É comum se deparar com termos diferentes na hora de procurar um novo lugar para morar. E se o quarto é um dos cômodos mais importantes para você, fique atento às características da demi-suíte!

Afinal, essa configuração é ideal para famílias com filhos, casais ou até mesmo pessoas que desejam mais privacidade, mas não têm espaço para uma suíte completa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra o que é uma demi-suíte, quais são os tipos de suítes existentes e quais as características de cada uma delas. Assim, vai ficar muito mais fácil escolher seu novo lar!

Navegue pelo conteúdo

Leia também: Apartamento com suíte: conheça as vantagens e desvantagens deste tipo de imóvel

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

O que é uma demi-suíte?

Em primeiro lugar, também conhecida como suíte canadense ou suíte americana, a demi-suíte é formada pela conexão de dois quartos a um banheiro. Nesse sentido, o banheiro contém duas portas de acesso, uma para cada dormitório. 

Isso permite que os ocupantes dos diferentes quartos compartilhem o mesmo espaço no dia a dia, mas sem que seja necessário invadir a privacidade dos dormitórios para fazer uso do cômodo. 

Esse tipo de instalação é ideal para quem procura otimizar o espaço do imóvel, uma vez que possibilita que o local seja utilizado por mais de um integrante da família. Assim, a demi-suíte pode oferecer um adicional de equilíbrio, espaço extra e privacidade à residência.

Quais são as vantagens de uma demi-suíte?

Antes de mais nada, fique sabendo que a demi-suíte é muito indicada para imóveis com pouco espaço. Afinal, ela proporciona otimização do espaço, mais privacidade para os moradores e facilidade no dia a dia. 

Veja abaixo algumas das principais vantagens!

1. Comodidade e privacidade

Essa opção oferece mais comodidade e conforto aos moradores, já que é possível acessar o banheiro sem que seja necessário sair do quarto ou transitar pelos corredores da casa.

Essa característica é ainda mais vantajosa para famílias grandes. Além disso, o uso do banheiro é exclusivo de quem dorme nos quartos conectados ao banheiro. Isso proporciona mais privacidade, já que não há a necessidade de dividi-lo com visitas ou outras pessoas da residência, por exemplo.

2. Valorização do imóvel

Além da otimização do espaço, onde fica mais fácil utilizar e preencher todos os cantos do apartamento, a demi-suíte também confere exclusividade e modernidade

Em outras palavras, investir neste tipo de cômodo pode valorizar o seu imóvel, já que dispensa a necessidade de construir vários banheiros. 

3. Organização

Aliás, outra vantagem que não pode ser ignorada é a organização. Assim como na suíte tradicional ou na suíte master, os itens pessoais e de higiene ficam visíveis e acessíveis apenas para os membros da família que usam o banheiro em questão.

Além disso, como a demi-suíte integra ambientes diferentes, o aspecto visual do espaço pode ser ainda melhor se você investir em uma decoração que se assemelhe aos dormitórios. Isso poderá oferecer uma ideia de continuidade. 

Quais são as desvantagens de uma demi-suíte?

Assim como tudo na vida, a demi-suíte também possui algumas desvantagens que devem ser avaliadas antes da sua escolha. Entretanto, para definir se este tipo de cômodo funciona para você, lembre-se de listar suas necessidades e preferências.

Em primeiro lugar, mesmo que a demi-suíte seja de uso exclusivo dos moradores dos quartos conectados, lembre-se de que o banheiro ainda precisará ser compartilhado.

Outro detalhe fundamental é que o cuidado deverá ser redobrado. Na hora de ir ao banheiro, não se esqueça de trancar a porta e de conferir se não tem ninguém no espaço antes de entrar.  

Qual a diferença entre demi-suíte, suíte e suíte master?

Se você deseja conforto e praticidade adicionais na rotina, então a demi-suíte é uma ótima aposta para o seu lar! Porém, lembre-se que existem outros formatos de suíte para compor as características dos quartos da sua casa!

Suíte Comum

A suíte comum é um quarto com banheiro privativo que varia de 10 a 20 metros quadrados.

Ou seja, por mais que seja menor que a suíte master, esse cômodo ainda é maior que um quarto comum – que não tem banheiro – e oferece privacidade e comodidade aos moradores.

Suíte Master

Já a suíte master é o quarto principal da casa ou apartamento. Esse cômodo é bem maior que as outras opções de suíte e oferecem comodidades extras. 

Ou seja, é possível aumentar o espaço do box, instalar um closet ou até mesmo uma banheira, por exemplo. 

Demi-suíte

Conforme explicado anteriormente, a demi-suíte é formada pela conexão de doias quartos a um mesmo banheiro. Dessa forma, a diferença principal entre suíte, suíte master e demi-suíte é que as duas primeiras possuem um banheiro privativo.

Saiba mais: Suíte master, suíte ou demi-suíte: vejas as diferenças e saiba como escolher entre elas na casa nova

Encontre a demi-suíte que mais combina com você

Agora que você já sabe o que é uma demi-suíte e quais são as vantagens de investir em um apartamento com um cômodo que proporciona praticidade e economia, que tal contar com a ajuda da maior imobiliária da América Latina para encontrar seu novo lar?

Acesse o site ou app do QuintoAndar e aproveite os mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o imóvel com todas as características que você precisa para otimizar a sua rotina.

E o melhor: você também pode explorar nosso tour virtual para conhecer os detalhes das suas opções favoritas antes mesmo de agendar uma visita presencial. Aproveite as ferramentas e encontre um imóvel perfeito para você!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel