Seja você um profissional da construção civil, como um engenheiro ou arquiteto, ou um cliente em busca de reformar ou redecorar a casa, por exemplo, uma etapa do processo faz total diferença para alcançar um excelente resultado: criar uma planta humanizada.
Nesse sentido, a ferramenta permite visualizar o projeto com a maior quantidade de detalhes possível antes de iniciar a obra e tem ganhado destaque no mercado. Isso porque essa é uma forma de fazer uma representação menos técnica e mais acessível da planta do imóvel.
Dessa maneira, é possível visualizar como os móveis ficarão dispostos, avaliar cores e paisagismo do local. Ou seja, além de ter um gostinho real de como o imóvel vai ficar, essa é uma técnica que permite uma melhor percepção do espaço para atender às necessidades e evitar muitas alterações nas etapas da construção.
Assim, caso pretenda adquirir e reformar um imóvel, você poderá garantir, com mais clareza, que o projeto terminará exatamente do jeito que você o pensou. Então, que tal entender mais sobre o assunto?
Confira o que você vai ler por aqui:
- O que é uma planta humanizada?
- Qual a diferença entre planta baixa e planta humanizada?
- Qual a função da planta humanizada?
- Quais são as vantagens de utilizar a planta humanizada?
- Como humanizar uma planta?
- Como fazer uma planta humanizada?
- 5 programas para criar uma planta humanizada
- O que deve conter no projeto?
- Encontre o seu novo imóvel ideal no QuintoAndar!
Leia também: Planta de imóvel: por que você deve exigir na hora do aluguel
O que é uma planta humanizada?
A planta humanizada é o desenho mais realista do desenho técnico de um projeto residencial ou comercial. Em outras palavras, esse é um recurso indispensável para materializar as ideias e criar um espaço único.
Desse modo, é possível planejar a decoração com uma representação mais amigável do projeto arquitetônico e visualizar as possibilidades antes de colocar a mão na massa e transformar os ambientes.
Outro diferencial é a possibilidade de mostrar o estágio final da proposta de forma mais didática para quem não tem conhecimento técnico na área. Além disso, os móveis são acrescentados para que seja possível definir a decoração de interiores e fazer uma espécie de tour na casa ou apartamento.
Tudo isso é possível porque vários elementos são utilizados nesse recurso da construção civil, como luzes, texturização, efeitos, paisagismo e desenhos coloridos. Assim, tanto projetistas quanto clientes conseguem verificar como os ambientes ficarão dispostos.
Vale a pena destacar que a representação é feita em 2D ou 3D para deixá-lo ainda menos complexo e facilizar a noção de espaço em uma perspectiva mais próxima da realidade. Além disso, o projeto é apresentado de cima para que todos os ambientes sejam observados ao mesmo tempo.
Leia mais: Apartamento na planta ou imóvel usado: vantagens e desvantagens
Qual a diferença entre planta baixa e planta humanizada?
Apesar dos termos parecidos, a diferença entre planta baixa e planta humanizada está na forma como cada uma representa um projeto arquitetônico. A planta baixa é uma representação técnica, em escala, que mostra a disposição dos cômodos, paredes, portas e janelas de um imóvel.
Por outro lado, a planta humanizada é uma representação com mais detalhes para proporcionar a visualização mais realista do ambiente. Nela, são incluídos elementos como mobílias, decoração e até mesmo pessoas, para criar uma imagem mais próxima da realidade.
Qual a função da planta humanizada?
Além de oferecer uma perspectiva mais realista do ambiente, a planta humanizada proporciona mais proximidade e propriedade. Assim, é possível verificar a necessidade de melhorias e mudanças, sem precisar de conhecimentos específicos na área.
Essas características criam uma conexão importante entre projetistas, clientes e o resultado final do imóvel.
Ediane Paranhos
Diretora do departamento de Arquitetura da Universidade de Taubaté
“O fato da gente colocar todas essas informações de uma maneira mais humanizada, é para que o leitor do projeto se entenda naquele espaço e sinta-se acolhido nele”.
Quais são as vantagens de utilizar a planta humanizada?
Antes de mais nada, é necessário entender por que fazer uma planta humanizada.
Agora que você já entendeu o que é e como a ferramenta funciona, fica muito mais fácil perceber que ela otimiza tempo e recursos, já que pode acelerar as aprovações e reduzir retrabalhos durante a construção ou reforma.
Além disso, outras vantagens são:
- Melhor visualização do layout final do projeto;
- Facilidade na interpretação da distribuição e dimensões de cada um dos ambientes;
- Noção mais real sobre a funcionalidade dos espaços;
- Sugestão à adequação de móveis, revestimentos, pisos e outros tipos de instalações;
- Possibilidade de uso em formatos digital e impresso;
- Viabilização da explicação do projeto;
- Uso de desenhos didáticos;
- Leitura mais clara da organização dos ambientes;
- Representação realística dos detalhes.
Como humanizar uma planta?
Para humanizar uma planta, é preciso investir em elementos que tragam detalhes e características do imóvel depois de pronto.
Atingir esse resultado requer o uso de programas especializados. Além disso, é necessário ter atenção aos detalhes, como revestimentos, materiais do piso, composição dos ambientes etc.
Como fazer uma planta humanizada?
Esse tipo de projeto é criado a partir de ferramentas específicas que oferecem alta capacidade de apresentação. Por isso, são usadas com frequência no design de interiores, na construção civil, na arquitetura e nos empreendimentos imobiliários em geral.
Assim, são necessários softwares utilizados por arquitetos, designers de interiores e engenheiros.
5 programas para criar uma planta humanizada
- Corel Draw: programa de desenhos 2D onde é possível criar a planta humanizada do zero para ilustrar o projeto;
- AutoCAD: apesar de muito utilizada para desenhos técnicos, essa ferramenta também permite a criação de projetos mais complexos em 2D ou 3D;
- Revit: aqui, é possível desenvolver o projeto em 2D enquanto o programa cria, automaticamente, o modelo em 3D da planta humanizada para otimizar o trabalho;
- Sketchup: o programa permite criar plantas humanizadas em 3D ricas em detalhes de forma mais intuitiva;
- Photoshop: o famoso editor de imagens também pode ser usado para construir ou reformar! Nesse caso, é tanto possível desenhar o projeto do zero como utilizá-lo para complementar detalhes.
Por isso, caso você esteja pensando em projetar a reforma da sua casa ou apartamento, é importante contratar um profissional experiente.
O que deve conter no projeto?
Vai criar uma planta humanizada? Então não se esqueça de colocar os seguintes elementos:
- Mobiliário;
- Cores;
- Texturas;
- Acessórios;
- Luz;
- Representação humana;
- Paisagismo;
- Escala.
Ao utilizar esses elementos, é possível ter um resultado mais perto da realidade. Além disso, o projeto fica muito mais objetivo.
Leia mais: Estas pequenas reformas podem valorizar seu imóvel para venda e aumentar o preço do aluguel
Encontre o seu novo imóvel ideal no QuintoAndar!
Agora que você já sabe tudo sobre planta humanizada, já pode comprar o seu imóvel e deixá-lo do jeito que sempre sonhou. Utilize os filtros disponíveis na nossa plataforma para encontrar um lar prontinho, com todas as suas características preferidas.
Para todos os casos, você pode contar com a ajuda do QuintoAndar e fechar o melhor negócio com rapidez e sem burocracia. Acesse o site ou app e aproveite as vantagens!