Quem costuma investir em imóveis, ou mesmo quem pretende iniciar nesse tipo de atividade, tem um perfil diferente daquela pessoa que compra uma casa ou um apartamento apenas para morar. Até porque, há muita coisa que o comprador precisa levar em consideração ao investir em imóvel, uma vez que faz isso visando lucros em cima desse bem.

Mas o que será que os compradores mais buscam ao realizar investimentos em imóveis? Por aqui você vai encontrar informações que muitos investidores levam em consideração. E até mesmo uma possibilidade que o mercado imobiliário considera muito boa, mas que muitos sequer conhecem. 

Navegue pelo conteúdo:

Como investir em imóveis?

Você pode investir em imóveis de 3 formas principais:

  • Especulação: é quando você investe em um imóvel para revender futuramente;
  • Aluguel: é a opção de investir em imóveis com o objetivo de obter renda por meio do aluguel;
  • Aplicações: nesse caso consiste em aplicar em fundos de investimento imobiliários.

A seguir, te explicamos melhor sobre a segunda modalidade de investir em imóveis.

O que considerar ao investir em imóveis?

Quem está nesse mercado há mais tempo já sabe como vale a pena investir em imóveis. É o tipo da modalidade de investimento que traz segurança para o comprador, por se tratar de um bem duradouro e que tradicionalmente se valoriza, uma vez que os preços dos imóveis costumam acompanhar a inflação. 

Ao investir em imóveis, você precisa pensar em fatores como:

  • A forma de pagamento ao comprar;
  • Localização do imóvel;
  • Estado de conservação e acabamentos;
  • Segurança (Verificar câmeras de vigilância, índices de criminalidade do bairro, entre outras coisas);
  • Facilidades do condomínio;
  • E até mesmo se ele tem vagas de garagem.

Além disso, é um investimento que oferece menos volatilidade em comparação a outros tipos, apesar de sempre haver algum risco envolvido, como a vacância do imóvel, que é quando o proprietário fica por um tempo sem inquilino e, com isso, não recebe rendimentos com aluguel. 

Mas mesmo esse risco, como você vai ver agora por aqui, pode ser minimizado.

Investir em imóveis alugados

Você sabia que a compra de um imóvel já alugado é visto como um grande benefício no mercado? E, mesmo assim, pode ser uma modalidade desconhecida para alguns investidores de imóveis. 

Entre outras coisas, comprar um imóvel com um inquilino significa que o investimento já começa a render imediatamente, sem necessidade de você precisar colocar o imóvel para alugar. 

Como encontrar o imóvel ideal

Para buscar imóveis que se encaixem nos melhores padrões para cada tipo de investidor, o QuintoAndar oferece mais de 70 filtros que facilitam a procura. 

Esses filtros foram turbinados recentemente com novas funcionalidades voltadas, justamente, para quem deseja investir em imóveis que estejam alugados. 

Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar
Alugar, comprar ou vender? Vem comparar no QuintoAndar Descubra agora

Novas funcionalidades para quem investe em imóveis

Os novos filtros voltados para investidores de imóveis foram desenvolvidos pelo QuintoAndar para que os compradores possam não apenas encontrar imóveis com mais facilidade, mas também organizar a apresentação dos resultados de acordo com sua prioridade. 

Veja como são essas novas funcionalidades:

1. Filtro “Imóveis já alugados”

Como dissemos, os investidores, de maneira geral, não sabem que é possível comprar um imóvel com inquilino. E menos ainda que essa possibilidade é uma ótima oportunidade de começar a ter rendimentos imediatamente com seus investimentos.

Por isso, o QuintoAndar lançou o filtro “Mostrar somente imóveis alugados”. Ao selecioná-lo, você elimina dos resultados os imóveis que estão vazios e foca apenas naqueles que já contam com um inquilino.
Veja como essa possibilidade se apresenta na busca:

A imagem mostra um print da plataforma QuintoAndar. Nele há um check na opção "mostrar somente imóveis já alugados".

2. Rendimento mensal e retorno sobre o investimento

Normalmente, quem opta por investir em imóveis já costuma fazer um cálculo, antes de tomar a decisão pela compra, para ter uma previsão sobre o retorno financeiro que terá com a renda do aluguel.

Os investidores em geral costumam buscar sempre por imóveis que possam oferecer um retorno igual ou superior a 0,5% ao mês. 

Com suas novas funcionalidades de busca, o QuintoAndar oferece, além da visualização de imóvel “já alugado”, as estimativas do retorno do investimento e de quanto o comprador poderá receber mensalmente de aluguel. 

Veja como essas informações aparecem no anúncio de um imóvel da imobiliária digital:

Print de um anúncio de imóvel disponível para comprar no QuintoAndar.

3. Ordenar a busca pelo retorno do investimento com o aluguel

O QuintoAndar incluiu na sua busca a possibilidade de ordenar os resultados dos imóveis anunciados de acordo com o maior retorno do investimento, que é o principal critério para muitos investidores na hora de tomar uma decisão de compra.

Veja como o QuintoAndar apresenta esse ordenamento:

A imagem mostra um print de como o QuintoAndar organiza os anúncios de imóveis de acordo com o maior retorno.

4. Filtro “Quer comprar para investir?”

Além do ordenamento da busca, o comprador agora pode usar o filtro “comprar para investir”, associado ao ordenamento pelos imóveis que oferecem maior retorno do investimento. 

Todos os imóveis listados neste filtro têm inquilinos pelo QuintoAndar, o que significa um retorno imediato com aluguel. 

Essa é uma forma de refinar a busca e deixar os resultados ainda mais assertivos para você que está comprando para investir. 

Veja como o QuintoAndar oferece o filtro:

A imagem mostra um print do filtro de buscas do QuintoAndar. Na imagem, há um checked na opção "Quer comprar para investir?"

Como fazer a administração de diferentes imóveis?

Se ao investir em imóveis você tem ou pretende ter 5 ou mais propriedades, você entra em outra etapa: a de administrar os aluguéis, ou melhor, as pessoas inquilinas.

O serviço de administração de imóveis, prestado por imobiliárias como o QuintoAndar, consiste em contar com a tranquilidade de que uma empresa especializada vai cuidar de todo o processo de locação e também administração de aluguel dos seus imóveis.

Assim, você não precisa ficar indo para um lado e para outro, se preocupando com vistoria, pagamento do aluguel ou até mesmo renovação de contrato. Ou seja, a administração imobiliária atua antes, durante e depois da locação dos seus imóveis.

No caso do QuintoAndar, você ainda conta com a facilidade de gerir tudo de forma fácil diretamente pelo aplicativo. Para saber mais sobre o assunto, vale a pena conferir a matéria completa sobre administração de imóveis.

Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado.
Administração de seus imóveis com pagamento garantido e atendimento dedicado. Conheça benefícios

Por que investir em imóveis e como o QuintoAndar pode te ajudar?

Investimento em imóveis é uma modalidade muito segura, de acordo com especialistas. E uma boa forma de achar a casa ou o apartamento com as características que você está precisando é usar os filtros oferecidos pelo QuintoAndar e refinar a sua busca.

E-book: Guia de como investir em imóveis

Baixe nosso e-book “Guia de como investir em imóveis” e, do nível mais básico ao mais avançado, saiba como multiplicar seus rendimentos no mercado imobiliário.