A administração de imóveis especializada permite que você tenha eficiência na divulgação, atendimento especializado e personalizado, e alto volume de clientes. Por isso, a gestão de propriedades é a solução ideal para quem busca alugar seus espaços com rapidez, segurança e tranquilidade. Saiba como funciona a administradora de imóveis.

Parece mágica, mas não é: com o serviço de administração de imóveis é possível ter diferentes propriedades alugadas, sem precisar lidar diretamente com inquilinos ou resolver papeladas — caso você não queira.

A tarefa consiste exatamente em cuidar de todo o processo de aluguel de um imóvel, desde o anúncio até o final do contrato de locação. Para quem precisa fazer a gestão de propriedades diferentes, tem ainda mais facilidades, como reunir todas as informações em um só lugar.

Conheça mais sobre a administração de imóveis e descubra se vale a pena contratar um serviço especializado.

Confira o que você vai ler aqui:

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu

O que é administrar um imóvel?

Administrar um imóvel é fazer a gestão de propriedades, sendo que um corretor auxilia o proprietário a preservar o seu patrimônio. Voltado para a locação, esse serviço inclui diferentes responsabilidades, como cuidar de vistorias, pagamentos de inquilinos, renovações de contrato e mais.

Na prática, é possível realizar esse trabalho sem ajuda especializada. No entanto, uma administradora de imóveis executa-o de forma mais eficiente e evita a sua sobrecarga, já que tudo estará sendo cuidado por uma equipe profissional.

Essa atividade é respaldada pelo Código Civil. Ou seja, sendo um proprietário, você tem o direito de contratar uma administradora de imóveis. Portanto, não precisa se preocupar.

Falando assim, você já deve ter entendido um dos principais atrativos da administração imobiliária: contar com a tranquilidade de que o imóvel está sendo bem gerido, sem precisar ficar indo para um lado e para outro.

Portanto, a administração de imóveis funciona de forma bem simples: por meio de um contrato, você autoriza a imobiliária a cuidar de todo o processo de locação e também administração de aluguel das suas propriedades.

O serviço varia bastante de uma empresa para outra, mas o que costuma estar incluído é:

  1. Divulgação do imóvel para pessoas interessadas;
  2. Vistorias de entrada e saída do inquilino;
  3. Contrato de aluguel (criação e assinatura);
  4. Repasse dos valores do aluguel;
  5. Emissão e envio de boletos aos locatários;
  6. Todo tipo de cobrança e negociação, inclusive de dívidas, junto ao inquilino;
  7. Solução, em caso de dúvidas ou problemas durante o contrato de locação.

Ou seja, a administração imobiliária inclui serviços de antes, durante e depois da locação dos bens. Inclusive, você não precisa ter nenhum tipo de contato com inquilinos.

Como funciona o processo de administração de imóveis?

O processo de administração de imóveis funciona de forma própria (o proprietário atua sozinho) ou terceirizada (existe a ajuda de uma empresa especializada). Assim, ela atuará como intermediário entre dono e inquilino, e ainda cuidará de outras burocracias, como elaboração e revisão de contratos, manutenção do bem e cobrança de aluguéis.

O proprietário do imóvel ainda tem direitos totais sobre o bem e pode avaliar o desempenho de todo o seu patrimônio por meio de prestações de contas e relatórios. Contudo, ele não precisa se envolver diretamente com a parte burocrática e cuida somente dos aspectos estratégicos.

Assim, ele pode direcionar a equipe especializada, indicar o que deseja e ter conversas relevantes, que ajudarão a reduzir o índice de vacância do bem.

Leia também: Reparo no imóvel: responsabilidade do proprietário ou do inquilino?

Vale a pena contratar uma administração imobiliária?

Se você é proprietário de imóveis e não quer mais gastar tempo tendo que cuidar de cada visita, vistoria ou resolução de problemas, sim, vale muito a pena. Afinal, é isso o que uma administração imobiliária faz. Para você entender melhor tudo o que o serviço pode oferecer, montamos duas listinhas, confira. 

Vantagens de contar com uma administração de imóveis

As vantagens de contar com uma administração de imóveis são:

  • Economia de tempo: tudo é feito pela imobiliária, desde o anúncio do lugar até o fechamento de contrato, incluindo toda a administração da locação de imóveis;
  • Comodidade nas cobranças: a gestão dos pagamentos dos aluguéis e seu aumento anual também estão incluídos na administração de imóveis;
  • Facilidade: você tem suporte especializado para lidar com todos os contratos, valores, taxas e regulamentações. Há uma pessoa — ou até mesmo uma equipe — que fará isso por você;
  • Melhor avaliação e precificação: o profissional saberá exatamente quanto você pode cobrar de aluguel para ter a máxima rentabilidade;
  • Atendimento e acompanhamento de visitas: em vez de parar suas atividades para deixar possíveis inquilinos verem o imóvel, o corretor faz isso por você;
  • Análise de crédito e perfil dos locatários: você protege seu patrimônio e evita sofrer com a inadimplência.

Administração de imóveis é ainda mais ideal para quem tem e quer alugar várias propriedades

Quando se trata de um investidor com muitos imóveis, contudo, as vantagens da administração se tornam ainda mais destacadas.

Afinal, a gestão de propriedades diferentes e com características distintas exige uma administração muito mais complexa, tanto do ponto de vista financeiro quanto operacional e contratual.

Além de estressante, lidar sozinho com essa gestão pode fazer o investidor se esquecer de pendências de contrato, cobrança, reajustes ou se confundir com a documentação, por exemplo.

Outra questão importante está relacionada à disposição geográfica dos imóveis. Propriedades de um único investidor localizadas em diferentes cidades ou regiões opostas de grandes metrópoles podem dificultar a divulgação e o acompanhamento de visitas e vistorias.

Nesse caso, mesmo a administração via imobiliárias tradicionais pode ser mais complicada, já que essas empresas atuam localmente e com forte dependência da relação física e presencial.

Caso a administração seja feita por uma plataforma digital, como o QuintoAndar, não há esse problema, já que as questões financeiras e administrativas ficam concentradas em um só local — e podem ser resolvidas com praticidade e simplicidade, sem sair de casa.

Vantagens da administração de múltiplos imóveis do QuintoAndar

O serviço do QuintoAndar de administração de imóveis para proprietários com 5 ou mais imóveis oferece todas as vantagens já citadas e outros benefícios. 

Presente em mais de 75 cidades do Brasil, você pode concentrar toda sua administração em um só lugar. Independentemente se os imóveis estão em regiões ou cidades diferentes. 

Além disso, são mais de 12 milhões de acessos por mês na plataforma, atraídos pela praticidade e confiabilidade na marca, é muito mais fácil evitar a vacância e fechar um contrato logo. E como a demanda é grande, o imóvel também fica valorizado.

Uma das exclusividades do QuintoAndar, é ter a renda do aluguel garantida, — inclusive, em caso de inadimplência ou atraso. Ainda é possível antecipar os recebimentos, caso deseje. Tudo isso sem custo adicional e sem esforço nenhum.

Esse era um problema que a Aureci passava, pois seu antigo inquilino sempre atrasava o aluguel. Por sugestão da filha, ela colocou o imóvel no QuintoAndar e passou a receber sempre em dia, o que a ajudou a pagar os estudos da filha. Conheça essa história no vídeo abaixo:

Confira mais algumas vantagens do QuintoAndar:

  • Profissionalismo em cada detalhe: conte com fotos profissionais dos seus imóveis para fazer os anúncios;
  • Sua pressa é a nossa pressa: no QuintoAndar um imóvel é alugado a cada 5 minutos;
  • Ter segurança é ter tranquilidade: fazemos uma análise rigorosa de crédito das pessoas interessadas nos seus imóveis;
  • Nada de prejuízos: conte com uma cobertura de até R$ 50 mil contra danos ao final da locação;
  • Praticidade total: faça a gestão integral de todos os seus imóveis pelo app ou site do QuintoAndar;
  • Fale direto com especialistas: conte com um consultor assessorando desde a locação até a assinatura do contrato;
  • Sem sair de casa e nada de filas: no QuintoAndar, é tudo online e ágil. Desde o anúncio dos seus imóveis até a assinatura do contrato;
  • Contrato que você entende: nada de juridiquês ou termos complicados. Aqui, você compreende cada linha antes de assinar os papéis — digitais, no caso;
  • Atendimento pelo canal que você preferir: sem robôs, aqui você conversa com um consultor por WhatsApp, e-mail ou telefone.

Com essa lista de vantagens você já deve ter percebido que o QuintoAndar sabe bem o quão custoso pode ser a administração de imóveis. Por isso, é hora de partirmos para a solução. 

Mas antes, mais uma história. Dessa vez, é o Miguel Bargas que conta por que optou pelo QuintoAndar para administrar sua propriedade. Confira no vídeo a seguir:

Como fazer a administração dos seus múltiplos imóveis com o QuintoAndar?

Para ter todo esse suporte do QuintoAndar, você tem dois caminhos:
1. Cadastro: em cerca de 5 minutos é possível inserir os dados básicos a respeito da propriedade, ter uma estimativa de rentabilidade e ainda optar pela administração do QuintoAndar ou não. Faça o cadastro do seu imóvel no QuintoAndar agora mesmo.

Cintia

Proprietário Multi – Embu das Artes, SP

“A velocidade com que meus imóveis são alugados no QuintoAndar e a agilidade em todos os processos me fazem confiar que eles são os parceiros certos para a administração dos meus imóveis.”

2. Falar com um consultor: se preferir, você também pode falar diretamente com um consultor para os Proprietários Multi, que é justamente quem possui 5 ou mais imóveis para anunciar.

Cassiano

Proprietário Multi

“Estou muito satisfeito com o atendimento diferenciado prestado para mim, um proprietário de múltiplos imóveis no QuintoAndar. Com essa assistência, eu tenho agilidade nos meus negócios e sei que a minha demanda está com uma pessoa qualificada e experiente, que vai trazer o melhor resultado com a máxima brevidade, sempre observando a boa relação entre locador e inquilino.”

Seja mostrando seus imóveis para milhões de possíveis clientes, seja garantindo o seu pagamento todos os meses, da criação do anúncio ao pagamento, estamos com você para potencializar seus ganhos.

Conte com a ajuda do QuintoAndar para administrar seus imóveis

Dessa maneira, o QuintoAndar propicia ao investidor um modelo de gestão de imóveis que une o suporte e a especialização técnica de uma imobiliária de primeira linha a um desenvolvido aparato tecnológico, capaz de usar dados para ampliar a rentabilidade e de potencializar a exposição do imóvel e sua liquidez.

Tudo isso sem que o proprietário parceiro perca sua autonomia e seu poder de decisão quanto ao próprio patrimônio — e com taxas abaixo do mercado, de maneira a aumentar o lucro final. Assim, a administração de imóveis fica muito mais simples, concorda?

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu