Uma das tendências do mercado imobiliário, no momento, é o mercadinho em condomínio. O conceito é simples: alguns produtos são dispostos em um local específico e os moradores podem fazer suas compras de forma autônoma. Isso ajuda a evitar saídas inesperadas, resolve emergências e traz praticidade à sua rotina.

Por isso, cada vez mais pessoas desejam instalar em seus condomínios ou procuram por algum empreendimento que já possua essa vantagem.

Entenda mais sobre o funcionamento do mercadinho, como ele pode ser instalado, o que pode ser vendido e como solicitar para o seu condomínio. 

Confira o que você vai ler por aqui:

O que é um mercadinho no condomínio?

O mercadinho no condomínio é uma espécie de loja de conveniência, disposta dentro de um edifício. Ali, são oferecidos produtos básicos para os moradores comprarem, como bebidas, alimentos e itens de limpeza e higiene. Assim, as compras são feitas diretamente nesse local, sem precisar de um delivery ou ida ao um supermercado.

Normalmente, o minimercado em condomínio funciona de forma autônoma. Ou seja, não existem funcionários nesse estabelecimento. O próprio morador decide o que vai adquirir e faz o pagamento de forma direta.

Muitas vezes esses produtos são disponibilizados em uma ou duas geladeiras, ocupando o mínimo de espaço possível.

Como funciona o mercadinho em condomínio?

O mercadinho em condomínio funciona 24 horas por dia, oferecendo produtos simples, não perecíveis, com ampla validade e bastante usados. Assim, todas as necessidades básicas dos moradores são asseguradas em um modelo self-service.

De maneira geral, os alimentos e produtos são guardados em freezers ou geladeiras, controlados por um aplicativo de smartphone. O morador seleciona, através do aplicativo, qual produto vai comprar, realiza o pagamento e, depois do pagamento aprovado, consegue abrir a geladeira.

Caso você sinta necessidade de comprar algo, pode até mesmo verificar de dentro do seu apartamento se o produto está disponível no mercadinho, tudo pelo app.

Existem também os casos que não utilizam esse sistema de aplicativos. Onde os produtos ficam à disposição, ao lado de uma caixinha ou máquina de cartão, e a garantia do pagamento é baseada na confiança de que os moradores irão realizar a operação da forma correta.  

De toda forma, a instalação do minimercado em condomínio de se dar de algumas maneiras:

  • Contratação de uma empresa especializada na instalação de mercadinhos em condomínio;
  • Realização de uma parceria com um comerciante local;
  • Gerenciamento interno, desde que o condomínio tenha condições financeiras e equipe capacitada;
  • Contratação de franquia de mercado de condomínios.

A síndica profissional, Tania Goldkorn, é preciso prestar atenção quanto aos custos da instalação e manutenção desse serviço, por isso é importante escolher a alternativa que melhor se adequa ao perfil de gestão do condomínio.

O que deve ser feito para colocar um mercadinho no condomínio?

Na maioria dos casos, em que existe um minimercado físico, a instalação é feita na garagem, no hall de entrada, no lobby, em salão de jogos ou de festas, no coworking e até no spa.

Para que essa facilidade seja disponibilizada, a ideia deve ser aprovada em assembleia ordinária. Isso porque a votação deve incluir a análise de viabilidade do projeto, a existência de um espaço específico para o comércio e os custos envolvidos. 

Algumas empresas especializadas, inclusive, conseguem criar o minimercado no condomínio mesmo sem custos nem intervenções na estrutura. Assim, a instalação acaba sendo mais rápida.

Leia também: Quando o inquilino pode ser síndico do condomínio, quais as regras e limitações?

Quais produtos podem ser vendidos no mercadinho do condomínio?

Os produtos que podem ser vendidos no mercadinho do condomínio costumam ser os não perecíveis. Por exemplo, chocolates, papel higiênico, sucos, arroz, feijão, salgadinhos, snacks e até bebidas alcoólicas (para pessoas com mais de 18 anos). 

Vale a pena deixar claro que o mix de produtos disponibilizado depende muito da empresa com quem é feita a parceria. Por isso, podem ser oferecidos verduras, legumes e até carnes frescas.

As empresas especializadas e franquias costumam utilizar inteligência artificial para acompanhar o estoque e fazer adaptações. Assim, os produtos podem ser incluídos de acordo com a necessidade dos moradores.

Foto de Tania Goldkorn, síndica profissional.

Tania Goldkorn

Síndica profissional

Existem algumas desvantagens, como a limitações quanto a variedade de produtos. Alguns também pode ter o preço mais elevado.

Leia também: Conheça quais são os tipos de condomínio e as diferenças entre eles

Quais os benefícios de ter um mercadinho no condomínio?

Os benefícios de ter um mercadinho em condomínio são a comodidade e a praticidade para os moradores. Isso porque é possível fazer compras sem precisar se deslocar nem enfrentar filas e trânsito.

Ainda existem outras vantagens. Elas são:

  • Valorização, devido à facilidade de os moradores fazerem compras no condomínio;
  • Praticidade, já que é possível ter aquele alimento ou bebida que faltou para o almoço ou jantar;
  • Promoção da socialização, pois os moradores podem conversar e interagir no espaço do minimercado no condomínio;
  • Geração de renda passiva, porque parte do lucro da empresa parceira é repassada para o condomínio. Isso permite realizar melhorias;
  • Baixo custo para o condomínio, porque toda a estrutura já vem montada, inclusive os produtos;
  • Preços mais baixos do que nas lojas de conveniência tradicionais. Isso porque não é preciso ter funcionários, então, o custo da empresa é menor.

Encontre o imóvel dos sonhos no QuintoAndar!

Agora que você já sabe como funciona o mercadinho em condomínio, encontre um apartamento com as facilidades e características que você sempre quis.

Na plataforma do QuintoAndar você pode utilizar diversos filtros de pesquisa disponíveis para selecionar suas preferências e desejos. Assim fica bem mais fácil de achar uma casa ou apartamento que se encaixe perfeitamente com seu estilo de vida.

Acesse o site ou app do QuintoAndar e encontre seu novo lar!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel