O mercado imobiliário oferece diversas oportunidades para investidores em busca de renda passiva. E uma delas é o aluguel de imóveis, uma prática muito comum entre proprietários que querem gerar um fluxo de caixa estável para complementar a renda mensal ou, até mesmo, pretendem viver de aluguel. 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura deste artigo! A seguir, contamos os benefícios dessa modalidade de investimento, os desafios envolvidos e dicas essenciais para quem deseja entrar nesse mercado com o pé direito. 

Navegue pelo conteúdo:

Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil
Anúncio grátis e proteção contra danos de até R$ 50 mil Anunciar imóvel

Leia também: Viver de aluguel por temporada ou aluguel mensal fixo: qual o mais rentável para o investidor?

É vantagem viver de aluguel?

Imagem de um homem segurando uma casa em miniatura para ilustrar matéria sobre como viver de aluguel
Viver de aluguel pode gerar renda passiva, diversificação de investimentos e potencial de valorização do patrimônio

Imagine uma fonte de renda que entra regularmente na sua conta bancária sem que você precise fazer muito esforço. Gostou do cenário? Então fique sabendo que essa é a realidade de quem vive de aluguel.

Se isso não foi o suficiente para responder que sim, é vantajoso viver de aluguel, aqui vão outros argumentos que comprovam a resposta: uma das maiores vantagens de se sustentar com base na renda do aluguel de imóveis é a oportunidade de ter uma fonte de renda passiva estável e recorrente. 

Em seguida, outro benefício é que essa é uma forma de diversificar sua carteira de investimentos e reduzir a exposição a riscos específicos do mercado financeiro. Afinal, os imóveis tendem a ter um desempenho estável ao longo do tempo e oferecem proteção contra a volatilidade do mercado de ações. Se você tem um perfil que busca estabilidade e segurança, esse é o melhor caminho para começar a investir!

Outra característica única de gerar renda por meio da locação de imóveis é o potencial de valorização do patrimônio ao longo do tempo – o que aumenta o valor do seu patrimônio líquido. 

O que é renda passiva?

Renda passiva é aquele valor recebido regularmente com pouco ou nenhum esforço contínuo para mantê-lo. Ou seja, é o dinheiro que cai na conta com determinada frequência sem que você precise trabalhar para recebê-lo. 

No contexto do mercado imobiliário, a renda passiva é justamente o valor gerado por meio do aluguel de propriedades. Ou seja, os proprietários recebem pagamentos mensais dos inquilinos em troca do uso do espaço alugado, sem a necessidade de envolvimento contínuo na gestão ou no dia a dia do que acontece com o imóvel. 

É possível viver da renda de aluguel?

Imagem de um homem sorridente segurando as chaves de um imóvel para ilustrar matéria sobre se é possível viver da renda de aluguel
Viver de aluguel é uma alternativa para quem deseja investir no mercado imobiliário

Desde que você tenha um portfólio com algumas propriedades que geram renda suficiente para cobrir suas despesas, a resposta é: sim, é possível viver da renda de aluguel. Isso significa que você precisará de um planejamento cuidadoso, uma estratégia bem definida e um número suficiente de propriedades para gerar uma renda significativa. 

Quais são as desvantagens de viver de aluguel?

Imagem de duas pessoas fazendo cálculos em uma calculadora em uma mesa que tem uma casa de miniatura e folhas em cima para ilustrar matéria sobre as desvantagens de viver de aluguel
A responsabilidade de gerenciamento também pode ser uma desvantagem para quem não se adapta às necessidades de manutenção e reparo

Embora existam muitas vantagens em viver de aluguel, fique sabendo que escolher essa modalidade de investimento como única forma de renda também apresenta alguns desafios. Uma das principais é a falta de estabilidade a longo prazo, já que os inquilinos podem se mudar a qualquer momento – mesmo que os contratos sejam muito bem redigidos e contenham cláusulas detalhadas sobre as consequências dessa escolha. 

Além disso, embora não precise se preocupar com a gestão do imóvel no dia a dia, o proprietário ainda terá que arcar com os custos gerais de manutenção e reparo dos imóveis, como em questões estruturais, por exemplo. 

Dicas para começar a investir em imóveis para alugar

Imagem de uma mulher sorridente inclinada para trás no encosto da cadeira para ilustrar matéria sobre as vantagens de investir em imóveis e adquirir renda passiva
Investir em imóveis para alugar significa ter retorno financeiro sem que exista a necessidade de trabalhar para isso

Quer começar a ter um retorno de renda passiva no mercado imobiliário? Então, para que isso aconteça, é fundamental saber como viver de aluguel. Abaixo, listamos 5 dicas para que você comece a se preparar para investir com mais segurança e tranquilidade. Confira!

1. Avalie o mercado da sua cidade

Antes de começar a adquirir propriedades para alugar, faça uma pesquisa abrangente do mercado imobiliário da sua cidade para identificar as áreas com demanda crescente por aluguel, bem como o potencial de valorização de cada uma dessas áreas. 

Nesse sentido, considere fatores como localização, infraestrutura e serviços disponíveis nas redondezas, como escolas, hospitais, supermercados e farmácias, por exemplo. 

2. Defina seu orçamento

Em seguida, estabeleça um orçamento claro para os seus investimentos em imóveis. Nesse sentido, você deve levar em consideração não apenas o valor de compra da propriedade, mas também os custos adicionais, como impostos, taxas de transação, reformas e manutenção. 

Fazendo essa análise, ficará muito mais fácil garantir que os investimentos sejam viáveis para o seu bolso a longo prazo. 

3. Diversifique o portfólio

Essa é uma das dicas mais valiosas para que você possa começar a viver de aluguel. Antes de sair adquirindo propriedades, lembre-se que o ideal é diversificar o portfólio para reduzir os riscos e maximizar o potencial de retorno. 

Ou seja, adquira propriedades em diferentes regiões da cidade. Além disso, também pode ser interessante variar os segmentos de mercado, como residencial e comercial. 

Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12
Quando o QuintoAndar administra, o aluguel é garantido todo dia 12 Anunciar imóvel

Leia também: Posso alugar um imóvel em nome de outra pessoa?

4. Entenda sobre o mercado de imóveis

Antes de adquirir as primeiras propriedades ou alugar as que você já possui, é fundamental estudar sobre o funcionamento desse setor. 

Saber quais são as tendências do mercado, quais são os fatores que influenciam os preços dos imóveis e acompanhar a demanda por aluguel na sua região vai aumentar sua capacidade de tomar decisões estratégicas na hora de investir. 

5. Tenha uma reserva financeira

Por mais que viver de aluguel represente um tipo de investimento mais seguro que outras opções disponíveis no mercado de ações, isso não significa que você não deve se preparar para imprevistos. 

Assim, ter uma reserva de emergência para imprevistos pode ser fundamental em casos de inadimplência ou manutenções inesperadas. Isso vai te ajudar a cobrir as despesas relacionadas e a proteger a renda do aluguel contra flutuações do mercado.

Vida de inquilino: quanto devo ganhar para morar de aluguel?

magem de uma mulher sorridente entregando uma chave a um casal composto por um homem e uma mulher para ilustrar matéria sobre quanto devo ganhar para morar de aluguel
Antes de escolher um imóvel para alugar, avalie as possibilidades financeiras e opte por não comprometer mais de 35% da renda familiar

Assim como o aluguel é uma opção altamente viável para quem deseja viver desse tipo de investimento, também é importante avaliar o outro lado da moeda – ou seja, os moradores do imóvel alugado. 

Afinal, ao escolher uma casa ou apartamento para começar uma nova história, os inquilinos também precisam avaliar se o valor daquela propriedade cabe no orçamento mensal da família. 

De modo geral, determinar quanto o inquilino deve ganhar para morar de aluguel depende de uma série de fatores, incluindo não apenas o custo do aluguel, mas também despesas adicionais, como contas de água, luz, internet, condomínio, compras e até mesmo lazer.

Embora tudo isso varie de acordo com o estilo de vida de cada pessoa, a regra geral é que o custo total do aluguel não exceda 30% a 35% da renda mensal. Isso garante recursos suficientes para cobrir as despesas básicas e ainda manter um estilo de vida confortável.

Qual é a renda mínima para alugar um imóvel?

Você sabia que o QuintoAndar te ajuda durante a análise de crédito e facilita as burocracias que geralmente fazem parte do processo de locação de imóveis? Entre as facilidades, a plataforma de moradia solicita apenas alguns documentos para o futuro inquilino do imóvel. 

Entre eles, está a comprovação de renda bruta mensal de 2,5 vezes o valor do pacote de aluguel – que inclui tanto o custo com a locação do espaço quanto os encargos locatícios. Além disso, até 4 pessoas podem fazer parte da composição de renda no contrato. E mais: elas não precisam necessariamente residir no imóvel. 

Leia também: Quanto custa morar sozinho: conheça as principais despesas e veja como se preparar para sair de casa

O QuintoAndar te ajudar a alugar ou vender imóveis

Você sabia que a plataforma de moradia do QuintoAndar vai muito além de comprar, vender e alugar um imóvel?

Aqui, você conta com uma consultoria especializada na hora de comprar, vender ou alugar seu novo lar, além de ter a praticidade e facilidade dos processos serem feitos de forma 100% digital. 

E se você está pensando em aproveitar essa tendência para começar a investir, fique sabendo que escolher ser um proprietário no QuintoAndar você ainda tem a segurança de ter o pagamento do aluguel garantido todo mês, mesmo que o inquilino atrase. Assim, é possível manter a frequência dos seus investimentos, independente do ativo que escolher!

1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua
1 novo imóvel a cada 3 minutos: sorte a sua Buscar imóvel

O QuintoAndar também oferece uma garantia locatícia para imóveis que são administrados pelo proprietário, evitando, ainda assim, a inadimplência: a Fiança Simples. É uma solução que garante que o proprietário receba os valores de aluguéis, IPTU, condomínio, contas de consumo e multa rescisória mesmo em casos de inadimplência do inquilino. O valor da Fiança Simples pode variar de acordo com o perfil de crédito do locatário e das características do imóvel.

Saiba mais: Seguro fiança locatícia: saiba o que é, como funciona e quais as vantagens na hora de alugar um imóvel