Alcançar o sonho da casa própria é a meta de vida de muitas pessoas. Afinal, além de ser um investimento importante, é algo que garante estabilidade e qualidade de vida. Por isso, quem quer saber como comprar uma casa precisa ter ciência de que os primeiros passos envolvem planejamento e organização.
Se você faz parte deste grupo de pessoas, fique sabendo que, sem informações, o processo pode ser complexo, lento e burocrático.
Então, se você quer se preparar para comprar uma casa com mais rapidez e segurança, continue a leitura deste guia e confira 10 passos que você precisa saber para transformar o sonho em realidade.
Navegue pelo conteúdo
- Como comprar uma casa?
- 1. Defina seu orçamento
- 2. Pesquise o mercado imobiliário
- 3. Consiga a aprovação de um financiamento
- 4. Não tenha pressa
- 5. Negocie o preço
- 6. Faça uma avaliação do imóvel
- 7. Verifique impostos e documentação
- 8. Assine o contrato de compra e venda
- 9. Pague o sinal
- 10. Assine a escritura e o registro
- O que é preciso para comprar uma casa?
- Qual é a renda mínima para financiar o imóvel?
- Qual a fora mais barata de comprar um imóvel?
- O imóvel dos seus sonhos te espera no QuintoAndar
Leia também: Passo a passo de como comprar um imóvel com renda baixa
Como comprar uma casa?
Se você está se perguntando como comprar uma casa, é porque você está cada vez mais perto de assumir essa responsabilidade.
E existem diversas maneiras para que isso aconteça: você pode comprar à vista, pode comprar um imóvel na planta, pode entrar em um financiamento imobiliário e até mesmo contar com programas do governo, como o Minha Casa, Minha Vida.
Seja qual for o tipo de compra escolhida, esses são 10 passos que você precisa seguir:
1. Defina seu orçamento
Independente do tipo de compra que você irá fazer para adquirir o imóvel, o primeiro passo é definir o orçamento disponível. É isso que vai te ajudar a definir se é possível comprar à vista ou se será necessário contratar um financiamento imobiliário, por exemplo.
Outra vantagem de definir o orçamento é restringir as opções e evitar gastos desnecessários.
Para isso, leve em consideração sua renda, despesas fixas e os objetivos financeiros para não se comprometer mais do que o necessário!
2. Pesquise o mercado imobiliário
Depois de definir seu orçamento, é hora de começar a explorar o mercado imobiliário. Aqui, é importante pesquisar imóveis com base no orçamento disponível e vasculhar seus bairros favoritos.
Dessa forma, esse é momento de dar atenção para detalhes como localização, tamanho, estrutura, segurança local e, é claro, as condições do imóvel.
3. Consiga a aprovação de um financiamento
Se você não tem todo o dinheiro para comprar a casa à vista, será necessário obter um financiamento imobiliário, que é uma linha de crédito utilizada especificamente para a quisição de um imóvel.
No geral, a principal característica deste tipo de linha de crédito é facilitar a aquisição da casa própria. Assim, a residência pode ser nova ou usada, e deve estar localizada em qualquer cidade brasileira.
O principal programa é o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), que permite financiar imóveis de até R$ 1,5 milhão com taxas de juros máximas de 12% ao ano.
O Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) é a outra possibilidade disponível, porém conta com regras menos rígidas, já que não é regulado pelo governo federal.
Caso o financiamento imobiliário seja a opção escolhida, o QuintoAndar te ajuda a encontrar as melhores taxas de financiamento. Use nosso simulador de financiamento e aproveite!
4. Não tenha pressa
Comprar uma casa é uma decisão importante. Por isso, não tenha pressa e tome o seu tempo para escolher o imóvel certo.
5. Negocie o preço
Encontrou um imóvel que te interessa? Então chegou o momento de negociar o preço. Não tenha medo de oferecer um valor medor do que está sendo pedido e conversar sobre as condições do contrato com o proprietário.
6. Faça uma avaliação do imóvel
Antes de fechar o negócio, é fundamental fazer uma avaliação do imóvel. Esse é um relatório que avalia as condições do local e determina o valor real da residência. É com ele que seu financiamento será de fato aprovado.
Leia também: Como funciona a vistoria de um imóvel para financiamento?
7. Verifique impostos e documentação
Antes de fechar o negócio, é importante verificar toda a documentação do imóvel, incluindo registro no cartório, a matrícula, Certidão de Inteiro Teor e a Certidão Negativa de Déditos.
Além disso, também procure estar ciente dos impostos envolvidos na compra da propriedade, como o Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
8. Assine o contrato de compra e venda
Depois de de negociar o preço e fazer a avaliação, a próxima etapa é assinar o contrato de compra e venda. Esse é documento legal que formaliza a compra do imóvel.
Lembre-se de ler todas as cláusulas antes de assinar!
9. Pague o sinal
Assinou o contrato? Então você já pode pagar o sinal, que é o valor da entrada, diretamente para o proprietário. Essa é a parte do valor total do imóvel que serve como garantia para o vendedor.
10. Assine a escritura e o registro
Depois de pagar o financiamento, você já poderá assinar a esctirua e o registro e finalmente transferir a propriedade do imóvel para o seu nome.
Em seguida, tudo liberado para você se mudar!
O que é preciso para comprar uma casa?
Antes de comprar uma casa, é necessário se atentar aos documentos necessários. São eles:
- Documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de endereço e comprovante de estado civil;
- Documentos financeiros: comprovante de renda e declaração de imposto de renda;
- Documentos do imóvel: registro no cartório, matrícula do imóvel, Certidão de Inteiro Teor e Certidão Negativa de Débitos.
Qual é a renda mínima para financiar o imóvel?
A renda mínima para financiar um imóvel varia de acordo com a instituição financeira. Em geral, é exigida uma renda mensal de três a cinco vezes o valor da parcela do financiamento.
Qual a fora mais barata de comprar um imóvel?
A forma mais barata de comprar um imóvel é à vista. No entanto, essa opção nem sempre é viável para todos.
Outra forma de comprar um imóvel com um preço mais acessível é por meio de um financiamento. No entanto, é importante lembrar que o financiamento envolve juros, o que pode aumentar o custo final do imóvel.
O imóvel dos seus sonhos te espera no QuintoAndar
Agora que você já sabe como comprar uma casa, que tal usar este guia para dar o próximo passo com mais segurança? E se você quiser uma dose extra de conforto, praticidade e menos burocracia, conte com o QuintoAndar para te auxiliar em todo o processo!
A maior imobiliária digital da América Latina tem as melhores casas e apartamentos para venda nas principais cidades do Brasil. Vasculhe as oportunidades com nossos mais de 70 filtros de busca e comece uma nova história em um imóvel com a sua cara!