Conquistar a casa própria é a meta de vida de milhares de brasileiros. Nesse sentido, muitos podem se perguntar qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa para que então comecem a se programar financeiramente para atingir o objetivo.

Se você se identifica com esse cenário, continue a leitura e conheça as condições gerais para conseguir a liberação de crédito imobiliário nessa instituição financeira!

Navegue pelo conteúdo

Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel
Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel Usar o simulador

Leia também: Qual a entrada ideal para comprar um imóvel: veja como se planejar para conquistar a casa própria

Qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa?

Se você quer saber qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa, fique sabendo uma das exigências básicas do banco é que o solicitante tenha mais de 18 anos ou, então, que seja emancipado com 16 anos completos.

Agora, para que você entenda melhor, o financiamento imobiliário é uma linha de crédito que facilita a aquisição da casa própria. Funciona assim: você paga uma entrada e o valor restante é parcelado com o acréscimo de juros e outras taxas.

Nesse sentido, a casa ou apartamento fica alienada ao banco. Ou seja, a instituição fica com a propriedade do imóvel como garantia de pagamento, mas o comprador pode usar o espaço até a quitação total da dívida.

Isso significa que o banco é o detentor do imóvel durante o financiamento imobiliário. Contudo, é o comprador quem tem usufruto do local, podendo morar, fazer reformas e o que mais desejar.

Exigências básicas para financiar um imóvel pela Caixa

Agora que você já sabe qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa, também é importante estar ciente das outras determinações iniciais da instituição financeira.

Assim, além da questão da idade, pode solicitar linha de crédito imobiliário na Caixa Econômica Federal:

  • Brasileiros ou estrangeiros com visto permanente no país;
  • Quem tenha capacidade civil e condições financeiras para arcar com o pagamento mensal;
  • Pessoas que não tenham o nome em cadastros de dívidas, como Serasa e SPC, por exemplo.

Outra exigência importante é que a prestação do financiamento não pode ultrapassar 30% da renda familiar mensal bruta. Caso contrário, o crédito é automaticamente negado.

Exigências extras para financiar com FGTS

Se você decidir usar recursos do FGTS, ainda é necessário:

  • Não ter financiamento ativo no Sistema Financeiro de Habitação (SFH);
  • Usar o imóvel para moradia;
  • Não ser proprietário ou cessionário, muito mesmo estar comprometido ou ter direito de compra de outro imóvel residencial urbano na cidade em que mora, trabalha ou onde deseja morar e exercer suas funções.

Como soliticar o financimento da Caixa?

Você tem a idade mínima e atende aos demais requisitos necessários? Então, chegou a hora de fazer uma simulação em uma agência física, por um correspondente Caixa Aqui ou pelo aplicativo Habitação Caixa (disponível tanto para iOS quanto para aparelhos Android).

Em seguida, entregue toda a documentação solicitada e aguarde a análise de crédito. É nesse momento que a instituição financeira vai verificar a linha de financiamento mais adequada para o seu perfil.

Com tudo aprovado, a equipe de engenharia da Caixa parte para a análise do imóvel. Quando esta etapa for concluída, significa que está tudo pronto para assinar o contrato e dar início a uma vida nova!

Como ter mais chances de aprovação no financiamento?

O processo listado acima pode ser facilmente feito por você. Entretanto, fique sabendo que contar uma imobiliária especialista no assunto pode ajudar a tornar o processo mais rápido, fácil e, é claro, menos burocrático!

Para que isso seja possível, a imobiliária precisa ter credibilidade no mercado e proporcionar transparência e agilidade durante toda o trâmite.

Porém, você também pode tomar algumas iniciativas para facilitar a aprovação! Lembre-se de quitar todas as dívidas e manter seu CPF longe de restições, por exemplo.

Quais são os documentos necessários para financiar um imóvel?

A Caixa Econômica Federal determina uma documentação básica para solicitar o crédito imobiliário. Dessa forma, a pessoa interessada em adquirir uma casa ou apartamente deve, obrigatoriamente, apresentar os seguintes documentos:

  • Documento oficial de identificação;
  • Comprovante de renda;
  • Certidão de inteiro teor da matrícula do imóvel atualizada;
  • Certidão de ônus reais e ações pessoais e reipersecutórias do imóvel. Esse documento será exigido caso a informação não conste na certidão de inteiro teor.

Se você for usar os recursos do FGTS, lembre-se de anexar a última declação do imposto de renda, bem como o recido de entrega à Receita Federal.

Para todos os documentos listados, certifique-se de apresentar as versões originais e uma cópia de cada.

Financie sua casa com quem entende do assunto

Você sabia que o QuintoAndar garante uma experiência de compra ágil e descomplicada, inclusive em financiamentos imobiliários? É que a imobiliária digital se preocupa em fazer todo o processo de pesquisa e negociação diretamente com quem libera o crédito imobiliário.

Assim, além de fazer simulações em diversos bancos, quem compra um imóvel financiado pelo QuintoAndar garante as melhores taxas de mercado e maiores chances de aprovação!

Que tal aproveitar nosso simulador de financiamento para calcular o crédito ideal com base na sua renda? Na ferramenta, você informa sua renda mensal bruta, o valor de entrada e em quanto tempo deseja pagar. Por fim, é só visualizar os valores reais de acordo com o mercado imobiliário!

Como comprar meu primeiro imóvel? Acesse o guia

Descobriu qual a idade mínima para financiar um imóvel pela Caixa, mas ainda tem dúvidas sobre alguma das etapas para adquirir a casa própria? Então acesse o Guia que preparamos para te ajudar a facilitar as coisas. Clique aqui e aproveite!

O imóvel cabe no seu bolso? Simule já o financiamento
O imóvel cabe no seu bolso? Simule já o financiamento Usar simulador