No dia 1 de fevereiro de 2023, a ‘Super Quarta’, nome dado ao dia que concentra as definições de juros no Brasil e nos EUA, foi a grande pauta do noticiário financeiro, diante da relevância da política monetária para a economia e os investimentos.

Enquanto a Selic seguiu em 13,75% ao ano, os juros básicos americanos passaram para a banda de 4,5% a 4,75% ao ano.

Os efeitos da taxa Selic são mais claros para o investidor brasileiro. Para quem negocia imóveis, por exemplo, juros mais altos tendem a encarecer o financiamento, criar um custo de oportunidade diante da renda fixa e aumentar a demanda por aluguéis.

Leia mais: Como a Selic em alta afeta o mercado imobiliário?

Mas quais seriam os efeitos dos juros nos EUA para quem compra imóveis para proteger seu patrimônio, vender com lucro ou gerar renda alugando?

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Embora as consequências não sejam tão claras quanto as da Selic, os juros definidos pelo Fed podem interferir indiretamente no mercado brasileiro de imóveis, fazendo respingar sobre o investidor.

Abaixo, explicamos de maneira mais detalhada as possíveis consequências dos juros americanos para o mercado brasileiro de imóveis.

Navegue pelo conteúdo:

Os efeitos mais gerais dos juros nos EUA

A subida dos juros nos EUA está diretamente associada a uma aversão ao risco. Isso porque os títulos públicos americanos são considerados a modalidade de investimento mais segura do mercado financeiro, embora tradicionalmente não paguem bons retornos.

Quando os juros nos EUA sobem, contudo, esses títulos passam a ficar mais atrativos e, automaticamente, geram uma fuga de capitais de ativos de risco, como ações de qualquer lugar, e de ativos de países de risco, como o Brasil e seus títulos públicos.

Esse comportamento pode trazer uma série de efeitos e consequências indiretas sobre o mercado imobiliário, como:

Estímulo à recessão global

Um aperto monetário na maior economia do planeta tende a induzir o mundo todo a frear a atividade econômica.

Essa trava, no longo prazo, pode refletir no desempenho da economia brasileira e na renda disponível, o que afeta diretamente os valores que compradores e inquilinos poderiam estar dispostos a pagar para adquirir ou alugar um imóvel.

Contudo, para que esse efeito seja sentido de alguma maneira, seria preciso que os juros se mantivessem altos por um longo período desestimulando a economia mundial como um todo.

Dólar mais alto

A atratividade dos EUA tende a aumentar a demanda por dólares para investir, o que naturalmente pode aumentar a cotação da moeda.

Claro que o câmbio é efeito de uma série de outros fatores, mas quando um país aumenta seus juros sem dar sinais de deterioração da economia, a moeda tende a se valorizar.

Leia mais: Os efeitos do câmbio sobre o mercado imobiliário?

Conforme já explicamos anteriormente, o câmbio alto interfere diretamente na inflação, o que, para o investidor de imóveis, se manifesta principalmente de três maneiras:

  • Diminuição da renda da população e dos inquilinos;
  • Uso do imóvel como reserva de valor segura;
  • Volatilidade do IGP-M, índice usado pela maioria dos contratos de aluguel.

Selic mais alta

Os juros mais altos nos EUA, de maneira geral, tendem a estimular que os juros no Brasil também subam ou permaneçam mais altos.

Por um lado, quando a economia mais segura do planeta se torna mais atrativa, se o governo brasileiro quiser continuar a ser financiado, ele precisa remunerar mais.

Por outro, é preciso aumentar a demanda por reais para que nossa moeda não perca tanto valor diante do dólar.

Embora os juros altos no Brasil hoje se devam muito mais a um controle da inflação do que ao financiamento do governo em si, a subida de juros nos EUA dificulta que a Selic baixe mais rapidamente, por exemplo.

Conforme já mostramos em outro artigo, os juros altos no Brasil trazem uma série de consequências para o mercado imobiliário nacional, incluindo pontos de atenção e oportunidades:

  • Encarecimento dos financiamentos;
  • Custo de oportunidade da renda fixa;
  • Possível aumento da demanda por aluguel;
  • Oportunidade para quem tem dinheiro para comprar à vista;
  • Torna os imóveis um porto seguro diante dos fatores que levam os juros a subir, como a inflação.
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias
Aqui seu anúncio é visto por mais de 50 mil pessoas todos os dias Anunciar imóvel

O que fazer enquanto investidor de imóveis diante da alta dos juros nos EUA?

A mudança nos juros americanos não deve levar o investidor de imóveis a tomar decisões bruscas, especialmente aquele que já possui várias propriedades e que opta pelos imóveis por conta de sua segurança e preservação de valor.

Além disso, não vale a pena abrir mão da autonomia em gerir o próprio patrimônio por conta de decisões de juros, que tendem a oscilar ano a ano – e no momento, servem para conter principalmente a inflação global.

Por outro lado, é uma perda financeira considerável ficar com o imóvel parado, sem rentabilizar.

Para lidar com essas questões, o QuintoAndar oferece diversas soluções diferenciadas para donos de imóveis, com vantagens ainda mais especiais para os que possuem várias propriedades.

Administração de imóveis com pagamento garantido todo dia 12
Administração de imóveis com pagamento garantido todo dia 12 Saiba mais

Além de garantir o pagamento do aluguel em caso de inadimplência do inquilino, caso opte por contar com a administração completa, o QuintoAndar oferece aos seus imóveis uma exposição muito maior do que em qualquer imobiliária tradicional.

São mais de 12 mil contratos de aluguel fechados por mês, cerca de um a cada 4 minutos. Isso porque, além de facilitar a gestão e a rentabilização de imóveis para os proprietários, o QuintoAndar também oferece aos futuros inquilinos uma experiência simples e transparente, desde o momento da busca até o fechamento dos contratos.

Além disso, para o investidor que tem vários imóveis na plataforma, o QuintoAndar oferece um acompanhamento especial, oferecendo soluções para a gestão de contratos e documentos e para a administração a fim de evitar a vacância.

Benefícios exclusivos para uma administração de múltiplos imóveis
Benefícios exclusivos para uma administração de múltiplos imóveis Vem conhecer