Você já ouviu falar em real estate? Este termo, trazido do mercado imobiliário americano, vem sendo cada vez mais utilizado no Brasil, especialmente quando o assunto é investir em imóveis.

Contudo, não há muita clareza sobre o que o real estate significa: o termo é empregado tanto para fundos imobiliários como para incorporadoras, imobiliárias e corretores de alto padrão.

Neste texto, explicamos de onde vem o termo real estate e como é possível investir nesse mercado com segurança.

Navegue pelo conteúdo:

O que é real estate?

A expressão ‘real estate’, em tradução livre do inglês, poderia ser definida como “propriedade real”, que se assemelha ao conceito de “ativos reais”, ou seja, bens físicos com aplicação intrínseca por si só, como os imóveis, e não abstrações que representam valores, como ações ou títulos.

Apesar de existirem outros tipos de ativos reais, o real estate se tornou praticamente um sinônimo do mercado imobiliário, de forma extremamente ampla, mas geralmente associado a possibilidades de investimento, lucro e geração de renda.

Em outras palavras, o real estate pode abranger diversos segmentos do mercado imobiliário, como:

  • Atividades de incorporação e desenvolvimento imobiliário, com objetivo de venda;
  • A gestão e administração de ativos imobiliários;
  • Fundos Imobiliários (em inglês, os FIIs, são chamados de Real Estate Investment Trusts);
  • Compra de imóveis para ganho de capital ou reforma;
  • Geração de renda por meio de aluguéis residenciais, comerciais, logísticos ou produtivos.

Nos Estados Unidos, além dos fundos imobiliários, é comum que imobiliárias utilizem o termo real estate para oferecer seus serviços.

No Brasil, o termo vem sendo mais utilizado para investimentos em imóveis de alto padrão ou segmentos do mercado financeiro que aplicam em imóveis.

Leia mais: Quais as principais opções para investir no mercado imobiliário?

Quais imóveis podem ser considerados real estate?

Não existe uma definição específica de quais tipos de imóveis podem ser considerados real estate ou não. Normalmente, a associação está mais relacionada ao objetivo de explorar aquele imóvel para gerar lucro ou renda. Assim, o real estate pode contemplar:

  • Imóveis residenciais;
  • Imóveis comerciais (lojas, galpões, hotéis, hospitais, escritórios);
  • Imóveis produtivos (fábricas, fazendas);
  • Imóveis com finalidade especial, como escolas, cemitérios, parques.

Leia mais: Investir em imóvel comercial ou residencial?

Descomplicamos a vida de quem tem múltiplos imóveis
Descomplicamos a vida de quem tem múltiplos imóveis Descubra como

Como investir em real estate?

Bem, mas com tantas opções, como é possível investir em um ativo real estate? Existem diversas frentes em que o investidor pode agir no mercado imobiliário, cada uma delas com níveis de risco, liquidez e exigência de capital distintas.

Desenvolvimento e incorporação

A incorporação e o desenvolvimento imobiliário consistem, basicamente, no mapeamento de local e construção do imóvel, com objetivo de venda.

Geralmente, é uma atividade que traz mais riscos, mas também maiores retornos, e exige certo nível de profissionalismo e especialização.

Produtos financeiros

Como um importante vetor de uma economia, o investimento real estate também tem muito espaço no mercado financeiro, por meio de fundos imobiliários (condomínios que adquirem propriedades) e dos títulos de dívida atrelados a imóveis, como CRIs, LCIs e LIGs.

Compra e venda

A aquisição de imóveis subvalorizados para reforma ou posterior venda com lucro também se encaixa como real estate. Esta modalidade já pode ser acessada por investidores menores.

No QuintoAndar, todo o processo de compra e venda é acompanhado de perto por especialistas da casa, que dão todo o suporte processual e burocrático para que o negócio saia bem.

Além disso, os vendedores podem utilizar a plataforma para precificar melhor seu imóvel, de acordo com anúncios similares, buscando sempre maximizar sua rentabilidade.

Geração de renda por meio de aluguéis

A aquisição de imóveis para exploração e geração de renda também pode ser executada por investidores dos mais diversos portes. Trata-se de uma atividade com menor risco do que se comparada à incorporação.

No QuintoAndar, o proprietário que deseja alugar conta com uma plataforma desenhada para aumentar a liquidez e a rentabilidade de sua propriedade e ainda pode ter o acompanhamento de especialistas e uma série de garantias.

Ao optar pela administração de imóveis, esse investidor fica tranquilo em relação às burocracias e eventuais dores de cabeça: mesmo em caso de inadimplência, o QuintoAndar garante o pagamento.

Benefícios exclusivos para uma administração de múltiplos imóveis
Benefícios exclusivos para uma administração de múltiplos imóveis Vem conhecer