Atualmente, com o avanço da tecnologia, a forma como se imagina e ocupa os espaços residenciais vem passando por uma verdadeira revolução. Nesse sentido, os condomínios inteligentes surgem como uma resposta a essa demanda por inovação, oferecendo uma experiência de moradia mais conectada, eficiente e sustentável

Imagine um lugar onde você pode controlar a temperatura do seu imóvel pelo celular, receber notificações em tempo real sobre a segurança do local e até mesmo monitorar o consumo de energia elétrica de forma individualizada. Essa é a realidade dessa nova tendência que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado imobiliário.

Nesse sentido, se você quer saber como funciona, quais as vantagens e as principais tecnologias envolvidas nesse novo estilo de morar, continue a leitura e saiba mais! 

Navegue pelo conteúdo

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

Leia também: Área de lazer em condomínio é importante? Entenda seus benefícios e as principais características

O que é condomínio inteligente?

Imagem de condominio residencial de prédios de seis andares moderno durante o início da noite para ilustrar matéria sobre o que condomínio inteligente
O controle de diferentes aparelhos da casa de forma remota faz parte do cotidiano dos moradores de um condomínio inteligente

Em primeiro lugar, um condomínio inteligente é um empreendimento residencial que utiliza tecnologias avançadas para otimizar a vida dos moradores. Dessa forma, esses locais são pensados para oferecer uma experiência de moradia conectada, segura e sustentável. 

Ou seja,  por meio da integração de sistemas de automação e soluções digitais, esse tipo de condomínio permite o controle remoto de diversas áreas do lar, como iluminação, temperatura dos ambientes, segurança e gestão de energia elétrica, por exemplo. 

Além disso, os condomínios inteligentes também oferecem outras facilidades aos moradores, como acesso controlado por meio de biometria ou reconhecimento facial, sistemas de monitoramento por câmeras de segurança, áreas de lazer equipadas com tecnologia e conectividade. 

Juntas, essas características tornam esse estilo de moradia uma opção cada vez mais atrativa para quem busca qualidade de vida, conforto e praticidade no dia a dia.

Como funciona um condomínio inteligente?

Imagem uma mulher ativando um sistema de bloqueio em sua casa inteligente por meio de um tablet para ilustrar matéria sobre como funciona um condomínio inteligente
Esse tipo de condomínio funciona por meio de uma integração avança de diversas tecnologias e sistemas de softwares

Atualmente, um condomínio inteligente funciona por meio da integração de tecnologias avançadas que tem como intuito otimizar a gestão e a segurança do espaço residencial. 

Dessa forma, esses sistemas utilizam dispositivos interconectados, como câmeras de segurança, sensores de presença, portarias com reconhecimento facial e sistemas de automação para criar um ambiente mais seguro e eficiente. 

Por exemplo, a automação residencial permite controlar diversos dispositivos remotamente por meio de aplicativos de smartphone ou comandos de voz. De modo geral, essa integração tecnológica proporciona muito mais comodidade aos moradores. 

Além disso, a gestão do condomínio também é facilitada por meio de softwares específicos que permitem o gerenciamento remoto de diversas funções, como controle de acesso, reserva de áreas comuns e comunicação entre moradores. 

Em outras palavras, essas tecnologias ajudam a otimizar processos, reduzir custos operacionais e oferecer um melhor atendimento aos moradores.

Quais as características de um condomínio inteligente?

Imagem um homem asiático usando a biometria facial para destravar a porta de vidro em um prédio para ilustrar matéria sobre as características de um condomínio conectado com tecnologia
Em um condomínio inteligente, os moradores podem iniciar diversas ações diretamente pelo celular

Em um condomínio inteligente, a segurança e a comodidade são prioridades, e isso se reflete em diferentes características. Conheça algumas delas:

Reconhecimento facial

Com o reconhecimento facial, os moradores têm acesso seguro ao condomínio e às áreas comuns, sem a necessidade de chaves ou cartões, por exemplo. Nesse sistema, os usuários cadastram uma foto no sistema do condomínio, que utiliza essa imagem para comparar com o rosto da pessoa que está tentando acessar o local. 

Diferentemente da biometria tradicional, que busca semelhanças em um banco de dados, a biometria facial valida o indivíduo com base na comparação entre a foto cadastrada e a imagem capturada no momento. 

Honest Market

Também conhecido como mercados inteligentes com autoatendimento, o conceito de Honest Market  é uma inovação presente nos condomínios inteligentes, oferecendo aos moradores a possibilidade de comprar sem sair de casa. Com uma variedade de produtos disponíveis 24 horas por dia, os residentes podem fazer suas compras de forma rápida e prática, utilizando tecnologias de pagamento sem contato.

Portaria autônoma

A portaria autônoma e remota garante a segurança dos moradores, permitindo o monitoramento constante do acesso ao condomínio. Equipada com câmeras de vigilância e sistemas de controle de acesso, a portaria automatizada oferece proteção em tempo integral, sem a necessidade da presença física de um porteiro.

Câmeras de vigilância

Para garantir a segurança em primeiro lugar, os condomínios inteligentes investem em tecnologias avançadas, como câmeras de vigilância de alta definição, sensores de movimento e alarmes de intrusão. Desse modo, essas medidas proporcionam mais tranquilidade aos moradores.

Armários inteligentes

Os armários inteligentes são outra comodidade oferecida pelos condomínios inteligentes, já que criam um local seguro para a entrega de encomendas. Com sistemas de código único e notificações em tempo real, os moradores podem receber suas entregas com praticidade e segurança, mesmo na ausência de um porteiro.

Academias tecnológicas

Por fim, as academias equipadas com tecnologia de ponta oferecem aos moradores a oportunidade de manter uma vida ativa e saudável sem sair de casa. Além disso, é comum que esses locais ofereçam equipamentos modernos e programas de treinamento personalizados.

Leia mais: Entenda o que é a cota condominial e veja como ela funciona para as despesas do condomínio

O que é uma portaria inteligente?

Imagem de uma máquina de controle de acesso eletrônica na entrada de um prédio para ilustrar matéria sobre o que é uma portaria inteligente
A portaria inteligente dispensa a presença de uma equipe no local

O sistema de portaria inteligente usa uma combinação de dispositivos eletrônicos, como câmeras de segurança, sensores de presença, fechaduras eletrônicas e softwares de gestão, por exemplo, para garantir maior segurança e praticidade no acesso às áreas comuns do empreendimento. 

Por meio de uma interface digital, os moradores podem autorizar a entrada de visitantes de forma remota, utilizando aplicativos de smartphone ou plataformas online. Além disso, a funcionalidade oferece recursos avançados de monitoramento e controle, permitindo que os responsáveis pela segurança do condomínio acompanhem em tempo real todas as atividades na entrada e saída do prédio. 

A tecnologia também possibilita a integração com outros sistemas de segurança, como alarmes e sensores de intrusão, garantindo uma proteção ainda mais eficiente contra possíveis ameaças. Ou seja, com a portaria inteligente, não é preciso que um porteiro fique disponível no local. Da mesma forma, também não é necessário que os moradores se desloquem de casa até a portaria para autorizar a entrada de visitantes. 

Por fim, a automação dos processos de controle de acesso contribui para uma gestão mais eficiente do condomínio, reduzindo custos operacionais e otimizando o tempo dos funcionários responsáveis pela segurança do condomínio. 

Vantagens de morar em um condomínio inteligente

Morar em um condomínio inteligente oferece uma série de vantagens que tornam o dia a dia dos moradores mais prático, seguro e confortável. Confira algumas delas:

Segurança

Sistemas de controle de acesso modernos, como reconhecimento facial, biometria e portaria remota, garantem mais proteção contra invasões e aumentam a tranquilidade dos moradores.

Automação residencial

A automação presente nos condomínios inteligentes simplifica tarefas diárias, como controle de iluminação, climatização e monitoramento de câmeras de segurança, proporcionando mais conforto e praticidade.

Conectividade e controle remoto

Aplicativos de smartphone e interfaces digitais permitem que os moradores controlem diversos sistemas do condomínio remotamente, facilitando a gestão e proporcionando maior conveniência.

Ambientes mais confortáveis

A tecnologia presente nos condomínios inteligentes cria ambientes mais agradáveis e confortáveis para os moradores, adaptando-se às suas preferências e necessidades individuais.

Valorização do imóvel

Por fim, a modernidade e os benefícios oferecidos pelos condomínios inteligentes contribuem para a valorização imobiliária, ou seja, pode tornar os imóveis mais atrativos para o mercado imobiliário. 

Leia também: Qual a diferença entre loteamento fechado e condomínio fechado?

Encontre o seu lar em um condomínio inteligente

Agora que você já sabe o que é um condomínio inteligente e quais são as inúmeras vantagens em morar em um empreendimento com essas características, chegou a hora de encontrar o lar dos seus sonhos e aproveitar tudo o que a tecnologia tem a oferecer no seu dia a dia. 

Com o QuintoAndar, você pode achar a casa ou apartamento que sempre quis de forma rápida e sem complicações. A maior plataforma de moradia da América Latina oferece uma variedade de opções, com mais de 70 filtros de pesquisa para você encontrar exatamente o que procura.

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

E o melhor de tudo: contamos com uma equipe de especialistas prontos para te ajudar em cada etapa do processo, desde a busca até a assinatura do contrato, sem perder tempo com burocracias e dores de cabeça.