Já ouviu aquela história de que não existe idade para parar de sonhar? Por isso, quem já se aposentou mas não alcançou o sonho da casa própria, ou então pensa em adquirir uma propriedade com mais benefícios, fique sabendo que: sim, um aposentado consegue financiar imóvel.

Isso é válido para todos os tipos de imóveis residenciais, como apartamentos, casas ou chácaras, por exemplo. Entretanto, é importante se atentar às regras específicas para esse tipo de financiamento.

Então, se você já parou de trabalhar mas quer saber como financiar um imóvel, continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!

Navegue pelo conteúdo

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

Leia também: Financiamento de terreno: entenda o caminho para a casa dos sonhos

Aposentado consegue financiar imóvel?

Adquirir uma propriedade e realizar o sonho da casa própria é um objetivo para muitos brasileiros. E na aposentadoria, isso não é diferente. Isso porque com exceção de algumas condições específicas, como um prazo menor para o pagamento, um aposentado consegue financiar imóvel seguindo as mesmas regras do público geral.

Afinal, as instituições financeiras não podem negar empréstimos de acordo com a idade do cliente, desde que o prazo de pagamento do financiamento e a idade do cliente não ultrapassem 80 anos e seis meses, quando somadas.

Qual é a idade maxima para pedir um financiamento imobiliario?

Na prática, funciona assim: quem já parou de trabalhar pode solicitar um financiamento imobiliário, mas a linha de crédito será calculada de acordo com a idade do cliente. Assim, o prazo máximo para quitar a dívida não pode ultrapassar 80 anos e seis meses, quando somada com a idade do aposentado.

Em outras palavras, um aposentado com 60 anos terá o práximo máximo de 20 anos para o pagamento total. Já uma pessoa com 65 anos poderá adquirir um financiamento com prazo máximo de 15 anos.

Do mesmo modo, um aposentado de 75 anos apenas conseguirá liberação da linha de crédito desde que seja possível quitar o valor emprestado em um prazo máximo de 5 anos.

Nesse sentido, uma alternativa válida para este público é dispor de um valor de entrada maior na hora de negociar a compra da casa ou apartamento. Assim, fica muito mais fácil quitar o valor total em um prazo menor.

Financiamento de imóvel para aposentados: como funciona

Além da condição da idade, outra obrigatoriedade é que o aposentado deve contratar um seguro obrigatório por Morte ou Invalidez Permanente (MIP). Nesse sentido, a alíquota será calculada com base na idade.

Com exceção dessas duas condições, um aposentado consegue financiar imóvel seguindo as mesmas condições do público geral, desde que não tenha restrição de crédito e possa comprovar renda para arcar com as parcelas.

O que é o Seguro de Morte e Invalidez Permanente?

O Seguro de Morte e Invalidez Permanente (MIP) é uma cobertura obrigatória para aposentados desejam solicitar linha de crédito para a aquisição de um imóvel.

No geral, as instituições financeiras definem a alíquota de acordo com a idade do cliente.

Assim, é possível contratar o seguro tanto para a morte e invalidez permanente do contratante quanto para danos físicos no imóvel, que poderá quitar parte ou o total do saldo devedor do financiamento. Isso vai depender da opção escolhida durante a assinatura do contrato.

Qual o valor máximo que um aposentado pode financiar?

Da mesma forma que acontece com outros públicos, as instituições financeiras vão se atentar ao histórico de crédito e capacidade de pagamento para avaliar a liberação do financiamento para um aposentado.

Agora, com relação ao valor máximo que um aposentado pode financiar, isso vai depender do valor do imóvel e da renda mensal disponível para o pagamento. Entretanto, no geral, as parcelas não poderão prejudicar mais do que 30% da renda mensal.

Como funciona o financiamento imobiliário para aposentados?

Conforme explicado anteriormente, o financiamento imobiliário para aposentados opera de maneira semelhante ao de outros públicos.

Assim, é importante escolher a instituição financeira, verificar as taxas de juros e dar a entrada na solicitação com a documentação necessária.

De modo geral, o aposentado deverá apresentar ao banco:

  • Comprovante de residência;
  • RG e CPF;
  • Extrato do INSS;
  • Última declaração do Imposto de Renda;
  • Holerite, caso tenha se aposentado, mas ainda trabalhe.

Depois de preencher a proposta, é só aguardar a análise de crédito.

Leia também: Financiamento habitacional Caixa: como funciona e como fazer

O que considerar na hora de escolher o imóvel?

Agora que você já sabe que aposentado consegue financiar imóvel e conferiu as condições específicas para esse público, é importante se atentar a outro ponto: o que considerar na hora de escolher a nova casa ou apartamento.

Nesse sentido, o aposentado deve levar em consideração fatores como localização, tamanho, infraestrutura do imóvel e do bairro, acessibilidade, segurança e, claro, o valor do bem.

Aposentado consegue financiar imóvel sem burocracia com o QuintoAndar

O QuintoAndar é a principal plataforma de moradia do Brasil e a maior da América Latina. Isso significa que a imobiliária digital oferece uma experiência transparente e sem burocracia para pessoas de todas as idades que desejam alcançar o sonho da casa própria ou, então, investir em um imóvel com mais facilidade.

Afinal, o QuintoAndar negocia diretamente com as principais instituições financeiras do mercado para garantir as menores taxas possíveis para o seu financiamento.

Além de ganhar mais agilidade no processo de liberação do seu crédito, você também consegue saber de cara todas as estimativas dos custos com a aquisição do seu novo lar. E o melhor: sem informações escondidas.

Clique aqui e simule o seu financiamento agora mesmo!

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar