre outros. Para famílias com crianças, esses atrativos são ainda mais valiosos;
  • Qualidade de vida: aqui, o ambiente costuma ser agradável e seguro. Isso contribui tanto para um estilo de moradia moderno e confortável quanto para a qualidade de vida dos moradores como um todo;
  • Privacidade: como cada edifício é independente, isso significa que os moradores contam com um maior senso de privacidade;
  • Barulho: as regras de controle de barulho garantem um ambiente mais tranquilo para morar bem;
  • Manutenção: as áreas comuns passam por manutenção frequente, o que garante um ambiente agradável e seguro.

Como escolher um imóvel nesse empreendimento imobiliário?

Ao escolher um complexo de condomínio, é importante considerar uma série de fatores. Em primeiro lugar, não se esqueça de verificar a localização. Afinal, o imóvel deve estar em uma região que atenda às suas necessidades e preferências.

Em seguida, avalie a infraestrutura geral dos edifícios e as comodidades que o local oferece. No geral, um bom complexo de condomínio conta com segurança 24 horas e demais espaços compartilhados para favorecer o dia a dia e qualidade de vida dos residentes.

Por último, coloque tudo na ponta do lápis para saber se o valor do imóvel está dentro do seu orçamento. Se tudo estiver nos conformes, dê o próximo passo com tranquilidade!

Como é feita a gestão?

Imagina só fazer a gestão de diversos edifícios dentro de um mesmo espaço compartilhado? Achou que parece complicado? Pois fique sabendo que a gestão de um complexo de condomínio costuma ser feita por uma associação de moradores ou por uma administradora de condomínios.

No primeiro caso, os moradores são os responsáveis por tomar as decisões sobre o funcionamento, manutenção das áreas comuns, cobrança de taxas condominiais e eleição do síndico, por exemplo.

Já para o caso de uma administradora de condomínios, toda a mão de obra fica a cargo de uma empresa contratada pelos moradores para dar conta das tarefas administrativas.

Encontre o condomínio ideal para você

Morar em um complexo de condomínio é uma excelente opção para quem busca segurança, comodidade e qualidade de vida, especialmente quando o assunto é diversidade em opções de lazer. Por isso, se você quer dar o próximo passo em busca do seu novo lar, conte com a maior imobiliária digital da América Latina para facilitar esse processo!

O QuintoAndar te ajuda a encontrar o imóvel dos seus sonhos – e no condomínio ideal para você – em mais de 70 cidades brasileiras!

Acesse nosso site ou app, selecione a cidade de interesse e utilize os filtros de busca disponíveis para focar no que deseja: definir o valor mínimo e máximo do aluguel ou da compra, a quantidade de quartos e até mesmo quais recursos deseja acessar em um condomínio (tais como academia, churrasqueira, brinquedoteca, churrasqueira, piscina e outras alternativas disponíveis).

Pronto. Agora você já pode explorar as opções e ficar bem mais perto da sua nova casa. Aproveite!

2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui
2 a cada 3 imóveis são exclusivos. Seu novo lar está aqui Quero alugar