Você já ouviu falar em home staging? Essa é uma técnica de valorização de imóvel, que ajuda a vendê-lo mais rápido e até por um valor mais alto.

Como isso acontece? O segredo está em tornar o local mais atraente aos olhos dos visitantes. Para isso, é preciso colocar em prática alguns pontos que fazem a diferença.

Neste post, explicaremos o que é home staging, como trabalhar nessa área e quais dicas te ajudarão a vender um imóvel mais rapidamente. Continue a leitura!

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O que é o home staging?

A designer, stager e membro da IAHSP (Associação Internacional de Profissionais de Home Staging), Lilian Chamone, conceitua home staging como uma ferramenta de marketing imobiliário. 

Por meio da integração de diferentes técnicas, os cômodos de um imóvel ficam mais agradáveis e bonitos, mesmo sem reforma. Tanto é que o termo pode ser traduzido como “encenação da casa”.

Geralmente, a prática é adotada em imóveis usados. E, especialmente, naqueles em que o proprietário não tem condições de fazer uma obra ou ainda está morando no local.

Dessa forma, o impacto positivo gerado pelas alterações leva à vendas mais rápidas. É bem aquela ideia do ditado: “a primeira impressão é a que fica”.

Foto de Lilian Chamone.

Lilian Chamone

Designer e Stager

A principal característica dessa técnica é a criação de uma cena ‘palco’ de um lar perfeito, cujo principal objetivo é atrair o maior número de clientes por meio dos anúncios, que são incontestavelmente diferenciados dos demais. Assim, o processo de comercialização do imóvel anunciado é acelerado.

 

Leia mais: Veja dicas, valores e estratégias para economizar na hora de reformar um apartamento

História

O conceito de home staging surgiu nos Estados Unidos na década de 1970. Sua criadora foi a corretora de imóveis Barb Schwarz. No entanto, a técnica se popularizou em 2008, durante a crise da bolha imobiliária americana.

Desde então, muitos países adotaram as técnicas, que foram difundidas por programas de televisão, principalmente. Inclusive, é bem provável que você já tenha visto os métodos de apresentação dos imóveis à venda em programas de decoração e, até mesmo, seriados. A ideia que vem sendo aplicada no Brasil é essa.

Por meio de mudanças simples — como troca de móveis, inserção de alguns itens decorativos —, é possível deixar os ambientes mais aconchegantes. Isso “esconde” os problemas da casa ou apartamento, fazendo com que a venda seja mais rápida.

Aqui, vale a pena reforçar que a ideia não é mentir. O propósito é valorizar alguns aspectos positivos por meio de reparos, fotografia, decoração e marketing. Dessa forma, o imóvel à venda é visualmente mais interessante.

Portanto, o antes e depois do home staging exige que você se coloque no papel do cliente para chegar ao melhor resultado final. Essa percepção faz toda a diferença.

Vantagens do home staging

As vantagens do home staging para quem busca vender um imóvel rapidamente são:

  • Aceleração das vendas e/ou da locação;
  • Aumento da possibilidade de lucro do negócio, já que há uma valorização do imóvel. O que implica em uma venda por um valor potencialmente mais elevado;
  • Elevação da credibilidade das empresas que aderem a esse serviço. Esse benefício é derivado do processo de agregar qualidade aos produtos e da diferenciação do negócio no mercado;
  • Eliminação da solicitação de descontos, prática comum no mercado. Afinal, o imóvel estará bem mais valorizado.

Quem faz home staging?

Quem faz home staging costuma ter formação como arquiteto, designer ou corretor de imóveis. No entanto, qualquer pessoa sem essas formações também pode atuar no setor. Basta ter conhecimentos em imóveis e noções de design e decoração. Dessa forma, é possível deixar os ambientes mais bonitos para venderem mais rapidamente.

Como funciona o home staging na prática?

O home staging funciona na prática como uma preparação do imóvel para que ele seja comercializado de forma mais rápida e valorizada. Por isso, são adotadas técnicas de decoração, reparo, fotografia e marketing afetivo. Essa regra é válida tanto para venda quanto para locação.

A designer e stager Lilian Chamone explica melhor: “A preparação pode ou não envolver algum tipo de obra, como pintura, substituição de luminárias e revitalização de pisos, por exemplo”, ressalta.

Após os reparos, o momento é decorar ou redecorar os ambientes de forma neutra e prática. Ao mesmo tempo, é preciso ter estratégia e eficácia. Afinal, o propósito é criar uma conexão imediata e gerar desejo em quem visualiza esses espaços.

Por último, acontece a produção do material a ser divulgado. Podem ser fotos ou vídeos de cada detalhe — isso ajudará a atrair o maior número de potenciais clientes.

Conheça mais da decoração afetiva aqui.

5 dicas práticas de home staging para vender o imóvel rapidamente

Na hora de fazer o home staging, alguns pontos são cruciais. Veja quais são eles a seguir e aplique à sua propriedade na hora de anunciar a venda:

1. Saiba quais mudanças realizar

O primeiro passo é analisar a situação atual do imóvel e ver o que é necessário. Geralmente, os reparos e as melhorias são destinados para:

  • Iluminação;
  • Pintura nas paredes;
  • Limpeza;
  • Pintura dos armários.

Você também pode colocar e/ou trocar alguns móveis para complementar o ambiente. Além disso, você deve trabalhar o marketing afetivo, mas retirar as informações muito pessoais referentes aos moradores do imóvel.

Afinal, o propósito é que os visitantes consigam ver a si mesmos morando naquele espaço. Portanto, todas as escolhas devem fazer sentido para o ambiente. Caso contrário, os itens precisam ser removidos.

2. Tenha cuidado com os pontos de alerta

Existem alguns detalhes que precisam estar em dia para que o home staging seja aplicado. Assim, sempre observe a existência de:

  • Pintura descascando;
  • Móveis quebrados;
  • Mofo;
  • Infiltração;
  • Trincas;
  • Portas rangendo;
  • Touceiras de mato.

Se algum desses problemas for identificado, ele deve ser primeiramente corrigido. Isso porque a manutenção deve estar perfeita para que as melhorias superficiais sejam realizadas.

3. Faça a limpeza e as correções

Com a identificação do que precisa ser melhorado, trabalhe para consertar rachaduras, manchas e outros problemas estéticos do imóvel. Além disso, é preciso fazer uma limpeza pesada.

Não deixe de fazer um bom investimento nessa área, contando até mesmo com a ajuda de empresas especializadas em limpeza residencial. 

O aspecto limpo ajuda a causar uma boa impressão nos interessados pelo imóvel.

4. Faça um bom planejamento da decoração

O objetivo do home staging é vender o mais rapidamente possível. Por isso, planeje a decoração pensando naquilo que faz “encher os olhos”. 

Evite pensar no que você especificamente gosta. O ideal é conversar com seu corretor e entender o que os possíveis compradores podem gostar. A partir disso, é mais fácil pensar nas alterações a serem realizadas.

5. Use e abuse da criatividade

A criatividade é ingrediente essencial para um bom projeto de home staging. Trabalhe sempre com os produtos e orçamento disponíveis e, se necessário, encontre alternativas mais viáveis. 

Lilian Chamone

Designer e Stager

Para que o propósito do meu cliente seja alcançado, priorizo a economia sem abrir mão da qualidade. Esse é o desafio: entregar o melhor resultado com o menor orçamento possível.

 

Nesse sentido, a renovação dos ambientes passa por alguns detalhes. Confira os principais:

  • Cores: o mais comum é priorizar tons claros e neutros. No entanto, algumas áreas estratégicas podem ter cores diferentes, como atrás do painel da TV e no teto;
  • Objetos de decoração: avalie o que pode ser modernizado para evitar que uma estrutura arquitetônica antiga seja evidenciada pela decoração.

Além disso, dê um toque de lar nos ambientes. Por exemplo, coloque aromas, plantas e mantas para o sofá. Tudo isso ajuda a criar o aconchego e o conforto necessários!

Venda o seu imóvel mais rapidamente e com menos burocracia

Além de colocar em prática as técnicas do home staging, você também precisa usar a plataforma certa para divulgação do imóvel. 

Com o QuintoAndar, você tem uma plataforma de moradia completa à sua disposição, com todos os recursos e funcionalidades necessários.

Assim, você poderá oferecer sua casa ou apartamento com as melhores fotos. Ainda, poderá disponibilizar todas as informações para que os interessados filtrem as características desejadas. Dessa forma, as visitas serão mais precisas.

Junto com as técnicas de home staging, isso fará você vender seu imóvel rapidamente e com o mínimo de burocracia, já que terá toda uma equipe disposta a ajudar. Então, que tal contar conosco? Acesse o site ou app do QuintoAndar e saiba mais!

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