Você sabe como funciona o financiamento de imóvel para MEI? Se a resposta for não, fique sabendo que os questionamentos são comum! Afinal, essas pessoas jurídicas regularizadas têm a oportunidade de aproveitar as vantagens tanto das linhas de crédito para empreendedores, quanto dos financiamentos disponíveis para pessoas físicas.

Nesse sentido, o Microempreendedor Individual é o pequeno empresário que trabalha por conta própria com um negócio regularizado. Isso ajuda na hora de comprovar a renda e facilita a aprovação do financiamento imobiliário.

Neste artigo, vamos te contar como funciona o financiamento de imóvel para MEI. Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

Navegue pelo conteúdo

Leia também: Quem compra o primeiro imóvel tem desconto no ITBI? Veja como funciona e quem pode solicitar

Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento
Compre o imóvel e saiba tudo sobre o andamento do financiamento Quero financiar

Como funciona o financiamento de imóvel para MEI?

De acordo com dados da Receita Federal, o Brasil registrou o total de 15,1 milhões de MEIs no final de 2022. Criada em 2006 pela Lei n°. 123/2006, o Microempreendedor Individual (MEI) regulariza as conhecidas “micro e pequenas empresas”.

Assim, a modalidade surgiu para acabar com a informalidade algumas profissões autônomas e tem chamado cada vez a atenção no mercado imobiliário, já que assim como qualquer outro profissional, quem é MEI também pode solicitar a aprovação de financiamento de um imóvel.

Contudo, vale lembrar que microempreendedor individual e profissional autônomo são diferentes. O MEI apresenta menor risco para ter crédito em comparação ao autônomo. Isto ocorre porque o autônomo possui dificuldades para comprovar renda mensal e, em muitos casos, está fora do sistema financeiro.

Em outras palavras, o processo de financiamento de imóvel para MEI segue o mesmo caminho de qualquer outro profissional, porém com algumas particularidades específicas.

Requisitos e como solicitar o financiamento de imóvel para MEI

Em primeiro lugar, vale ressaltar que o profissional precisa ter de 6 meses a 1 ano de formalização como MEI para ter acesso a esse benefício. Para solicitar, você deve:

  • Fazer uma simulação do financiamento para encontrar as melhores taxas do mercado;
  • Escolher a instituicão financeira com as melhores condições;
  • Reunir a documentação necessária para análise de crédito, dados pessoais, comprovantes de renda e score positivo no Serasa e SPC, por exemplo;
  • Esperar que a vistoria do imóvel seja concluída;
  • Se aprovado, basta assinar o contrato de financiamento em um cartório e efetuar o pagamento dos tributos de transferência e registro de imóvel, como o Imposto sobre a Transferência de Bens Imóveis (ITBI).

Financiamento de imóvel para MEI: como comprovar renda?

Se você é um Microempreendedor Individual e deseja adquirir a casa própria, lembre-se de que é importante apresentar documentos que demonstrem o desempenho financeiro tanto da pessoa física quanto da pessoa jurídica do MEI.

Para facilitar esse processo, alguns dos documentos necessários incluem:

  • Extratos bancários referentes aos últimos 6 meses da pessoa física e da pessoa jurídica do MEI;
  • Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física;
  • Declaração anual do Simples Nacional – Microempreendedor Individual;
  • Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos (DECORE);
  • Declaração de faturamento dos últimos 12 meses;
  • Certificado da Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) ou contrato social do MEI.

Com a apresentação adequada desses documentos, a chance de ter o financiamento imobiliário aprovado é consideravelmente maior.

Faça seu financiamento de imóvel para MEI com o QuintoAndar

Pronto, agora você já sabe como funciona o financimento de imóvel para MEI e descobriu quais são os documentos e passos necessários para passar pelo processo de solicitação de crédito sem dores de cabeça. O próximo passo é planejar a compra do seu imóvel!

Se você está em busca de segurança, agilidade, praticidade e transparência, conte com a ajuda da maior imobiliária da América Latina para encontrar seu novo lar! Com o QuintoAndar, você pode usar mais de 70 filtros de pesquisa para encontrar o imóvel com todas as características que você precisa para otimizar a sua rotina.

E mais: você também pode explorar nosso tour virtual para conhecer os detalhes das suas opções favoritas antes mesmo de agendar uma visita presencial. Aproveite as ferramentas e encontre um imóvel perfeito para você!

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu