Ao definir um planejamento para investir em imóveis, muitos (futuros) proprietários acabam se atentando a diversos elementos relativos ao imóvel em si, como o tipo, a área, os valores a serem pagos e cobrados, a localização, o estado de preservação, bem como à oferta e à demanda para aquele tipo de propriedade na região.
Uma etapa crucial, contudo, que acaba recebendo sua devida atenção mais ao fim dessa estratégia, é definir como o investidor irá fazer a gestão desses imóveis e seus futuros inquilinos.
Continue lendo este artigo para saber mais sobre os tipos de gestão imobiliária e como o QuintoAndar pode ajudar Proprietários Multi com 5 ou mais imóveis!
Navegue pelo contéudo:
- Quais fatores envolvem uma gestão imobiliária?
- Quais são as formas tradicionais de administrar imóveis?
- Gestão individual
- Imobiliárias
- Corretor de confiança
- Gerente de contas: um novo conceito de gestão de imóveis para investidores
Quais fatores envolvem uma gestão imobiliária?
Atreladas à valorização do patrimônio e ao recebimento de renda, o investidor precisa dar um jeito de lidar com uma série de obrigações e burocracias inerentes a um contrato de aluguel, como:
- Questões jurídicas e contratuais;
- Melhorias e ajustes no imóvel;
- Prospecção de interessados;
- Avaliação de possíveis locatários;
- Disponibilidade para visitas;
- Relacionamento com inquilinos;
- Gestão financeira e tributária.
Diante de tantas responsabilidades, percebe-se que a administração de imóveis não é algo trivial.
Logo, o investidor terá de optar por arcar com todas essas questões ou delegá-las a terceiros, como corretores e imobiliárias.
A boa notícia é a de que, com o avanço das plataformas digitais, como o QuintoAndar, já é possível optar por modelos mais modernos de gestão, que combinam a busca pela maior rentabilidade e valorização do patrimônio, aliada à menor burocracia possível e a uma assessoria qualificada e personalizada.
Quais são as formas tradicionais de administrar imóveis?
Para auxiliar na tomada de decisão a respeito da melhor maneira de gerenciar os imóveis para aluguel, separamos abaixo os principais modelos de administração imobiliária. Confira:
Gestão individual
Quem possui uma ou poucas propriedades – ou tem mais tempo do que a maioria dos investidores à disposição, como aposentados ou pessoas com jornadas de trabalho mais flexíveis – pode optar por executar a administração de seu patrimônio imobiliário de maneira individual, ou seja, assumindo a responsabilidade por todas as questões ligadas a seus imóveis e contratos de aluguel.
Prós: Ao fazer a gestão individual, o investidor fica “livre” do pagamento das taxas de contrato (normalmente o primeiro aluguel) e de administração (cerca de 10%) cobradas por uma imobiliária. Além disso, ele tem total autonomia para tomar as decisões relativas ao seu relacionamento com o inquilino, sem intermediários.
Contras: O administrador individual precisa lidar com uma série de tarefas e burocracias que demandam tempo e paciência, como visitação do imóvel, resolução de questões jurídicas e contratuais, relacionamento com o inquilino, prospecção do cliente e acompanhamento das finanças.
Além disso, é natural pensar que, caso o proprietário não seja um especialista no mercado, dificilmente ele irá executar essas tarefas com a mesma eficiência de empresas ou profissionais do ramo.
Nesse sentido, o investidor poderá incorrer em problemas como regras mal definidas em contrato ou em períodos mais largos de vacância, o que pode minar a rentabilidade do imóvel.
Imobiliárias
Talvez a alternativa mais consolidada entre investidores é a de delegar a administração dos imóveis alugados a uma imobiliária.
Essa terceirização permite que boa parte das responsabilidades não recaiam sobre o próprio investidor, o que é bom tanto pelo lado da comodidade como da eficiência, já que questões contratuais e de relacionamento com o inquilino estarão a cargo de pessoas especializadas no assunto.
Prós: Gestão profissional no que se refere a questões contratuais, terceirização da prospecção e das visitas ao imóvel, intermediação do relacionamento com o inquilino, boa definição de regras com base nos próprios contratos da empresa e facilitação das buscas, já que a imobiliária fica encarregada também de dar liquidez ao imóvel.
Contras: Taxas abusivas podem minar a rentabilidade do investidor. Além disso, muitas imobiliárias oferecem um serviço precário e prestam pouco apoio, cobrando 10%, por exemplo, apenas para “gerar boletos”.
Além disso, essas empresas normalmente possuem uma atuação muito local, dificultando a exposição a clientes que não conhecem a região. Por outro lado, sua atuação em plataformas digitais tende a ser pequena, o que prejudica a exposição do imóvel.
Por fim, imobiliárias com baixo e médio volume de negócios têm mais dificuldade em oferecer condições especiais para seus clientes, bem como sugerir ajustes na gestão com base em dados de milhares de contratos.
Corretor de confiança
Alguns investidores, visando não ficar reféns de uma relação mais impessoal e buscando economizar, optam por delegar o gerenciamento dos imóveis a um terceiro ou corretor de imóveis de confiança.
Prós: Serviço mais barato e maior autonomia para o investidor, ao mesmo tempo em que conta com o auxílio de um profissional.
Contras: O investidor fica muito refém da competência e honestidade de uma única pessoa. Mesmo que seja um profissional qualificado, esse terceiro dificilmente contará com o aparato jurídico e a capacidade de gestão e prospecção de uma empresa.
Gerente de contas: um novo conceito de gestão de imóveis para investidores
Diante da lacuna no mercado de administração de imóveis para o investidor que deseja, ao mesmo tempo, contar com uma gestão profissional, com forte aparato jurídico e capilaridade, mas sem abrir mão de sua rentabilidade e de um atendimento personalizado, o QuintoAndar trouxe ao Brasil um novo modelo de gestão imobiliária.
Ao optar pela administração do QuintoAndar, o investidor tem à sua disposição um Gerente de Contas que irá atuar diretamente para maximizar a rentabilidade do imóvel sem que o proprietário tenha nenhuma dor de cabeça.
Mariane Prestes
Gerente de contas para proprietários de múltiplos imóveis do QuintoAndar
“Contamos com uma equipe especializada e um avançado suporte de dados – com base nos mais de 12 mil contratos que fechamos mensalmente – e assim temos todas as ferramentas para proporcionar ao investidor a maior rentabilidade possível, com alta liquidez, baixa vacância e uma experiência agradável e personalizada.”
Essa expertise permite que o gerente de contas possa orientar o investidor a fazer, por exemplo, determinado ajuste no imóvel, de acordo com as propriedades que, na plataforma de moradia, alugam mais rápido e por maiores valores.
“Às vezes um pequeno ajuste, como a inclusão de armários, pode ajudar a alugar o imóvel muito mais rápido”, conta Mariane Prestes.
Leia também: Conheça qual é o tipo de imóvel que aluga rápido de acordo com levantamento feito pelo QuintoAndar
O proprietário parceiro ainda tem um especialista único como ponto focal dentro do QuintoAndar, de modo a atender qualquer demanda ou dúvida de maneira personalizada de acordo com seus interesses.
Este gerente, naturalmente, é um profissional capacitado para atender o investidor em tudo o que se refere ao imóvel, desde questões fiscais e contratuais a até mesmo pequenas dúvidas relacionadas ao inquilino ou ao serviço prestado.
Além disso, o QuintoAndar oferece a maior exposição do país, o que aumenta muito o número de potenciais inquilinos e a velocidade dos contratos.
Mariane Prestes
Gerente de contas para proprietários de múltiplos imóveis do QuintoAndar
“É como um ‘shopping center’ de imóveis, com várias vitrines, um marketplace imobiliário. Isso aumenta muito o número de visitas e interessados, com os quais o proprietário não precisa se preocupar”, explica Mariane Prestes. “Estando dentro desse ‘shopping’, o proprietário consegue ainda ter uma ampla noção do mercado e pode precificar melhor o seu imóvel.”
O investidor parceiro da maior plataforma de moradia da América Latina ainda tem à sua disposição um robusto suporte contábil, jurídico e tecnológico para lidar com burocracias e contratos, bem como com a avaliação e o relacionamento com os inquilinos.
Além disso, quem possui 5 ou mais imóveis e opta pelo modelo de administração completa do QuintoAndar, conta com taxas mais vantajosas e flexíveis – e ainda tem acesso a um extrato financeiro detalhado e de fácil compreensão.
Por fim, a confiança na qualidade do serviço é tão grande que o QuintoAndar garante a seus proprietários parceiros o pagamento do aluguel mesmo em caso de inadimplência, bem como um seguro de até R$ 50 mil contra eventuais avarias deixadas pelos inquilinos.
Assim, a plataforma dá total tranquilidade para o investidor em relação à sua rentabilidade e preservação de patrimônio, requisitos inegociáveis para quem aplica no mercado imobiliário.