Quem está planejando os detalhes da casa nova – ou pensa em começar esse processo em breve – pode ficar um pouco perdido com os termos e especificidades de uma obra. Nesse cenário, ter dúvidas sobre o que é uma planta de situação com certeza pode fazer parte desse cenário.

Então, se você quer saber de uma vez por todas o que esse documento significa, como ele é feito e para que serve, continue a leitura e explore todas as informações sobre o tema abaixo.

Assim, será possível dar prosseguimento ao projeto da casa dos seus sonhos com muito mais segurança e tranquilidade! Vamos lá?

Navegue pelo conteúdo

Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar
Mais de 150 mil imóveis; a sua história começa no QuintoAndar Compre o seu

Leia também: Apartamento na planta ou móvel usado: vantagens e desvantagens

O que é uma planta de situação?

Antes de mais nada, a planta de situação é um documento técnico que faz parte do projeto arquitetônico de um imóvel. Assim, o objetivo dessa ferramenta é mostrar a localização do terreno dentro de uma área para apontar as dimensões e arredores de onde o projeto será executado.

Ou seja, essa representação gráfica mostra a localização do terreno e, por isso, a aprovação deve acontecer junto aos órgãos competentes de cada estado. Essa etapa é importante tanto para a execução do projeto quanto para a regularização do imóvel.

O que deve ter na planta de situação?

Agora que você já sabe que a planta de situação sinaliza graficamente o local exato da construção do imóvel, também é válido se atentar ao que não pode faltar no documento.

Além da localização e dimensões do terreno, também é importante constar:

  • Limites do terreno;
  • Orientação magnética do terreno;
  • Acessibilidade do terreno;
  • Topografia da área;
  • Nomes das vias de acesso e logradouros;
  • Equipamentos urbanos próximos ao terreno.

Para que serve a planta de situação?

A utilidade de uma planta de situação vai muito além da aprovação do projeto arquitetônico junto aos órgaõs competentes da sua cidade.

Em primeiro lugar, a ferramenta auxilia em toda a execução do projeto, já que analisa a viabilidade de construir ou reformar, faz uma avaliação de imóveis e pensa em questões como planejamento urbano.

Como fazer?

Para fazer uma planta de situação, você vai precisar do suporte de um profissional qualificado, como um arquiteto ou engenheiro.

Eles são os responsáveis por estudar a área e apresentar os elementos de forma clara e precisa, seguindo as regras estabelecidas para que o projeto seja aprovado.

Qual a diferença entre planta de situação e locação?

Apesar de serem dois documentos técnicos que fazem parte do projeto de um imóvel, existem diferenças importantes entre uma planta de situação e uma planta de locação.

A planta de situação é uma representação gráfica que mostra a localização do terreno em uma área maior, como um bairro, uma cidade ou um município, por exemplo.

Por outro lado, a planta de locação é uma representação gráfica da implantação do projeto no terreno. É aqui que são sinalizados detalhes mais específicos como muros, acessos, cercas e caminhos, por exemplo.

Assim, a principal diferença entre as duas é que a planta de situação mostra a posição geográfica do terreno dentro de uma área maior e é importante para que o projeto seja aprovado.

Enquanto isso, a planta de locação mostra a localização da edificação no terreno e orienta a execução da obra para que o projeto seja construído de forma correta.

Seu novo lar espera por você

Que tal começar uma nova história em um lar com todas as características que você sempre sonhou, desde o projeto à documentação? Se você estiver pensando em dar o próximo passo, fique sabendo que o QuintoAndar pode te ajudar!

A maior imobiliária digital da América Latina conta os melhores imóveis em mais de 70 cidades brasileiras. Nesse sentido, encontrar a casa que mais combina com você e fechar o contrato é rápido, fácil e transparente. Quer saber como?

Basta acessar nosso site ou app, selecionar entre alugar ou comprar, escolher os filtros de busca que não podem faltar para refinar sua pesquisa e pronto! Agora é só explorar os imóveis selecionados para o seu perfil e começar uma nova história sem complicações.

Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início
Encontre o imóvel ideal sabendo quanto vai gastar desde o início Compre o seu