Uma das formas de construir um patrimônio é saber como financiar a compra de um segundo imóvel. Esse bem pode ser usado para moradia, mas também é uma forma de investimento, já que você pode colocá-lo para alugar e obter uma renda passiva.

A questão é que a compra de imóvel exige a adoção de estratégias de financiamento. Isso porque, se você paga uma linha de crédito (ou acabou de terminá-la), precisa agir corretamente para conseguir aprovação do banco.

Entenda quais são as etapas a seguir, as regras e aprenda como financiar a compra de um segundo imóvel.

Confira o que você vai ler por aqui:

As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel
As melhores taxas do mercado para financiar seu imóvel Quero financiar

É possível financiar um segundo imóvel?

Sim, é possível financiar um segundo imóvel e até mesmo outros. Isso pode ser feito de forma simultânea ou depois de já ter quitado a primeira linha de crédito imobiliário. Contudo, é necessário seguir as regras impostas. Uma das principais é que o valor das prestações não pode superar 30% da sua renda mensal.

Ainda tem regras com relação ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Por isso, vale a pena se informar sobre todos os detalhes.

Quem já tem um imóvel pode financiar outro pela Caixa?

Quem já tem um imóvel pode financiar outro pela Caixa. A instituição financeira não restringe o acesso a uma segunda propriedade, desde que as regras exigidas sejam seguidas. Assim, o novo bem pode ser comercial ou residencial, usado ou novo e pode ser pago em até 420 meses (35 anos). No entanto, o mesmo não se aplicar ao programa Minha Casa, Minha Vida.

Como financiar a compra de um segundo imóvel?

Para saber como financiar a compra de um segundo imóvel, você deverá passar pela análise de crédito, vistoria de imóvel, comprovação da documentação e assinatura do contrato. Portanto, o processo é bastante similar ao do primeiro bem adquirido.

O recomendado é que você entre em contato com a instituição financeira com a qual já realizou seu financiamento imobiliário. Se tiver um bom histórico de pagamentos, é provável que a aprovação seja mais rápida.

Isso ocorre, especialmente, se você tiver um bom score de crédito. Esse indicador demonstra se a chance de inadimplência é alta ou baixa, reforçando o seu bom relacionamento com o banco.

Além disso, analise o mercado, as suas finanças e o potencial de valorização na compra de imóvel. Dessa forma, você toma uma decisão certa para construir o seu patrimônio. E lembre-se de que precisará fazer a assinatura do contrato e recolher os impostos municipais.

Como usar o FGTS para comprar um segundo imóvel?

Para usar o FGTS para comprar um segundo imóvel, você deve ter contratado a linha de crédito pelo Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e adquirir um bem de até R$ 1,5 milhão. Caso tenha um financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é impossível utilizar esse recurso.

Veja as regras para usar o FGTS:

  • O valor do imóvel precisa ser de, no máximo, R$ 1,5 milhão;
  • O imóvel precisa ser residencial e urbano, servindo para a moradia;
  • O bem deve ser isento de problemas de construção e ter condições de habitabilidade, conforme a vistoria realizada;
  • A matrícula do imóvel deve estar registrada no cartório e não deve haver gravame que impeça a compra do bem;
  • O imóvel não deve ter sido negociado com o FGTS nos 3 anos anteriores;
  • O trabalhador deve ter 3 anos ou mais de carteira assinada, consecutivos ou não;
  • Você não deve ter outro imóvel residencial urbano no seu município de residência ou de trabalho, inclusive em cidades vizinhas e/ou da região metropolitana;
  • Não deve haver outro financiamento ativo no SFH.

Quais são os tipos de financiamento imobiliário para adquirir um segundo imóvel?

Os tipos de financiamento imobiliário para adquirir um segundo imóvel são o SFH, o SFI, direto com a construtora e o home equity. Basicamente, são as mesmas alternativas de quem vai comprar a primeira propriedade, mas existem algumas diferenças.

Então, se você quer saber como financiar a compra de um segundo imóvel, precisa entendê-las. Confira, a seguir.

Segundo imóvel com SFH

O SFH tem a vantagem de oferecer taxas de juros menores e prazos de pagamento mais longos. Para conseguir um novo financiamento imobiliário, é preciso ter pago as prestações do primeiro bem em dia e a segunda propriedade também deverá servir para moradia. No entanto, ela deve estar em uma cidade diferente da atual.

Segundo imóvel com SFI

O SFI tem regras menos rígidas do que o SFH e é um programa mais amplo. Portanto, ele permite que você faça a compra de imóvel residencial, comercial e até rural. Você também pode já ter um imóvel na mesma cidade.

Segundo imóvel direto com a construtora

Você pode formar seu patrimônio sabendo como financiar a compra de um segundo imóvel na construtora. Nesse caso, há uma burocracia menor, mas ainda será feita uma análise de crédito. Caso a operação seja autorizada, você fará os pagamentos em um prazo mais curto, o que tende a aumentar o valor mensal pago. Ainda assim, é uma oportunidade.

Segundo imóvel com home equity

O home equity é um refinanciamento imobiliário. Nesse caso, você vai pegar um empréstimo oferecendo seu bem como garantia. Isso garante taxas de juros mais baixas. Então, utiliza essa quantia para a compra de imóvel, pagando o segundo à vista.

Quais os requisitos e a documentação para obter um financiamento para segundo imóvel?

Os requisitos para obter um financiamento para segundo imóvel são seguir as regras do sistema que estiver incluído na primeira linha de crédito (SFH ou SFI) e não ter mais de 30% da renda comprometida. Também é preciso passar pelas etapas de análise de crédito, vistoria do imóvel, verificação dos documentos, assinatura do contrato etc.

Em relação à documentação, é a mesma da compra de imóvel. Portanto, é preciso apresentar:

  • RG e CPF de comprador e vendedor;
  • Certidão de nascimento ou de casamento, se houver;
  • Comprovante de residência recente e em nome do titular;
  • Comprovante de renda, como holerite, extrato bancário ou declaração do Imposto de Renda.

Vale a pena destacar que outros documentos podem ser solicitados pela instituição financeira. No entanto, se o primeiro financiamento imobiliário estiver sendo pago em dia, é provável que menos exigências sejam feitas.

Qual a importância do planejamento financeiro antes de financiar um segundo imóvel?

A importância do planejamento financeiro antes de financiar um segundo imóvel é facilitar a aprovação do crédito e evitar a inadimplência. Afinal, sua renda ficará ainda mais comprometida e é fundamental que você consiga assumir essa nova responsabilidade.

Nesse cenário, o planejamento financeiro serve para que você faça os cálculos e considere o impacto do pagamento desses dois financiamentos. A partir disso, é possível fazer ajustes nos seus gastos para garantir a quitação das prestações.

Isso é ainda mais importante quando você vai fazer um investimento em imóveis. Nesse caso, é importante evitar pensar que a segunda propriedade vai gerar dinheiro rápido e pagar o financiamento imobiliário. Por mais que a chance disso acontecer seja grande, é mais seguro acertar as contas e, se tiver esse valor extra, guardá-lo.

Leia também: Como economizar dinheiro para comprar um apartamento

Como escolher a melhor opção de financiamento?

Para escolher a melhor opção de financiamento, o recomendado é fazer simulações e entrar em contato com a instituição financeira na qual você já tem a linha de crédito contratada. Saiba que a análise de crédito vai determinar a taxa de juros cobrada. Então, quanto melhor for a sua reputação, menos pagará.

Lembre-se de que existem diferentes estratégias de financiamento e você precisa considerar todas elas para tomar as melhores decisões. Assim, será mais fácil consolidar o seu patrimônio.

Agora que você já sabe como fazer um segundo financiamento, que tal encontrar seu imóvel com o QuintoAndar?

Sabendo como financiar a compra de um segundo imóvel e decidindo por isso, está na hora de efetivar a aquisição. Como fazer isso? A resposta está no QuintoAndar.

Somos a maior plataforma de moradia da América Latina e temos milhares de imóveis nas principais cidades brasileiros. Para facilitar a sua busca, são mais de 70 filtros de pesquisa disponíveis e uma equipe especializada para reduzir a burocracia e garantir uma compra de imóvel simples e fácil.

Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel
Vai financiar? Conheça as condições ideais para adquirir seu imóvel Usar o simulador